TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguns conceitos básicos TGA

Por:   •  30/9/2016  •  Resenha  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Lina Guerra

Maria Renata Silveira

Lara Faria

  1. Os três fatores para projetar um sistema de autoridade são a cadeia de comando, a unidade de comando e a amplitude de controle.

A cadeia de comando consiste na linha geral de organização de uma empresa, a qual pode ser encontrada em um organograma. Ela tem o intuito de induzir a coordenação e orientar as atividades dos subordinados em relação às expectativas do superior. Por essa obediência rigorosa à subordinação, alguns problemas simples não podem ser resolvidos por pessoas do mesmo nível hierárquico, o que pode causar o envolvimento da alta administração em assuntos relativamente irrelevantes.

A unidade de comando torna os objetivos claros e não conflitantes devido ao fato de que cada subordinado responde a apenas um supervisor. Porém, é irreal que isso ocorra tendo em vista as diversas metas de uma única organização.

A amplitude de controle consiste na quantidade de subordinados que cada supervisor possui. Ela varia de acordo com a complexidade, a variedade e responsabilidade dos subordinados.

  1. A organização interdepartamental depende da localização, da intensidade, dos mecanismos e da escolha destes.

Em um ambiente instável e em indústrias mais complexas, por exemplo, a coordenação interdepartamental torna-se mais importante. Ou seja, ela deve ser procurada na própria organização.

  1. As principais funções do staff consistem no aconselhamento, fiscalização, serviço e controle. Ou seja, um assessor concede seu conhecimento ao orientar e esclarecer alguém em questões relacionadas a sua especialização. Algumas vezes, no entanto, é difícil distinguir as funções da assessoria e linha em vista da complexidade das empresas atuais.
  2. O processo de centralizar consiste na concentração da autoridade no topo da organização. Já a descentralização consiste na dispersão da autoridade ao longo da cadeia. Enquanto com a centralização os problemas são resolvidos por superiores, com a descentralização a decisão é tomada onde o problema ocorre. Assim, em sistemas centralizados, para que a decisão seja tomada, é necessário atravessar muitas camadas.

Os fatores que influenciam a adoção destes modelos são a estabilidade do ambiente, a habilidade técnica e a quantidade de informação necessária.

  1. Delegação é o ato de atribuir a outro uma tarefa, e torna-lo responsável por ela. Lina delegou a Lucas a tarefa de supervisionar “as coisas” no departamento, ou seja, é uma função muito abrangente e pouco clara, e justamente por essa falta de clareza a suficiência delegada a ele foi interpretada de maneira diferente do que Lina havia pensado. Faltou o elo principal do processo de delegação: a clareza na comunicação. Enquanto Lina pensou que não tinha atribuído à Lucas o poder de contratar novos funcionários, ele subentendeu o contrário, que como deveria cuidar “das coisas”, teria também o poder para a contratação.
  2. Poder consiste na capacidade de exercer influência sobre os indivíduos. As fontes de poder na organização consistem na recompensa –o ato de satisfazer o desejo de subordinados-, no poder coercitivo – aquele que impõe sanções e punições aos subordinados-, o poder legítimo- em que as decisões podem ser questionadas, mas a autoridade de toma-las jamais pode ser-, o poder referente – aquele no qual os subordinados se identificam com o  líder e o veem como um modelo a ser seguido- , e o poder técnico – consiste no conhecimento , habilidade, informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com