TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração produção e operações

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.526 Palavras (15 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – POLO CUIABÁ

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SUPERIOR BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

                                           

                                     

                                 

                           

                           

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Set / 2014

[pic 2]

       

                         

                                         

                                     

                                           

                                 

                                     

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Desafio de aprendizagem apresentado à Universidade Anhanguera Uniderp - Centro de Educação a Distância, como complemento de avaliação da disciplina de Administração Da Produção E Operações do curso de Administração 6º semestre, período letivo 2014/1. Tutor a distancia Profª. Me. Luiz Manuel Palmeira, Tutor presencial Geovana Cardoso.

       

Abril / 2014.


Sumário

Introdução4

Planejamento Da Produção5

Funções Do Planejamento7

Programação De Produção8

Finalidade Da Programação De Produção9

Função Da Programação De Produção10

Funções Do Controle De Produção11

Acompanhamento E Controle Da Produção12

Estratégias Sequenciais13

Dados Da Empresa14

Previsão De Demanda15

Análise Plano Agregado17

Planejamento Dos Materiais18

Materiais Necessários Para Processo Produtivo19

Fluxograma Do Processo De Fabricação19

Considerações Finais20

Referência Bibliográfica21


Introdução

          Este desafio tem como objetivo proporcionar uma ideia com relação o planejamento de produção e sua importância no futuro de uma empresa , pois sem planejamento em todos os setores da empresa possivelmente estas não sobreviverão. Abordaremos a questão da programação de produção, sua importância em todo o processo de fabricação de produtos.

PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO

          Principio de administração é o planejamento (Planejamento é o processo administrativo que determina antecipamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas, os administradores alem de planejar, organizar, dirigem e controlam as atividades do pessoal que trabalha sob sua orientação e coordenação).

          Uma das principais funções administrativa o planejamento, o “P” do PODC (PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR), como função é fundamental para  as organizações, é desta função que parte todas as ações previstas da empresa, é dela também que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria empresa. Outro ponto é a elaboração dos objetivos empresariais, as empresas nascem com propósitos ás vezes não os tão claros, nascem da vontade dos seus fundadores, que nem sempre estão comungados com o mercado e isto é que na maioria das vezes leva uma empresa a uma morte prematura.

          O planejamento, é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos empresariais, e estes estão ligadas a visão desta empresa, aos seus propósitos futuros.  A elaboração dos objetivos tem seus pontos chaves, que começam com a análise tanto do ambiente interno da empresa, quanto o ambiente externo, não adianta também planejar objetivos futuros que certamente não serão cumpridos, isto é sonho, é bom sonhar, mas até mesmo sonhos para se tornar realidade devem estar atrelados a possibilidades verdadeiramente possíveis. Imaginar aonde vai estar em um determinado tempo é um exercício interressante, pois por meio disto é que vamos construir possibilidades, e estas possibilidades é que são a tentativa de perpetuação ou melhorar a tentativa de uma duração mais longa para a nossa empresa.

          Um erro muito comum é afirmar que o planejamento estratégico é muito difícil de fazer, e de se cumprir, não é difícil e sim trabalhoso, pois requer uma análise bem detalhada dos ambientes. É um exercício que envolve toda a empresa e tem que ser construído a várias mãos, mas definido pela liderança da empresa. Isto toma tempo, esforço, até mesmo um custo, mas tudo é compensado pelo fato que com o planejamento evitamos erros futuros e economizamos tempo e recursos.

          Faça uma análise do mercado que sua empresa está inserida. Este ponto chamou a atenção para o seguinte, as informações são fundamentais e é por meio de informações seguras que tomamos decisões. Estes dados ao contrário de que muitos pensam, estão sim disponíveis, e são de amplo conhecimento. Você ira encontra-los em simpósios, nas associações de classe, nos meios de imprensa, em órgãos governamentais etc... divulgam constantemente dados importantes que passam despercebidas pela maioria das pessoas, e até mesmo nos seus concorrentes diretos, que revelam dados que podem influir no mercado como um todo.

          Depois da fase de análise é que você irá adaptar os seus objetivos as realidades do mercado e elaborar os seus objetivos, sendo o mais detalhado possível, depois é que veem os planos de ação, conhecidos como planos táticos e operacionais. Tudo com prazos e devidamente quantificado.

          A quarta fase é a implementação, que vem seguida de um rígido controle dos resultados, e caso seja necessária á correção e a elaboração de um novo plano estratégico baseado nas mudanças inesperadas do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (508.5 Kb)   docx (314 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com