TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração estratégica e Competitividade

Por:   •  10/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

Administração estratégica e Competitividade

As empresas utilizam o processo de administração estratégica para obter competitividade estratégica e retornos acima da média. Obtém-se competitividade estratégica quando desenvolvem e implementam uma estratégia de criação de valor. Os retornos acima da média ( maiores do que os investidores esperam obter de outros investimentos com níveis semelhantes de risco ) compõe a base necessária para satisfazer todos os stakholders da empresa ao mesmo tempo.

Stakholders = todas as partes envolvidas

A natureza fundamental da concorrência é diferente no atual cenário competitivo. Consequentemente, aqueles que tomam decisões estratégicas precisam ter mentalidade diferente, que lhes permita aprender como competir em ambientes extremamente turbulentos e caóticos que provocam alto grau de incerteza. A globalização das indústrias e de seus mercados e as rápidas e significativas mudanças tecnológicas são dois dos principais fatores que contribuem para a turbulência do cenário competitivo.

As organizações empregam dois modelos principais que auxiliam no desenvolvimento de sua visão e missão, facilitando sua escolha entre uma ou mais estratégias na busca de competitividade estratégica e retornos acima da média. O pressuposto principal do modelo i/o é o de que o ambiente externo tem grande influência sobre as escolhas de estratégias, superior aos recursos internos, capacitações e competências essenciais da empresa. Consequentemente o modelo de i/o é utilizado para entender o impacto que as características de uma indústria tem sobre uma organização quando esta decide qual ( ou quais ) estratégia(s) usará ao competir com seus rivais.

A logica básica do modelo i/o indica que uma companhia consegue obter retornos acima da média quando se posiciona em um setor, ou parte de um setor atrativo e implementa com êxito a estratégia exigida pelas características da indústria. A hipótese principal do modelo baseado em recursos é de que os recursos, capacitações e competências essenciais exclusivos tem mais influência na seleção e utilização de estratégias do que no seu ambiente externo. A organização consegue obter retornos acima da média quando utiliza seus recursos valiosos, raros, custosos de imitar e insubstituíveis afim de competir com seus rivais em uma ou mais indústrias. As evidências indicam que ambos os modelos proporcionam insights relacionar e utilizar as estratégias com êxito. Consequentemente as empresas querem empregar os seus recursos, capacitações e competências essenciais exclusivos como base para o engajamento em uma ou mais estratégias que permitam efetivamente competir com seus rivais.

A visão e emissão são estabelecidas para orientar na seleção de estratégias baseadas nas informações provenientes das análises dos cenários internos e externos da empresa. A visão é uma imagem do que a companhia pretende ser e, em termos amplos, o que pretende realizar. Recorrente da visão a missão específica o (s) negócio (s) no (s) qual (is)  a organização pretende competir e os clientes que pretende atender. A visão e a missão fornecem o rumo e sinalizam informações descritivas importantes para os stakholders.

Stakholders são aqueles que podem afetar ou são afetados pelos resultados estratégicos da empresa. Como esta depende do apoio constante dos stakholders (acionistas, clientes, fornecedores, funcionários, comunidades anfitriãs, etc), eles têm o poder de fazer reinvindicações no tocante ao desempenho da empresa. Quando obtêm retornos acima da media, a organização tem recursos que necessita para satisfazer pelo menos minimamente os interesses de todos stakholders ao mesmo tempo. Porem, quando obtêm retornos apenas médios, os vários grupos de stakholders tende ser administrados cuidadosamente para que continuem oferecendo suporte. A empresa que obtém retornos abaixo da media tende considerar quanto apoio ira perder dos stakeholders  insatisfeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com