TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

NOME Silvana Percicaroli

RA 8074805308

TUTOR Evandro de Almeida

Atividade de Autodesenvolvimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Introdução

Através desse projeto, venho falar sobre a Agenda 21. Meu intuito é mostrar que, com medidas de fácil acesso á todos, pode-se mudar o meio em que vivemos e prolongarmos a vida saudável e conforto das nossas próximas gerações.

Com medidas simples é possível oferecer um futuro com mais qualidade de vida para nós, nossos filhos, netos, e assim por diante. 

A Agenda 21 que proponho tem como principal objetivo a conscientização da população quanto ao desperdício e má conservação do nosso meio ambiente, a redução de desperdício de água, a diminuição da emissão de gases prejudiciais à atmosfera e a diminuição do desmatamento irregular em nossas matas nativas, tendo como consequência a preservação do ecossistema por inteiro, uma vez que a vegetação sendo protegida garante a base da cadeia alimentar, o lar dos animais, a existência dos recursos naturais e principalmente a pureza do ar que respiramos.

Desenvolvimento

Muitas são as atitudes que se pode tomar para atuar de forma consciente e sustentável no meio em que vivemos. Ações simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar louças, desligar o chuveiro enquanto ensaboa-se durante o banho, varrer as calçadas e quintal ao invés de lavar, fazer o descarte correto dos lixos separando-os para reciclagem, economizar energia não ligando luzes durante o dia, investir em energia solar em sua residência, utilizar poços artesianos, reutilizar a água da máquina de lavar roupas, entre tantas outras, seguramente resultam em um grande benefício a toda população.

A consciência da população no momento que vivemos é totalmente egoísta e mesquinha, cada cidadão pensa por si só e imagina que o pouco que poderá fazer, não fará diferença. É este o grande erro ! Alguns dizem que uma andorinha só não faz verão, porém, a atual situação de poluição e destruição da natureza vem aumentando consideravelmente nos últimos tempos como reflexo dos maus hábitos de cada um e se, cada um fizer o mínimo que pode, a situação será melhorada e até revertida.

É preciso primeiramente mudar essa cultura individualista que não reconhece suas próprias responsabilidades e culpas, reagir diante de uma massa esbanjadora que cada dia mais utiliza dos recursos naturais de forma inconsequente.

Com base nas atitudes que podem ser tomadas por cada indíviduo para cumprir seu papel ambiental, econômico, social e político em nossa comunidade, abaixo dez ações simples que compõem minha proposta para a Agenda 21 :

Tomar banho e escovar os dentes de forma consciente, sem esbanjar água;

Sempre que possível, utilizar a bicicleta ou caminhada como forma de locomoção, substituindo o automóvel;

Varrer as calçadas e quintais ao invés de lavar com água;

Separar o lixo corretamente para reciclagem;

Descartar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com