TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de produção e operações

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  1.374 Visualizações

Página 1 de 10

Questões (Resposta)

1 – Toda empresa deve ter um produto / serviço final. Para as empresas relacionadas a seguir, caracterize os insumos (inputs) e os produtos / serviços finais (Outputs):

Usina Siderúrgica: Inputs: Minério de aço e Carbono / Outputs: Ferro e Aço

Restaurante: Inputs: Alimentos perecíveis / Outputs: Refeições principais ou para ocasiões especiais, comida.

Clube de Futebol: Inputs: Jovens com técnicas para o futebol / Outputs: Profissionais para jogar e ganhar campeonatos.

Polícia (segurança pública): Inputs: Homens dispostos a dar a vida pela segurança do outro / segurança da população.

Fast – Food: Inputs: Alimentos perecíveis / Outputs: Lanches rápidos

Empresa de táxis: Inputs: Veículos e condutores habilitados e experientes/ Outputs: Prestação de serviço particular, agilidade e comodidade

Consultório médico: Inputs: Técnicas e conhecimento na área / Outputs: Profissionais dispostos a servir e salvar a vida das pessoas

Montadora de automóveis: Inputs: Maquinas e mão de obra especializadas / Outputs: carro.

Companhia aérea: Inputs: Aviões e profissionais experientes técnicas e intelectuais / Outputs: Viagens rápidas e com mais comodidade.

Hospital: Inputs: Profissionais da área de medicina com sua técnica e conhecimento / Prestar serviços na área da saúde e salvar vida.

2 – Defina objetivos para cada uma das empresas na questão 1 e uma maneira de qualifica-los:

Usina Siderúrgica: Trabalhar o ferro e o aço da melhor forma, qualidade e agilidade possível para que possa ser utilizado por diversos clientes finais.

Restaurante: Servir uma boa comida de forma que seus clientes sempre retornem e ser referência no seu ramo

Clube de Futebol: Ganhar o maior número de campeonatos se tornando referência e orgulho para seus torcedores.

Polícia (segurança pública): Dar segurança para a população, transmitindo tranquilidade e confiança no ambiente em que convive.

Fast – Food: Agradar o cliente servindo bom sabor, agilidade e comodidade

Empresa de táxis: Prestar o melhor serviço com agilidade, qualidade, atenção e conhecimento urbano.

Consultório médico: Levar uma condição melhor de vida aos seus clientes e proporcionando através de suas técnicas e conhecimento melhoras aos pacientes.

Montadora de automóveis: Ter agilidade na produtividade e qualidade na montagem proporcionando aos clientes um veículo top de linha.

Companhia aérea: Proporcionar aos seus clientes o deslocamento para destinos distantes e diversos com maior agilidade, conforto e segurança.

Hospital: Proporcionar através de profissionais da área de saúde uma melhor condição de vida e saúde para seus pacientes, tornando-se assim referência.

3 – Defina produtividade. Por que é importante para uma nação? Você acha que a produtividade pode ser uma medida da competividade de um país? Explique.

Produtividade está ligada a eficiência em negócios, ou seja, no caso de uma indústria se você produz muito significa que você tem uma boa produtividade, em prestação de serviços se você administra melhor o seu tempo, você também terá uma ótima produtividade. A produtividade pode sim servir como um ícone competitivo em nosso pais, quanto mais produtivo formos mais conseguiremos abrir nossos mercados, exportar, importar e ajudar no crescimento do país.

4 - Defina Produtividade da mão-de-obra direta, indireta e total. Que relação entre elas podem ser úteis na análise das empresas.

Mão de obra direta são colaboradores que atuam diretamente com a linha de produção, a mão de obra indireta é aquela que contribui para a produção, como por exemplo o pessoal da limpeza, manutenção de maquinas e etc, já a mão de obra total é uma mão de obra qualificada por pessoas que tem técnicas e conhecimentos específicos para exercer determinadas funções, todas são de benefício da empresa, pois auxiliam no alcance de metas e objetivos, levando a lucros e um bom resultado para todos.

5 – Por que o estudo da produtividade e de formas de aumenta-las passou a ser uma questão de vida ou morte para as empresas?

A produtividade é o que pode definir um bom atendimento em uma organização, com uma boa produtividade ela consegue cumprir prazos, ajudar clientes em situação de emergência, consegue muitas vezes um bom resultado reduzindo até mesmo a equipe em uma determinada situação de crise, então pode se tornar um dos pontos decisivos na sobrevivência de uma empresa.

6 – Defina outras formas de avaliar a produtividade, além das já abordada neste capítulo.

A produtividade não pode ser medida apenas pela quantidade, para avalia-la devemos levar em consideração a qualidade, os desperdícios, como está o ambiente de trabalho e a valorização do colaborador, tudo isso pode influenciar no resultado final de sua produtividade.

7 – Como as inovações tecnológicas causam impacto na produtividade.

A Tecnologia ajudou muito na cadeia de produção, na agilidade, pois as maquinas não possuem necessidades básicas como comer, ir ao banheiro, horário de almoço, entre outras necessidades que um colaborador possui, certo que para tudo temos vantagens e desvantagens, contudo as inovações tecnológicas têm ajudado bastante as empresas, na agilidade não só em produção como também em informação.

8 – Analise algumas formas de melhorar a produtividade pelas alterações na estrutura organizacional da empresa.

A qualquer instante, uma empresa envolvida em um programa de melhoria da produtividade estara em um dos quatros estagio ou fases: Medidas, avaliação, planejameto e melhorias. Inicilamente devemos medir a produtividade pela definição de metodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com