TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de mercado UNOPAR

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO        

3.2 EXEMPLO DE TABELA         

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

5 REFERENCIAS.........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

Os instrumentos de organização, que auxiliam a tomada de decisão e visam facilitar o alcance das metas estipuladas pela empresa, podem ser definidos como controles internos, nos quais a empresa se baseia para alcançar seus objetivos e agrega ma serie de rotina e procedimentos para verificar a eficiência das operações.

No entanto, implantar controles internos em empresas pequenas, não é uma tarefa tão fácil, visto que a realidade das empresas pequenas não é a mesma das de grande porte, onde há fácil divisão de funções. Esse tema é relevante em razão da necessidade que as microempresas têm de organização para continuarem atuantes no mercado, visto que uma base de informações adequada, estabelecida através de controle interno é fundamental para a continuidade empresarial. E também, é importante pelo fato de que, na maioria das microempresas, a administração é realizada pelo proprietário, o que dificulta ainda mais a implementação de controles que possam direcionar os negócios. De certa forma         mais direta, os objetivos principais do controle interno são: evitar, desperdícios, alcances, erros e , se ocorridos identificá-los        e solucioná-los.

Este trabalho pretende mostrar de forma mais ampla, como é esse processo de desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO

Fonte da foto: Site Notícia Livre

        Jacobina é uma cidade de grande importância histórica para o Brasil, para garantir a arrecadação do dízimo para a coroa, por Provisão do Conselho Ultramarino de 13 de maio de 1726, determinou que o Governador da Província     criasse duas casas de fundição, sendo que uma devia instalar-se em Jacobina em 5 de janeiro de 1727 e outra em Rio de Contas. Porém na época quem eram considerados os “ricos” locais não eram os que garimpavam o ouro e sim os donos de “mercados” que comercializavam gêneros alimentícios. A época toda e qualquer mercadoria era transportada pela Estrada Real em cima de lombos de animais e a viagem demorava muito tempo, e consequentemente fazia com que o preço das mercadorias ficasse muito caro e concorresse com o preço do Ouro.

Os primeiros anos da mineração foram os que a fome foi mais presente. A falta de alimentos transformou a região aurífera no ‘centro de inflação da Colônia’, onde os preços dos alimentos e produtos de primeira necessidade eram supervalorizados e calculados em oitavas de ouro. (SOUZA, Laura de Mello e. Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no século XVIII. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982. (n.1953).

Apesar da grande concorrência, o setor supermercadista da Cidade do Ouro é tido até hoje como um dos mais prósperos do interior baiano, no entanto percebemos que muito na linha do restante do país os jacobinense e tentando se livrar dos resquícios históricos da cidade, foi feita uma pesquisa com 50 (cinquenta) pessoas (Grafico 1) de diferentes níveis sociais, sexo e idade e 54% dessas pessoas disseram que o preço é o diferencial para comprar ou não em um supermercado. Para fazer este trabalho pegamos como parâmetro o Supermercado Pague Menos, de propriedade do Sr. Carlos Geovane, localizado na rua das laranjeiras, centro da cidade. O citado supermercado é uma empresa administrada por sua família, no entanto vem se desenvolvendo dia após dia devido a um diferencial: “PREÇO”.

Os Principais produtos comercializados pelo Supermercado Pague menos são os gêneros alimentícios, higiene e limpeza, a maioria dos clientes são mulheres, 2º grau incompleto, acima de 25 anos e com filhos, onde a renda familiar gira em torno de 2 (dois) salários mínimos e buscam por preços acessíveis. Apesar de estar localizado em uma região de Classe Média Baixa o supermercado recebe cliente de várias classes sociais. Uma peculiaridade do local é que as pessoas dificilmente fazer compras mensais e sim semanais e levam em torno de 1 hora para realizar cada compra o que gera um problema já que estas pessoas vão mais vezes ao supermercado e as vezes acontece congestionamento nos caixas. Um desafio para o Sr. Carlos Geovane é fazer com que os seus clientes façam suas compras mensalmente ou ampliar o local, algo que segundo o mesmo seria inviável já que o valor de cada compra semanal gira em torno de R$ 200,00.

Segundo o Sr. Carlos Geovane, apesar das facilidades de crédito existente atualmente, o tipo de negociação que mais se utiliza é a nota promissória seguida pelo pagamento à vista e cartão de crédito. A inflação é sempre se mostra um problema, principalmente para os mais pobres, no entanto apesar das remarcações de preços e das reclamações as pessoas sempre tem preferencia por determinadas marcas e dificilmente mudam para outra. Os clientes se identificam principalmente com as marcas expostas nas grandes mídias como sabão em pó OMO, Leite em pó NINHO e Alimentos congelados SADIA e na falta destas, os clientes optam por compra-las em outro supermercado.

“a fidelidade à marca se reflete aproximadamente na taxa de

retenção dos clientes.” (Kotler 2003, p.73)

O Supermercado faz uma seleção criteriosa no preço de seus fornecedores, o prazo médio para pagamento de seus fornecedores é de 30 dias e as principais formas para paga-los são duplicatas e cheques. O supermercado revisa regulamente seus preços para tomar decisões se devem aumentá-los ou mantê-los, isso dependerá de dois fatores importantes: Primeiramente é levada em consideração a concorrência e em segundo o preço cobrado pelos fornecedores, no caso do preço dos produtos dos fornecedores subirem, mas a concorrência resolver mantê-los, a primeira coisa a se fazer é diminuir a margem de lucro já que existe fatores que não como a carga tributária que engessa qualquer outra tentativa de redução de preço. Já que o supermercado trabalha com margem de lucro bastante apertada, todo tipo de desperdício é fortemente atacado, e uma das formas de evitar o desperdício é o controle da data de validade dos produtos, este controle é feito semanalmente por um funcionário, mas segundo o Sr. Carlos Geovane o fator primordial nesta relação se deve aos acordos de devolução no caso de validade destas mercadorias com seus fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (198.7 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com