TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Por:   •  8/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Com a elaboração de minha agenda 21 pessoal foi possível traçar metas e visualizar formas de contribuir de modo individual para a melhoria da minha qualidade de vida e das pessoas que me cercam,também percebi a importância de cuidar de um modo geral de nosso planeta e que para continuar vivendo e evoluindo a humanidade precisa pensar de modo consciente,visando o crescimento mas também criando maneiras de cuidar e preservar o nosso bem mais precioso que é o nosso lindo planeta terra.Também foi possível perceber a importância de passar nosso conhecimento para o máximo de pessoas possível,quanto mais pessoas comprometidas com a sustentabilidade melhores serão os resultados.

DESENVOLVIMENTO

11 ações da minha agenda 21 pessoal:

1- Consumir conscientemente,isto é,comprar apenas o necessário para evitar o consumismo exagerado e a geração de lixo desnecessário.

2- Economizar água reduzindo o tempo no banho,fechando a torneira ao escovar os dentes e reutilizando a água da máquina de lavar para limpar o quintal.

3 - Economizar energia evitando deixar lâmpadas ligadas em cômodos vazios e desligando o computador na hora de dormir,reduzindo assim também o valor da conta de luz.

4 - Descartar o lixo adequadamente,separando materiais reciclavéis e descartando corretamente também em nosso trabalho e na rua,utilizando as lixeiras corretas para cada tipo de lixo.

5 - Conscientizar o máximo de pessoas ao meu redor sobre a importância de preocupar-se com o meio ambiente e sobre o nosso papel na manutenção de um planeta limpo e sustentável para todos.

6 - Nesta época de eleições estudar as propostas dos candidatos e verificar se o mesmo possui propostas para uma vida mais sustentável e que reduza os impactos da poluição e do desperdicio em nossa sociedade.

7 - Utilizar meios de transporte que poluam menos,se possível fazer trajetos curtos de bicicleta ou a pé e dar prioridade para a locomoção em transportes públicos.Com essas atitudes reduzimos o número de carros na rua trazendo beneficios para o trânsito e para a atmosfera.

8 - Se possível,planejar uma ação com os moradores de nosso bairro e pensar maneiras de melhorar a nossa vizinhança como por exemplo estudar a possibilidade de plantar árvores em nossa comunidade ou de simplismente cuidar e manter as já existentes em nosso convivio.

9 - Evitar o uso de produtos testados em animais e boicotar o uso de roupas e acessórios com origem animal,como bolsas de couro e casacos de pele.

10 - Ter uma alimentação mais saudável beneficiando minha saúde e também o meio ambiente,cortar da alimentação alimentos de origem animal como carnes e leite e alimentar-se mais de frutas e legumes dando prioridade a compra em feiras também pensando em maneiras de evitar o desperdicio.

11 - Combinar com feirantes de coletar as frutas em bom estado que seriam jogadas no lixo no final da feira e fazer um sopão para moradores de rua da região.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Elaborando a lista acima verifiquei como é simples fazer a nossa parte para construir um mundo melhor para nós e para as gerações seguintes,afinal,se almejamos mudanças elas devem partir primeiramente de nós mesmos.A maioria das ações apresentadas já fazem parte do meu dia a dia,principalmente a conscientização sobre os direitos animais.Em minha casa adotamos uma dieta vegetariana e evitamos ao máximo consumir produtos e alimentos resultantes da exploração animal mas sempre podemos melhorar e pretendo reduzir ainda mais o consumo de produtos industrializados dando preferência a alimentação natural feita em casa,reduzindo também o lixo produzido (embalagens de produtos industrializados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com