TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Cargos

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.321 Palavras (22 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Bruna Medeiros Silva Carvalho

Heloísa Danielle Machado

Rafael Alves Nogueira

Victor Abdala

PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE REMUNERAÇÃO NA EMPRESA CELG DISTRIBUIÇÃO S.A.

GOIÂNIA-GO

2016

[pic 2]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Bruna Medeiros Silva Carvalho

Heloísa Danielle Machado

Rafael Alves Nogueira

Victor Abdala

PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE REMUNERAÇÃO

NA EMPRESA CELG DISTRIBUIÇÃO S.A.

Trabalho realizado para composição da nota de N2, ministrado pelo docente Nelson Anibal. Cumprimento das exigências da disciplina de Administração de Recursos Humanos, Curso de Administração de Empresas, noturno.

GOIÂNIA-GO

2016

  1. Introdução

Este trabalho é uma atividade da disciplina de Administração de Recursos Humanos, ministrado pelo docente Nelson Anibal Lesme Orué. Foi dividido em duas partes, a primeira compreendia em apresentar o diagnóstico do sistema de remuneração da empresa Celg Distribuição S.A., para avaliarmos, através de questionário distribuído aos empregados e entrevista feita com a gerente do Departamento de Administração de Pessoal, a política salarial adotada pela referida empresa e o nível de satisfação dos empregados em relação a tal.

Através dessa análise, notamos que, mesmo sendo uma empresa de economia mista, a grande influência de órgãos públicos nas políticas da empresa, fazem com que as recompensas por inovação e aprimoramento do empregado, oportunidade de crescimento, entre outras, fiquem engessadas e de difícil molde, fato que desmotiva os funcionários.

Nesta segunda etapa, iremos apresentar uma proposta de novas diretrizes de remuneração diferentes das já adotadas pela empresa, que visão melhorar os resultados e a motivação dos empregados.

Quando falamos em remuneração dentro das organizações, não podemos simplesmente pensar em pagar um salário para um determinado cargo, devemos levar em consideração que essa remuneração deve ir de encontro aos objetivos, necessidades, prioridades e valores da empresa, bem como, os profissionais que queremos reter ou atrair do mercado.

  1. Caracterização da Empresa

A empresa pesquisada trata-se da concessionária de energia elétrica do Estado de Goiás. Sua sede está localizada em Goiânia, à Rua 2, quadra A-37, Jardim Goiás, com área construída de aproximadamente 50.610 m², num terreno que possui 142.503 m2.

Está inscrita com CNPJ 01.543.032/0001-04, razão social CELG DISTRIBUICAO S.A. - CELG D e nome fantasia CELG D. Empresa de economia mista de grande porte, que possui como acionista majoritário o governo federal, atua no comércio atacadista de energia elétrica, com clientes em sua maioria residenciais urbanos e rurais, além de comércios e indústrias.

Por se tratar de empresa pública, os empregados próprios ingressam através de aprovação em concurso público, em atendimento ao artigo 37, inciso II, da Constituição Federal. Atualmente possui 1900 empregados próprios, sendo regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), pois empresas públicas e as sociedades de economia mista possuem personalidade jurídica de direito privado, não podem contar com servidores estatutários (vínculo de direito público) no seu quadro de pessoal.

Os empregados estão alocados em todo o estado de Goiás, estando sua maioria lotada na sede da empresa, nas mais diversas áreas. Sua home-page é www.celg.com.br, telefone para contato (62) 3243-2316.

  1. Política da Empresa

Para trabalhar a política da empresa, definimos 4 (quatro) novas diretrizes de remuneração distintas das já utilizadas, para apresentar uma proposta de normas e procedimentos do sistema de remuneração, que iram contribuir com uma melhora considerável em relação aos resultados e a motivação dos funcionários.

Diretrizes:

  • Estimular o treinamento, desenvolvimento e o comprometimento dos colaboradores;

  • Reconhecer e recompensar equipes e pessoas, em face dos resultados alcançados;
  • Valorizar e recompensar as sugestões, opiniões, criatividade e realização dos funcionários que melhorem a produtividade e o ambiente de trabalho;
  • Estimular o cumprimento da missão estratégica da empresa.

 

  1. Descrição dos Cargos

CARGO: ASSISTENTE DE GESTÃO

FUNÇÃO: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

GTANM101

CBO: 4110-10

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES

Executar tarefas administrativas inerentes a área de atuação; redigir e controlar correspondências, relatórios e outros expedientes administrativos; instruir processos e preparar processos de prestação de contas; elaborar tabelas, gráficos, mapas, quadros demonstrativos e outros; elaborar cadastro de clientes; submeter programas específicos do sistema informatizado; executar tarefas inerentes a área de suprimento; supervisionar, coordenar e/ou executar atividades de apoio nas áreas administrativas e técnicas da empresa; atender clientes e fornecedores; participar da elaboração de programas de treinamento e da administração de cursos e/ou palestras; assessorar gerências , executar outras tarefas correlatas e afins.

