TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisar os Conceitos de Overhead e Departamentalização

Por:   •  3/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Este trabalho tem o objetivo de analisar os conceitos de Overhead e departamentalização. Trazer os conceitos e como calcular os custos diretos e indiretos de um produto.

Justificativa

Podemos ver a importância de calcular o custo de um produto mesmo que aproximado em alguns casos como o Overhead. É necessário que a empresa tenha em mãos os custos principalmente quando produz ou comercializa mais de um produto, desta forma consegue identificar caso algum esteja dando prejuízo e possa tomar medidas para rentabilizar ou deixar de produzir.

A distribuição dos custos entre os departamentos é um método eficaz de rateio visto que independente de qual departamento esteja todos fazem parte da produção do produto, dai a importância de identifica-lo.

Desenvolvimento

Segundo Martins (2000) “A contabilidade de custos teve origem ainda na Era Mercantilista, antes da Revolução Industrial do século XVIII”. Desde o inicio das indústrias no século XVIII os custo passaram a ser calculados de formas mais aprofundada, pois à produção passou a ser em escala que comparada ao modelo anterior ficou mais difícil em chegar ao custo com os métodos mais simples que eram utilizados. Desta forma os custos indiretos foram ficando cada vez mais complexos devido as diferentes características dos produto e empresa dificultando os cálculos e a identificação dos custos.

Overhead podemos dizer que são os custos indiretos de uma empresa, ou seja, os custos que são difíceis de identificar ou medir, diferente dos custos diretos que são identificados de forma clara e objetiva. Algumas empresas dependendo do produto que fabrica possui certa dificuldade para se chegar com exatidão na identificação dos custos levado pela complexidade ou até mesmo por falta de tecnologia.

Com o passar dos anos os custos se toraram uma peça fundamental para as empresas sendo um grande diferencial para sua colocação no mercado, criando assim métodos diferentes para se chegar aos custos indiretos.

Um dos sistemas utilizados para identificar o Overhead é o de departamentalização que é dividido em departamento de produção que atua diretamente na produção do produto e o departamento de serviço que atua no apoio ao de produção. Sendo Assim é criado um centro de custos em cada departamento que é transferido entre serviços para produção e produção para produtos. Estes cálculos são feito através de um rateio, por exemplo, uma empresa que fabrica 02 produtos diferentes e quer identificar o custo de energia elétrica que representa em cada produto, desta forma um especialista do setor vai utilizar uma forma de rateio mais adequada, por exemplo, o espaço físico que cada linha de produção utiliza para se chegar à identificação do Overhead.

Como podemos observar desta forma é possível identificar os custos dos produtos de maneira justa mesmo que estimada, mas com condições de chegar a um valor. Este procedimento também é utilizado para calcular outros Overhead como aluguel, Depreciação entre outros.

Conclusão

A implantação do sistema de custos apesar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com