TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da produção e operações

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.960 Palavras (36 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 36

Etapa 1

Administração da produção e operações

O sistema de produção de uma empresa tem que ser eficaz e eficiente, atender as metas de curto, médio e longo prazo para alcançar seus objetivos para haver crescimento. Tem como intuito bens manufaturado, ou seja, produção em massa, prestação de serviço ou fornecimento de informações.

A organização que foi definida para a realização deste trabalho possui um segmento industrial alimentícia Natu’s Fruta.

PRODUZINDO E ENVASADO POR: Lourenço Arguilera Acunha-ME

CNPJ: 06.210.748/0001-03. INSC.EST.28.332.263.2.  MAPA/MS 53.0981-6   Localizada na rua Antônio Rahe, 868 B. Mata do Jacinto  – Campo Grande MS. Indústria brasileira, Empresa de Pequeno Porte.  

Seguimento em que atua: Suco 100% Natural de Laranja Pasteurizado. Comercialização livre para todas as idades.

Missão: Oferecer fonte de saúde e vitamina C, proporcionando bem estar para os consumidores. Valores: respeito aos consumidores, comprometimento trabalha em equipe e confiança.

Representante do grupo que tem contato com a empresa: Rosani Aparecida Mendes Ribeiro

A organização utiliza dados de anos anteriores em relação às previsões de demanda, como se trata ser suco natural de laranja um produto 100% natural sem nenhum tipo de aditivo ou conservante. A produção mensal de suco varia entre 24.000 e 38.000 mil litros, em época de inverno e entre safra da fruta reduzem um pouco a produção já no verão o aumento é significativo, e em meses que a demanda é menor o tempo de funcionamento das máquinas tem uma média de 6 a 7 horas, já nos meses quentes que a demanda é maior o tempo varia entre 9 a 12 horas. Por ser um produto com validade de 15 dias trabalham com previsão de produção diária baseando-se em pedidos pré-agendados, clima e época do mês. Como a produção é freqüente, dificilmente há problemas com estoques negativos, mas quando ocorrem reagendam os pedidos para entrega no dia seguinte. Por se tratar de fruta o estoque é reduzido já que é perecível, utilizam de estoque com no máximo dois ou três dias de produção. Trabalha com o sistema de produção Just in time (Na hora certa), como as demandas são independentes e imprevisíveis exige um sistema de planejamento e controle puxado, ou seja, o passo e as especificações de o que é feito são estabelecidos pela estação de trabalho do “consumidor”, que “puxa” o trabalho. (SLACK et al, 2009,p 247)

Etapa 2

Resumo das idéias principais do Capitulo 10 do Plt Administração da Produção

A maioria das empresas tem uma grande quantidade de produção de produtos, tendo uma grande dificuldade para ter uma previsão de demanda, com isso as empresas devem fazer um agregado de produtos para se chegar e demanda de um produtos ou grupo de produtos. A demanda prevista para esse grupo de produtos é denominada Demanda Agregada.

        O Planejamento agregado visa compatibilizar os recursos produtivos da empresa com a demanda agregada, no médio prazo, nessa compatibilização, a empresa define  uma estratégia de operações, que pode adequar os  recursos necessários ao atendimento da demanda, ou atuar na demanda a fim de que os recursos disponíveis possam atende-la . A empresa pode optar também por uma estratégia de operações mista, isto é, atuar nos recursos quanto na demanda.

        No planejamento agregado, são comuns três estratégias de atuação para equilibrar a demanda agregada com oferta de recursos: atuação de recursos, por exemplo, a contratação de pessoal, ou a atuação na demanda, como a elevação de preços para diminuir a demanda e a terceira estratégia que seria uma mista as duas estratégias anteriores.

               Dado um perfil de demanda agregada, existem vários planos que podem atendê-la. A escolha deve ser feita em função dos custos de cada plano, sempre mantendo o atendimento ao cliente. Isso pode levar a cenários complexos de custos, que podem ser resolvidos com ajuda da ferramenta de programação linear.

                                  

                                Plano Agregado

Perfil  da demanda anual da Empresa Natus Frut.

Perfil anual de produção em Lts.

JAN

FEV

 MARÇ

ABRIL

MAIO

JUN

JULHO

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

38.000

38.000

28.000

25.000

25.000

24.000

29.000

38.000

37.000

36.000

36.000

38.000

Média = 392.000/12= 33.000 lts por mês

 Os recursos produtivos da Empresa em questão é  de :

- 04 máquinas de moagem de laranja, que produzem cada uma 9.500 Lt  de suco por mês, somando um total de 38.000 lts de suco de laranja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com