TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Econômico e Gestão de Instituições

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Campus Tubarão, SC.

Curso de Pós-Graduação em Gestão de Finanças - 2015

Disciplina: Ambiente Econômico e Gestão de Instituições

Professor: Rogério Santos da Costa

Aluna: Sônia Voss Laureth

Resenha do artigo: Os efeitos comportamentais na tomada de decisão dos gestores de micro e pequenas empresas: um estudo em empresas do ramo de confecções

  1. INTRODUÇÃO        

O artigo “Os efeitos comportamentais na tomada de decisão dos gestores de micro e pequenas empresas: um estudo em empresas do ramo de confecções” foi desenvolvido pelos autores Wenner Glaucio Lopes Lucena, Elienaide Gomes de Melo, Virginia de Vasconcelos Rabelo e Gileno Fernandes Marcelino e aprovado e disponibilizado no portal de periódicos da Unisul – Universidade do sul de Santa Catarina.

Neste, os autores buscam discutir sobre como os aspectos comportamentais influenciam a tomada de decisão relacionada a finanças e economia de uma forma geral, nas micro e pequenas empresas. Para tanto, são utilizadas variadas metodologias, como as citações de autores diversos para esclarecer sobre os detalhes dos temas envolvidos, bem como a aplicação de pesquisas com empresários do ramo de confecções, visando conhecer os pormenores que envolvem o meio.

A partir da pesquisa efetuada, os dados foram tabulados, organizados e viraram gráficos e tabelas que em seguida foram analisados pelos autores, de forma a demonstrar a realidade da questão abordada no setor de confecções.

  1. DESENVOLVIMENTO

Os autores iniciam o artigo enfatizando os aspectos históricos das finanças comportamentais e afirmando que a mesma não é um campo de estudo novo. Estes, apud Araña e Léon (2008, pág. 700), afirmam que ‘emoções podem afetar escolhas ou preferências individuais e comportamentos econômicos’. Para melhor compreender e elaborar o estudo optou-se por analisar alguns pontos chave: finanças comportamentais, micro e pequenas empresas e psicologia cognitiva.

Lopes et. al. (2010, apud Haugen, 2000) afirma que “As finanças comportamentais vão além, as finanças modernas baseiam-se em modelos de risco-retorno e partem do princípio da racionalidade do investidor e da eficiência do mercado”.

Desse modo, os autores defendem a ideia de que as decisões são tomadas, entre outros fatores, de suas diversas características pessoais, devendo seu perfil ser traçado e estudado para melhor entender sua influência no mercado financeiro. Os mesmos admitem que exista uma diversidade de conceitos diferentes para as finanças comportamentais e que, conforme Thaler (1999) “é necessário aceitar a possibilidade de que alguns dos agentes na economia se comportem, em alguns momentos, de forma não completamente racional”.

Quanto à micro e pequenas empresas foram explicadas as metodologias de separação das mesmas, ordenadas por classe de faturamento e também pelo número de funcionários para o caso da indústria. Destacou-se também a importância das micro e pequenas empresas para a economia, dado seu número crescente, bem como a crescente necessidade de controles demandados pelas mesmas.

Em continuidade, os autores apontam destacam a influência da psicologia cognitiva, em especial da aversão a perda, onde, considerando-se que as decisões são tomadas com base na análise da relação custo-benefício, as pessoas tendem a sentir mais pela perda do que tem euforia pelos ganhos obtidos.

Destacam ainda que as pessoas em geral tendem a superestimar suas opiniões e conhecimentos, não admitindo a insuficiência deles, e desse modo tomando decisões as vezes equivocadas em virtude da utilização de informações inadequadas.

Para melhor compreender a influência dos fatores até então discutidos, realizou-se uma pesquisa em empresas do ramo de confecções. Os autores do estudo em questão buscaram tabular e analisar estes dados de forma estatística e gráfica, de modo a facilitar o entendimento de sua representatividade.

De acordo com sua descrição, os empresários tem se preocupado com o investimento em educação e formação profissional, tanto para si como também em cursos de aperfeiçoamento para seus funcionários. Ainda de acordo com a análise dos autores, as empresas do setor focam suas estratégias principalmente no fator preço, levando em consideração o nicho de mercado e volume de vendas na hora de investir na empresa.

        Focando mais no objetivo do estudo, os autores perguntaram aos empresários qual era seu perfil de investidores, constatando que a maioria de declarava audacioso, arriscando e enfrentando os desafios. Neste momento, os autores do artigo em questão fazem uma ligação com o tema, destacando que esta característica vai de encontro ao perfil de finanças comportamentais, onde “o perfil dos empreendedores reflete na tomada de decisão na empresa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com