TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual de Aprendizagem Direito e Legislação

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 10

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
PROFESSOR (A): SHANDI CARDOSO

RAMONA KLABUNDE

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM MODELO DE FERRAMENTA DE GESTÃO BASEADO NO PROGRAMA 10S: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA FINANCEIRA S.A, LOCALIZADA EM FLORIANÓPOLIS/SC

SÃO JOSÉ

2015


RAMONA KLABUNDE

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM MODELO DE FERRAMENTA DE GESTÃO BASEADO NO PROGRAMA 10S: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA FINANCEIRA S.A, LOCALIZADA EM FLORIANÓPOLIS/SC

Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Faculdade União Bandeirante, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração sob orientação do professor Marcelo José Cavalcanti, Dr.

SÃO JOSÉ

2015


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                                                        03
  1. TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA                                                               04
  2. OBJETIVOS                                                                                                         04
  1. OBJETIVO GERAL                                                                                               04
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS                                                                              04
  1. JUSTIFICATIVA                                                                                                 05

REFERÊNCIAS                                                                                                     06                                                                        


  1. INTRODUÇÃO

É visível que a gestão da qualidade é indispensável para a sobrevivência e competitividade das organizações, pois possibilita e facilita o controle de atividades, informações e documentação. No rol das diversas ferramentas que podem ser usadas, para implantar um sistema da qualidade total numa empresa ou instituição, destaca-se a praticidade do Programa 10S. O método demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade.

O Programa 10S faz parte de uma proposta da nova gestão administrativa. Consciência por si só não basta. Para mudar, o homem precisa da vontade” (GOMES et al, 1998). Foi com este pensamento que os japoneses desenvolveram o “Programa 5S”, que pode ser, até mesmo, considerado por alguns um estilo de vida. Este conceito resulta de uma evolução de seu par 5 S, que foi concebido no Japão, na década de 50, com o intuito de servir de aparato para a reconstrução industrial japonesa, então assolada pela Segunda Guerra Mundial. O programa 5 S foi uma das primeiras ferramentas utilizadas para a melhoria de gestão em indústrias, sendo rapidamente adotado. (CAMPOS, 1992).

O desafio é mostrar que se pode conseguir fazer mais e melhor, de maneira mais segura, no mesmo tempo, com menos esforço. “Se você pode fazer o 5S, pode fazer qualquer coisa” Takashi Osada (apud GOMES et al, 1998). É necessário que os colaboradores tenham visão que, num primeiro momento, o 10S significará mais trabalho, mas com sua prática, facilitará e ajudará o trabalho de todos.  

É de suma importância lembrar que, só o repasse dos multiplicadores que já receberam o treinamento, não seja suficiente para proporcionar o devido esclarecimento sobre a metodologia de implantação do 10S.

A empresa escolhida para este trabalho foi a Financeira S.A, a qual atua no ramo de Crédito consignado, em Florianópolis, Joinville e Jaraguá do Sul/SC. É uma empresa conceituada no mercado financeiro, com princípios éticos, morais e que se preocupa com seu entorno;

A seguir, será abordado a respeito do tema e problema de pesquisa do presente trabalho.

  1. TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA

O tema escolhido para o presente estudo foi o de propor ações voltadas para a melhoria no ambiente de trabalho através da implantação de uma nova cultura na organização. Esta nova cultura é de suma importância para a empresa, colaboradores e clientes, com finalidade de melhorias nas relações de reciprocidade.

Seguindo este pensamento, o trabalho a ser realizado na empresa Financeira S.A, será de melhoria para os colaboradores, para que eles possam sentir-se confortáveis no seu ambiente de trabalho. Caso tudo ocorra como planejado, as prospecções de organização, limpeza, autodisciplina, união, economia e ética serão obtidas de uma forma facilitada.

Nota-se que atualmente, as empresas estão em busca da Qualidade Total, se utilizam de muitos métodos e programas de qualidade entre eles, o Programa 10S que, por ser baseado em conceitos fáceis e de baixo custo, é amplamente difundido.

 Este trabalho visa demonstrar os principais benefícios da implantação do Sistema 10S. Sendo assim, segue a pergunta de pesquisa é: Quais necessidades a empresa Financeira S.A possui que justifiquem a implantação da ferramenta de gestão baseada nos 10S?

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

Propor a implantação do programa 10s na empresa Financeira S.A.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICO.

  1. Caracterizar a empresa;
  2. Abordar teoricamente o tema em questão;
  3. Verificar, por meio de questionário, como estão sendo aplicados os indicadores 10S na empresa financeira S.A;
  4. Propor ações de melhoria.
  1. JUSTIFICATIVA

           

No Brasil, onde há uma miscigenação de culturas, a pesquisa de clima organizacional se torna ainda mais relevante. Por meio desta pesquisa, o ambiente organizacional se torna mais transparente e desafiador para o administrador, haja vista a existência de diversidade de percepções, que passa a conhecer melhor os pontos de conflito e os que estão adequados à empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com