REQUISITOS DE ACESSO

Formação Básica: Ensino Médio Completo

Conhecimento Específico: Informática, Redação Empresarial, Português, etc.

Experiência: Não

Habilitação Legal: Carteira Nacional de Habilitação – categoria “B”

Provimento: Concurso Público

Acesso: Assistente Administrativo I

Carreira:

Requisitos para Carreira:

Assistente Administrativo II

Mais de 03 (três) anos de experiência no Nível I

CARGA HORÁRIA

40 (quarenta) horas semanais

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS ATIVIDADES

1. Redigir e controlar correspondências, relatórios e outros expedientes administrativos, pesquisando, compilando dados, efetuando cálculos, apresentando sobre forma de gráficos, tabelas ou quadros demonstrativos, dados necessários ao planejamento, organização e controle das atividades.

2. Instruir processos administrativos diversos, realizar levantamentos e informar sobre dados.

3. Preparar processos de prestação de contas diversas, controle de fundo rotativo, elaborando e/ou conferindo os documentos necessários, efetuando cálculos e encaminhando aos setores competentes.

4. Manter arquivo de correspondências e boletins técnicos, mapas, plantas, relatórios, livros e revistas, catalogando, fixando e arquivando, segundo procedimentos pré-estabelecidos.

5. Preparar malotes, selecionando e registrando o material a ser enviado e solicitando os seus encaminhamentos.

6. Realizar movimentação bancária, obedecendo às normas específicas.

7. Colaborar com pesquisa de mercado, coletando dados, orçamentos, mantendo contatos com empresas e outros órgãos.

8. Coordenar e/ou executar atividades de controle de ações e de depreciação de bens patrimoniais.

9. Prestar assistência à gerência imediata no desenvolvimento de assuntos inerentes à sua área de atuação.

10. Prestar atendimento a clientes internos e externos, fazendo triagem e encaminhamento, preenchendo formulários de atualização de dados cadastrais ou reclamações, prestando esclarecimentos técnicos e comerciais.

11. Providenciar a emissão, revalidação a apresentação de documentos junto à previdência, laboratórios e seguradoras, etc.

12. Processar movimentação de pessoal tais como: admissões, demissões, transferências, promoções, alterações salariais, providenciando documentos e atualizando cadastros no sistema.

13. Controlar a emissão e cumprimento de escala de férias, bem como seu processamento e atualização no cadastro de pessoal.

14. Apurar frequência de pessoal, horas extras, adicional noturno, emitir documento de registro de frequência, analisando e tabulando seus registros.

15. Preparar folha de pagamento, realizando cálculos e conferências.

16. Efetuar controles e registros de notas de consumo, pagamentos diversos, movimentação de bens patrimoniais, materiais, equipamentos e utilização de veículos.

17. Conferir e controlar os trabalhos de classificação contábil, relatórios, lançamentos, quadros demonstrativos, inventário de propriedade e outros, analisando a comparando registros e verificando sua exatidão, organizando e arquivando documentos.

18. Promover a legalização de documentos contábeis, solicitando registros e/ou autenticando na Junta Comercial e outros órgãos correlatos.

19. Elaborar e manter cadastros de consumidores, de bens móveis e imóveis, firmas fornecedoras, corrigindo e transcrevendo dados.

20. Submeter programas específicos para emissão de reaviso, corte, religação, consistência de leitura, refaturamento e outros.

21. Corrigir erros ou críticas apontadas pelos programas de consistência ou em alterações de documentos enviados pelos usuários.

22. Controlar a entrada e saída de material, coordenar a estocagem de materiais e equipamentos, por ordem de codificação, armazenando em locais preestabelecidos, controlando e conferindo o estado de conservação e obsolência, a especificação e quantidade do material recebido.

23. Providenciar a substituição, devolução e/ou reparo de equipamentos e ferramentas com defeito ou fora do padrão.

24. Participar do inventário de estoque, colaborando na elaboração de balanços, balancetes, relatórios e outros demonstrativos de administração de materiais.

25. Orientar a emissão de pedidos de compra, especificando condições, características e quantidades do material a ser adquirido com base nas necessidades do controle de estoque e na manutenção dos níveis ideais estabelecidos.

26. Controlar o fornecimento de materiais e equipamentos requisitados pelas áreas, confrontando com os limites orçamentários aprovados.

27. Planejar, coordenar a realização de cursos e treinamentos, selecionando e preparando materiais, técnicas e recursos didático-pedagógicos.

28. Avaliar, sob supervisão, treinamentos e treinandos, aplicando técnicas e métodos, verificando e analisando o nível de aprendizagem.

29. Acompanhar e orientar treinando em visitas técnicas e estágios.

30. Elaborar ou executar, sob supervisão, projetos de montagem e manutenção de laboratório de treinamento.

31. Dirigir veículo da Empresa, quando necessário, conforme regulamentação interna.

32. Executar outras tarefas correlatas e afins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (209.4 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com