TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração estratégica

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo oportunizar aos alunos a realização de uma pesquisa sobre os assuntos tratados nas disciplinas de Administração Estratégica, Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Negócios, visando aproximar o acadêmico da prática empresarial. Foram feitas pesquisas, sobre diferentes assuntos de grande importância para o sucesso de uma gestão empresarial. Como as Ferramentas de Qualidade, sistemas Empresariais e a importância da Tecnologia da Informação.

As ferramentas de qualidade também fazem parte do sucesso de uma gestão que queira ser eficiente, elas podem ser utilizadas em diferentes ramos de negócios. Existem duas dessas técnicas muito comum no planejamento bastante utilizadas para identificar problemas, e eliminá-los,:5W e 2H e a Matriz GUT

Seja nas grandes cidades ou nas pequenas a tecnologia da informação está presente,por isso é fundamental  qualquer que seja o segmento as empresas precisam estar atualizadas e utilizando dos mais modernos sistemas empresariais, além das estratégias que precisam ser adotadas pelo gestor moderno e eficiente.

Para  Michael  Porter, a estratégia de negócios é básica para qualquer organização: consiste em definir como ela será competitiva no setor em que atua. É aí que se descobre no que é importante investir, que clientes atingir, qual é a dinâmica da concorrência. Porém diversas empresas possuem várias linhas de negócio. A estratégia corporativa significa então, saber combinar os vários ramos para melhorar a vantagem competitiva e gerar valor para a organização. 

Desenvolvimento

Manter a capacidade competitiva no mercado tem sido um grande desafio para os gestores, pois as mudanças ocorrem a todo instante, por isso o controle sobre as informações são de extrema importância para o negócio.

A tecnologia da Informação é hoje um bem de muito valor para as organizações

Automoção Comercial, Hardware e Software

A Automoção Comercial consiste no uso da tecnologia da informação para a integração de processos manuais assim aumentando a eficiência das operações  comerciais e satisfação dos clientes, e reduz os custos operacionais.

Entre as várias áreas de negócios, as quais necessitam enviar e receber grandes quantidades de informações, as empresas precisam estarem equipadas de Hardware e Software.

Hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora o disco rígido, a memória , entre outros itens utilizados na fabricação de um computador ou equipamento eletrônico.

Já os Softwares são os programas inseridos dentro do Hardware que podem ser desenvolvidos para pessoas particulares, personalizados ou para o mercado geral.

Por exemplo, um software de automoção comercial deve ter características e funções como:

-Gerenciamento de transmissões

-Controle de tickets de vendas

-Registro de itens

-Gestão de preços

-Gestão de estoques

-Relatórios de consulta

-Integração com outros softaware de gestão empresarial.

Existem vários tipos de Softaware:

-Básico- são programas utilizados para o funcionamento do Sistema.

-Aplicativo - são os programas utilizados pelo usuário para auxiliar nas tarefas do dia a dia, exemplo: Unix, Linux , Windows, entre outros.

-Utilitário - são os programas que permitem realizar as tarefas adicionais,ex:antivírus entre outros.

Banco de Dados

Banco de Dados é um conjunto de informações com uma estrutura regular.Há uma variedade de banco de dados, desde simples tabelas até milhões de tabelas, armazenadas em discos  rígidos, esses bancos são utilizados em muitas aplicações abrangendo praticamente todo o campo dos programas do computador.

Redes e Comunicação de Dados

Devido a necessidade de troca de informação entre máquinas, começaram a desenvolver as redes de comunicação de dados, onde redes digitais são adequadas a transferências de informações entre as máquinas,disponibilizando aos utilitários grandes vantagens.

Redes de Computadores são formados por meios de comunicações com o intuito de conectar dois ou mais sistemas de computadores.(Perini pag 88)

Tipos de Redes de computadores(copiar pag 88)

Sistemas Empresariais

Segundo Perini 2009, hoje todos admitem que conhecer sistemas de informação é essencial para os administradores porque a maioria das organizações precisa deles para sobreviver e prosperar.Os sistemas empresariais dão suporte a todos os setores de uma empresa, muitas vezes seu sucesso depende da forma como administram o fluxo de informações dentro de seus departamentos. Alguns dos Sistemas Empresariais:

ERP-Investir em um sistema de ERP (Enterprise Resources Planning) é algo complexo, e assim como outros investimentos a serem feitos por qualquer empresa demanda um planejamento eficiente e bem elaborado, tendo sempre como sustentação para esse planejamento fatores internos e externos diretamente ligados com o cotidiano da organização.

  Contudo, é importante destacar que nas empresas existem aspectos favoráveis e desfavoráveis para a implantação do sistema ERP, dentre os favoráveis, são destacados aqueles que envolvem os negócios, a legislação e a tecnologia.

Relacionados aos negócios estão àqueles aspectos ligados a economia e a lucratividade do negócio, bem como a sua rentabilidade financeira, já os que estão de acordo com a legislação podemos destacar a adequação do sistema as leis e normas do país em que o mesmo está sendo implantado e finalmente temos os fatores ligados à tecnologia, principal aspecto do sistema ERP, estes se referem à perda da competitividade ocasionada pela obsolescência econômica das tecnologias em uso.

  Já os aspectos desfavoráveis podem ser elencados de acordo com a dificuldade de implantar esse tipo de sistema, o seu alto custo, sendo que apenas empresas de grande porte teoricamente têm condições para implantar e manter o ERP, e também devido ao longo prazo necessário para a sua implantação, obrigando as empresas a ter que mudar muitas vezes até a sua cultura organizacional para se adaptar as novas exigências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com