TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da produção e operação

Por:   •  1/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A administração da produção visa à produção de bens, na quantidade e qualidade exigida, dentro do tempo previsto para a entrega, de modo a realizar tudo isso de maneira econômica.

Para que isso aconteça à tomada de decisões deve ser procedida por um conhecimento das áreas relacionadas à administração da produção, tais como, planejamento de produção, manuseio de materiais, analise de investimentos, controle de estoque e de produção.

Deve-se fazer uma avaliação dos fatores importantes e considerar uma das áreas pela qual esses fatores serão manipulados no processo de tomada de decisões.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Em uma organização industrial, produção é a fabricação de bens, mediante a utilização de homens, materiais e equipamentos. A administração da produção compreende todas as funções direta e indiretamente ligadas à fabricação de bens, abrange, pois além da execução d trabalho fabril as tarefas de planejamento, direção e controle das atividades manufaturais.

Os sistemas de produção tem entradas, que representam matérias-primas, peças, clientes, de acordo com o tipo de empresa considerado. As saídas dos sistemas são peças acabadas, produtos, serviços prestados, conforme o caso.

As entradas são processadas em qualquer sequencia de operações e são transportadas entre as operações. Todas as atividades estão interligadas através de um sistema de informação, fornecendo meios para a tomada de decisão do administrador.

O administrador de produção é responsável pela produção de bens, na quantidade e qualidade solicitada, a tempo de satisfazer as datas estipuladas para entrega, com o mínimo de custo.

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

COMPENSADOS PE VERMELHO LTDA

RUA IVAN W.S BONONOTTO, S/N - PARQUE INDUSTRIAL

FABRICA DE COMPENSADOS

CONTATO: CLAUDECIR FARIAS / GERENTE GERAL

TERRENO 10 MIL M3, 3 BARROCÕES TOTAL 3,5 MIL M3

COLOCAR AQUI A MISÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA.

A previsão de demanda é uma grande e importante base comum a todo planejamento e a define como um processo racional de busca de informações acerca do valor das vendas futuras de um item ou de um conjunto de itens.

 As técnicas baseadas em séries temporais: partem do principio de que a demanda futura será uma projeção dos seus valores passados, não sofrendo influência de outras variáveis. Uma curva temporal de previsão pode conter tendência, sazonalidade, variações irregulares e variações randômicas. As técnicas baseadas em correlações: buscam prever a demanda de determinado produto com base na previsão de outra variável que esteja relacionada com esse produto.

A empresa procura ter um grande lote de materiais, pois assim os custos são menores.

Os custos de mão-de-obra por unidade de produção decrescem na medida em que os custos de materiais por unidade diminuem. Desse modo, o fator custo de mão-de-obra motiva a manutenção de um nível de estoque mais elevado.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos.

O planejamento da produção exige que se projetem as venda de determinado produto, transferindo essa previsão para a demanda relativa dos vários fatores de produção.

No caso do lançamento de um produto novo, o processo consiste em realizar uma pesquisa para prever a aceitação do produto por parte do consumidor. O resultado da pesquisa segue mesmo procedimento para produtos já lançados.

Controle da produção é a última etapa, e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada está sendo realizado. A partir do apontamento da produção (tempos e rendimentos do processo), o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras.

 Para cada um desses planos é necessário um cronograma de operações com o tipo e quantidade de fatores de produção, operação necessária, tempo estipulado para cada uma dessas operações. Após isso devem ser estabelecidos métodos de avaliação do rendimento da produção com relação ao cronograma elaborado, para que seja possível realizar ajustes necessários.

PLANEJAMENTO DOS MATERIAIS

Muitos problemas de Planejamento da Produção têm um problema de decisão associado que é tratado na literatura de Pesquisa Operacional/Gerência de Operações como o problema de dimensionamento de lotes.

A produção de um lote de um item em um período consome uma quantidade fixa de recurso (por exemplo, tempo de preparação de máquina) e uma quantidade de recurso proporcional ao tamanho do lote. Os custos envolvidos na produção de um lote de um item em um período são: custo fixo de produção independente do tamanho de um lote, custo variável de produção que é proporcional ao tamanho do lote e custo de estoque. O problema em sua forma geral pode ser enunciado como: determine um plano de produção de custo mínimo para cada item ao longo do horizonte que atenda a demanda sem atrasos e respeite as restrições de recursos limitados.

As demandas de produtos em sistemas de manufatura são convertidas em tarefas (jobs) que são lotes de itens que devem ser processados no chão de fábrica por uma ou mais máquinas. O problema de programação da produção aqui considerado consiste em alocar máquinas a tarefas ao longo do tempo de modo a otimizar algum critério. Abordaremos problemas de programação da produção em dois tipos distintos de sistemas de manufatura, a saber: uma máquina e em máquinas paralelas.

Problemas com uma máquina são muito estudados por duas razões: a máquina pode ser gargalo e a resolução de um problema de múltiplas máquinas muitas vezes envolve a resolução sequencial de problemas de uma máquina. De uma maneira geral serão considerados critérios envolvendo as datas de entrega das tarefas, isto é, o instante em que elas devem ser completadas. Deve-se ressaltar que os problemas de programação da produção são de natureza combinatorial e considerados como uma das classes de problemas mais complexas em otimização combinatória. Devido a essa complexidade e à natureza da rapidez com que as decisões devem ser tomadas no chão de fábrica, os métodos exatos de otimização são preteridos em favor dos métodos heurísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com