TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambev - PI

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  1.479 Visualizações

Página 1 de 7

AMBEV - Análise da temática “Evolução da Administração”

Durante a leitura do livro Sonho Grande, podemos observar vários aspectos onde encontramos referências sobre a temática Evolução da Administração. Quando falamos exclusivamente do caso envolvendo a AMBEV e os empresários principais dessa história (Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira), podemos chegar à conclusão que diversas ações e tomadas de decisão foram baseadas em conceitos especiais que o trio conservou desde que iniciaram seus trabalhos juntos, nos anos 70, dento do Banco Garantia.

Antes da efetiva aquisição da Antarctica e formação em definitivo da gigante AMBEV, o trio de empresários já carregava com eles diferentes experiências dentro dos seus respectivos ambientes de trabalho, fazendo com que todos os detalhes que durante toda uma vida foram desenvolvidos dentro dessas organizações, pudessem ser desenvolvidos também nas novas empresas que estavam começando a fazer parte do dia a dia de negócios dessas pessoas, entre elas a Brahma e posteriormente a AMBEV.

Podemos citar a meritocracia, a hierarquia pouco rígida e o investimento nos jovens e bons talentos que surgem espontaneamente dentro das organizações.

Nesses próximos parágrafos serão desenvolvidos os pontos mais relevantes da temática Evolução da Administração e a relação com determinados trechos da história envolvendo a AMBEV, contada no livro da escritora Cristiane Correa.

René Descartes e o Método Cartesiano

Esse método, do filósofo e matemático francês René Descartes, era baseado em quatro princípios principais. Entre eles, podemos destacar um que foi observado durante a leitura do livro, diretamente ligado à AMBEV e a sua evolução como grande organização. Segue abaixo:

Princípio da análise ou da decomposição: Esse princípio consiste basicamente em dividir e decompor cada dificuldade em quantas partes for possível, para que possam ser resolvidas separadamente. Dentro da história de evolução e integração entre Brahma e Antarctica, tivemos a passagem onde os empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, encontram grandes dificuldades ao comprarem a Antarctica e observarem a existência de diversos erros a serem corrigidos, de uma maneira geral. De certa forma eles utilizaram esse princípio de análise, pois quando assumiram a Antarctica, deram de cara com uma situação totalmente diferente em termos de fabricação, vendas, marketing e recursos humanos. Era preciso decompor cada um desses setores e priorizar os ajustes, de acordo com a estratégia estabelecida.

Princípios da Administração Científica

        A Administração Científica, desenvolvida em grande parte por Taylor, teve sua base fortalecida pelos princípios baseados na racionalização, padronização e prescrição de normas. Os engenheiros da época foram responsáveis por determinar diretrizes de conduta para as condições que estavam se estabelecendo nesse período dentro das indústrias. As atribuições e responsabilidades da gerência foram descritas e resumidas em quatro princípios básicos, onde, dentro de cada um deles, encontramos semelhanças com aspectos vistos dentro da AMBEV. Segue relação de cada um:

        Princípio de Planejamento: Trata-se basicamente de substituir o critério individual de trabalho por métodos baseados em planejamento científico. Podemos observar esse aspecto quando o trio de empresários, ao adquirir a Antarctica, observa a diferença que existia em relação aos seus princípios e estabelecem normas para unificar a cultura das duas empresas (Brahma e Antarctica) e padronizar as operações (esse conceito de padronização foi extremamente relevante, principalmente com a chegada do Engenheiro Vicente Falconi, inicialmente na Brahma e posteriormente na AMBEV);

        Princípio do Preparo: É o princípio que diz que as organizações devem treinar e preparar os funcionários, de acordo com suas aptidões. Entre os ideais principais de conduta dentro da AMBEV, certamente estava esse que era um dos mais importantes: treinar e preparar jovens talentosos para assumirem responsabilidades e grandes cargos dentro das empresas que ofereciam essa oportunidade. Era um caminho seguro e de baixo custo;

        Princípio do controle: Basicamente, consiste em controlar o trabalho para certificar-se de que tudo está saindo de acordo com os critérios estabelecidos. Mais uma vez o engenheiro Vicente Falconi mostra grande importância nessa etapa, pois dentro da AMBEV, tudo era rigorosamente verificado.  Esse era um processo de extrema importância, pois eliminava custos tanto de má qualidade, quanto de retrabalhos e possíveis desperdícios;

        Princípio da execução: Esse princípio fala em distribuir responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada. Se tratando em distribuição de tarefas, certamente Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira sabiam exatamente como colocar isso em prática. Eles, baseados em seus critérios desenvolvidos durante todas as empresas por onde passaram, cultivaram a facilidade em enxergar cargos e distribuir tarefas, principalmente ao recrutar pessoas mais indicadas a determinados cargos de liderança. Dentro da AMBEV, Marcel Telles teve a tarefa de indicar Adilson Miguel para comandar a operação de unificação entre Brahma e Antarctica, logo no início de suas operações juntas.

Princípios Gerais de Administração Para Fayol

        Dentro da Teoria Clássica, Fayol desenvolveu 14 princípios gerais de administração que serviram de base para que os trabalhos fossem executados de uma melhor maneira nas empresas. Podemos relacionar um desses princípios com a história contada sobre a AMBEV, fazendo referência a alguns detalhes importantes. Segue abaixo:

        Princípio número 6 (subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais): Esse conceito diz que os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses individuais. Na AMBEV era exatamente isso que os empresários pregavam como ideia principal de conduta. Todos, sem exceção, deveriam executar suas tarefas pensando exclusivamente nos lucros e sucesso da empresa. Os planos familiares e realizações pessoais deveriam obrigatoriamente ficar em segundo plano, pois dessa forma as metas organizacionais seriam alcançadas mais facilmente. Com essa maneira de pensar, muitos empregados deixaram a Antarctica quando ela foi comprada, justamente por não concordarem com esse estilo de administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com