TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronegocio

Por:   •  6/1/2016  •  Monografia  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ITAPECURU MIRIM

CURSO: TECNOLOGIA EM AGRONEGOCIO

BRUNA DE MORAES MENDES

A INSEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO DO AGRONEGOCIO

Itapecuru Mirim

2015

BRUNA DE MORAES MENDES

A INSEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO DO AGRONEGOCIO

Pré- projeto apresentado ao curso de Tecnologia em Agronegócio da Universidade Estadual do Maranhão –UEMA, para fins de elaboração to trabalho monográfico.

Orientador (a) Márcia Andrea

Itapecuru Mirim

2015

BRUNA DE MORAES MENDES

A INSEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO DO AGRONEGOCIO

Pré- projeto apresentado ao curso de Tecnologia em Agronegócio da Universidade Estadual do Maranhão –UEMA, para fins de elaboração to trabalho monográfico.

Orientador (a) Márcia Andrea

____________________________________

Márcia Andrea

Supervisor (a) Docente

Aprovada em: ____/____/____

Nota:__________

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO1

1.1 Objetivos2

1.1.1 Objetivo Geral 3

1.1.2 Objetivos Específicos.........................................................................................4

1.2 Justificativa5

2. REFERENCIAL TEORICO6

3. Metologia.................................................................................................................

4. Cronograma..............................................................................................................

REFERENCIAS.............................................................................................................

1. INTRODUÇÃO

De modo geral, o atual mundo globalizado colabora com as transformações que hoje esta presente no mercado. Diante dessas transformações, um novo cenário é montado a partir da perspectiva e expectativa desse mercado.

No contexto social a escassez alimentar nunca deixou de ser um problema da atualidade, pois, a mesma sempre existe, mesmo que, programas ou soluções sejam criados, o desperdício de alimento irá contribuir para a insegurança alimentar.

O agronegócio ou agribusiness é um tema relativamente antigo, embora difícil de acreditar. No Brasil o termo foi utilizado por dois autores Araújo, Wedekin e Pinazza em 1990 com o propósito de conhecer e identificar a dimensão do o agronegócio

brasileiro. Dependendo da interpretação de cada pessoa o agronegócio possui diversos conceitos dentro o qual podemos citar os de Davis e Goldberg:

O agronegócio como sendo 'a soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas; das operações de produção na fazenda; do armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles. (Davis e Goldberg (1957)

A produção de alimento ou simplesmente agricultura é a responsável por colocar em varias casas os suprimentos necessários para a alimentação. Embora que, um país produza suficientemente para exportar, a insegurança alimentar e o desperdício afetará diretamente a economia do mesmo. Segundo a pesquisa realizada pelo (Pnad- Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios -2013) cerca de    7,2 milhões de brasileiros enfrentaram privação de alimentos, incluindo experiência de fome. A quantidade de alimentos consumidos era um das principais preocupações dessas famílias, que também se preocupavam com a qualidade dos mesmos. Outro fato marcante é o desperdício de alimentos, enquanto uns se preocupam com a quantidade de alimentos postos na mesa, outros não tem as mesmas oportunidades, o que, agrava o problema da insegurança alimentar.

Meios alternativos como o reaproveitamento dos alimentos em outras receitas, poderá ser uma das soluções para combater a insegurança e o desperdício que ocorre até mesmo durante as etapas de processamento, distribuição e consumo, fases essas ligadas diretamente ao agronegócio.

1.Objetivos

  1. Objetivo Geral

Obervar a insegurança alimentar na perspectiva do agronegócio trazendo para a realidade as transformações que o mercado possui como consequência do desperdício e ao mesmo tempo o reaproveitamento dos alimentos por meio de soluções simples e praticas que resultem na elaboração de meios alternativos para controlar o desperdício.

1.1.2 Objetivos Gerais

  • Analisar as informações que o mercado transmite, com o propósito de conhecer as possíveis soluções criadas pelo governo.
  • Pesquisar a evolução do agronegócio diante das consequências da globalização.
  • Comparar a taxa atual de desperdício dos alimentos com anos anteriores, afim de, identificar o avanço ou sinônimo de avançar.
  • Conhecer as novas técnicas de reaproveitamento dos alimentos de modo que, os conhecimentos adquiridos sejam aplicados para diminuir a insegurança alimentar.

1.3 Justificativa

O processo de globalização expandiu o capitalismo, mais também desenvolveu problemas ou os levou a tona o que já existia. A insegurança alimentar é uma das consequências desse processo, pois, a população cresce a cada ano e o desperdício de alimentos ainda é um fato constante e atual. A agricultura é um dos setores da indústria que mais cresce, pois, seu desenvolvimento esta ligado diretamente com o consumo da população.

  Diante desse processo o agronegócio juntamente com a agricultura trabalha em conjunto para o desenvolvimento de técnicas, manejo e “manipulação” dos alimentos a fim de atender a demanda e combater o desperdício que causa a insegurança alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com