TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da produção e operações

Por:   •  8/11/2015  •  Artigo  •  4.140 Palavras (17 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        ETAPA 01 – SISTEMA DE PRODUÇÃO        

2.1        Identificação da Organização.......................................................................................        

2.2        Processos de Produção..................................................................................................        

2.3        Perguntas para Empresa..............................................................................................        

3.        ETAPA 02: PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO PELAS EMPRESAS.        

3.1.        Perfil anual da demanda        

3.2.        Produção Mensal Constante - Etapa A e B        

3.3.        Produção Mensal inferior 10% - Etapa C        

3.4.        Determinando um Plano de Produção - Etapa D        

4.        ETAPA 03: PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO UTILIZADOS PELAS EMPRESAS.        

4.1        Produtos Necessarios para o Processo Produtivo        

5.        ETAPA 04: MODELO DE GESTÃO E OPERAÇÕES EM SERVIÇOS.        

5.1        Preparo do Plano de Produção.        

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

7.        REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:        


  1.  INTRODUÇÃO

Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço.

A administração de Produção e Operações evoluiu até sua forma atual através da combinação de práticas consagradas do passado, adaptando-se aos desafios de cada era, com a finalidade de buscar novas formas de gerenciar o sistema de produção.

Ao longo do processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.

Cada Sistema de Produção tem uma diferente atuação, sendo que é sobre essa atuação que os Administradores desempenham suas competências.


  1. ETAPA 01 – SISTEMA DE PRODUÇÃO

Um sistema pode ser deliberado como um conjunto de elementos inter-relacionados que interagem no desempenho de uma função. Os sistemas de produção são exatamente isto, conjunto de elementos pertencentes à produção de um bem ou serviço que interligados entre si chegam a um resultado final.

Optamos por fazer um relatório sobre um plano de produção com uma industria do ramo de velas.

  1. Identificação da Organização

Razão Social: Industria e Comercio de Velas Noemia Ltda.

Localização: R Walter Marquardt, 640, Fundos, Barra Do Rio Molha, Jaragua Do Sul, SC, CEP 89259-700, Brasil.

Seguimento que atua: Tem como principal atividade a produção de velas.

Porte: Se trata de uma empresa de pequeno porte.

Missão: Produzir velas de ótima qualidade que leve ao cliente a chama e proteção.

Valores: Satisfazer as necessidades dos clientes naquilo que fazemos de melhor.

Produtos comercializados: Velas artesanais e tradicionais.

Publico Alvo: Igrejas, funerárias, comércios em geral.  

Contato da empresa: Allan Rodrigo da Silva.

Cargo: Gerente de vendas.

  1. Processos de Produção

Para que a organização tenha seus objetivos alcançados ela precisa traçar planos para se estabelecer a melhor maneira de alcançá-los. Com isso, os planos permitem que a empresa consiga e aplique os recursos necessários para a obtenção de seus objetivos.

Os primeiros passos do Planejamento envolvem a seleção de objetivos para a organização. Uma vez determinados os objetivos, estabelecem-se programas para sua consecução de maneira sistemática. É claro que, na seleção dos objetivos e no estabelecimento dos programas, o administrador leva em conta sua viabilidade e se eles poderão ser aceitos pelos administradores e pelos empregados da organização.

Planejamento estratégico é o processo de seleção dos objetivos de uma organização, é a determinação das políticas e dos programas estratégicos necessários para se atingir objetivos específicos rumo à consecução das metas: e o estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos.

Planejamento estratégico é o processo de planejamento formalizado e de longo alcance empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais.

Planejamento estratégico é o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro.

Portanto Planejamento é um processo permanente, vivo, dinâmico, capaz de incorporar as mudanças do ambiente. Deve durar enquanto a empresa existir. Este processo aglutina forças e mobiliza a empresa como um todo, em direção ao sucesso. Planejar não é prever ou adivinhar o futuro, mas sim construí-lo. A empresa, mais do que o direito, tem o dever de escolher seu futuro e mobilizar suas forças para construí-lo. O ambiente é a principal fonte de vida para uma empresa, portanto o planejamento estratégico deve enfatizar a sintonia entre a empresa e seu ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com