TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Recursos Humanos - Staff e Linha

Por:   •  1/4/2017  •  Resenha  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Ciências Administrativas

Aluno: Bernardo Gonzaga B. Cabral

6º Período – Manhã

Administração de Recursos Humanos

Paper Semanal

        Podemos dividir a Gestão de Pessoas em várias atividades integradas, como  descrição e análise de cargos,  planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, entre muitas outras. Desde cedo, nós, estudantes de administração, somos ensinados a cumprir as quatro grandes funções administrativas: planejar, organizar, dirigir (liderar) e controlar. A ARH nos dá as ferramentas necessárias para desempenhar essas funções, pois um administrador não realiza seu trabalho sozinho, mas através da sua equipe. É junto com ela que os administradores executa tarefas e cumpre seus objetivos.

        São seis os processos básicos da Gestão de Pessoas: os Processos de Agregar Pessoas, que são utilizados na inclusão de novos contratados na organização; os Processos de Aplicar Pessoas, que indicam às pessoas as suas atividades dentro da empresa e as orientam em seu desempenho; Processos de Recompensar Pessoas, que são utilizados para incentivas as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas, como já foi exaustivamente estudado na famigerada Pirâmide de Marslow; processos de Desenvolver Pessoas, que são utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários; Processos de Manter Pessoas, que criam condições ambientais e psicológicas favoráveis para as atividades das pessoas; e os Processos de Monitorar Pessoas, que são os processos usados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados.        É importante salienter que todos esses processos estão relacionados de tal forma que se influenciam reciprocamente, onde a má utilização de um prejudica intensamente os demais.

        Gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e função de staff, ou seja, é funçao do gerente, que tem a responsabilidade pela condução dos seus subordinados.  Para isso existe uma unidade de comando, ou seja, cada pessoa deve ter somente um gerente. Quando isso não ocorre, e decisões diferentes são tomadas sobre a mesma pessoa é certo que haverá um conflito. Este conflito ocorre entre os gerentes de linha e os especialistas em RH. Na teoria, para que o gerente possa assumir com plena autonomia essa responsabilidade de gerir seu pessoal, ele precisa receber assessoria e consultoria do órgão de ARH, que lhe ofecere os meios e serviços de apoio.

        Os conflitos entre linha e staff já são tradicionais e acontecem porque os gerentes de linha e os consultores de RH discordam sobre quem tem a autoridade para tomar as decisões sobre pessoas porque têm diferentes orientações a respeito. O gerente de linha tem autoridade para tomar as decisões relacionadas com suas operações e subordinados, enquanto o especialista de staff está preocupado com suas funções básicas de proporcionar consultoria, aconselhamento e informação sobre sua responsabilidade, e não tem autoridade direta sobre o gerente de linha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com