TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Ciclo Logístico Reverso em uma empresa recicladora em Guarapuva-PR

Por:   •  25/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE DO CICLO LOGÍSTICO REVERSO EM UMA EMPRESA RECICLADORA LOCALIZADA EM GUARAPUAVA-PR

Inovação e sustentabilidade

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o Ciclo Logístico Reverso em uma empresa atuante na reciclagem industrial, localizada na cidade de Guarapuava-PR. Compreende-se Logística Reversa como uma atividade que visa a reutilização ou reintegração de produtos ou matérias, com dois canais de distribuição o pós- consumo e o de pós-venda. O pós-venda reintegra produtos inutilizados pelos consumidores, seja por defeito ou mal-uso trazendo-os novamente ao consumo, o de pós-consumo reutiliza materiais que iriam para o descarte, como o ato de reciclagem que os transforma em novas matérias primas recicladas ou secundárias. Para atingir o principal objetivo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas com o administrador, bem como observação do ciclo produtivo na empresa analisada. Dessa maneira pode-se concluir que a logística reversa desenvolve papel fundamental para o meio ambiente, pois, a empresa analisada trabalha com material que iria para descarte por outras empresas, no canal de pós-consumo, trazendo um novo ciclo de consumo para os materiais, sendo que o arame que seria descartado por indústrias da região passa pelo processo de transformação, tornando-se um novo produto o distanciador, trazendo novas formas de renda a partir de produtos descartados.

Palavras-chave: Logística Reversa; Distanciador; Pós-consumo; Pós-venda;

1 INTRODUÇÃO

Tendo em vista que a logística pode ser vista como uma atividade humana muito antiga, que tem por finalidade disponibilizar bens e serviços ofertados, gerados por determinado grupo de pessoas, no tempo, local, qualidade e quantidades necessária a quem a utiliza, afirma Leite (2009), a logística reversa pode ser compreendida com uma ampla atividade, onde envolve várias operações relacionadas a reutilização de matérias e produtos, como nos processos de desmonte e coleta de peças e materiais já utilizados, para garantir sua recuperação sustentável, afim de não prejudicar o meio ambiente. (REVLOG, 2005 apud Chaves e Batalha 2006).

        Pode-se dizer que a logística reversa se preocupa com o gerenciamento e manuseio de equipamentos, produtos, e materiais a serem recuperados, esta recuperação pode ser realizada de diversas formas, com uma simples revenda, ou os processos de reciclagem ou remanufatura, afirma Costa e Valle (2007)

        Segundo Leite (2009) a logística reversa pode ser trabalhada pelas empresas de duas diferentes formas, como o canal de distribuição reverso de pós-consumo o qual se caracteriza pelo descarte do produto após o seu uso, e que podem ser reaproveitados de alguma maneira, que serão descartados em último caso. E o canal de distribuição reverso de pós-venda se caracteriza por retornar os produtos com pouco ou nenhum uso que apresentaram problemas de responsabilidade do fabricante ou distribuidor, ou ainda pela sua não aceitação no mercado.

        Essas atividades de logística reversa trás vantagens econômicas para as empresas que às utiliza, pois, o objetivo econômico, da implementação das atividades de pós-consumo se dá ao reaproveitamento de matérias-primas secundárias ou provenientes da reciclagem ou pela revalorização, reutilização ou o reprocesso. Diferenciando-se das atividades de pós-venda, onde se justifica economicamente com o retorno de bens usados, pois está ligado a questões legais e ambientais, fortemente vistas onde há sociedades preocupadas com este tema, e são regidas uma legislação ambiental mais rígida, conforme afirma Leite (2009).

        Ainda segundo Leite (2009), quando os bens atingirem o fim de sua vida útil, na categoria de pós-consumo, pode-se observar o fluxo reverso desses bens em dois grandes sistemas de canais reversos de revalorização, são eles:

  • Remanufatura é o canal reverso em que os produtos podem ser reaproveitados em suas partes essenciais, complementando-os com alguns componentes, assim reconstituindo um produto com mesma natureza e finalidade do original;
  • Reciclagem é o canal reverso onde os materiais constituintes dos produtos descartados são extraídos industrialmente, transformando-se em matérias-primas recicladas ou secundárias, as quais serão reincorporadas à fabricação de direfentes novos produtos.

        Observa-se que os fluxos reversos dos bens de pós-consumo nos canais de distribuição podem ter outras destinações, porém os dois canais acimas citados são os que menos apresentam descartes ao meio ambiente.

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A metodologia utilizada na realização desta pesquisa teve diferentes etapas. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a qual se baseia na utilização de materiais já existentes, afirma Gil (2007), posteriormente foi realizada a pesquisa de campo, que segundo Fonseca (2007) consiste na observação das atividades de um grupo estudado e de entrevistas. Esta pesquisa pode ser caracterizada com uma pesquisa exploratória, pois, segundo Gil (2007) apresenta como principal objetivo aprimorar ideias e descobrir intuições.  Sendo a mesma desenvolvida de modo qualitativo, que de acordo com Creswell (2010) conta com várias concepções, métodos de coleta, análises e interpretação de dados coletados. Podendo ser caracterizado também como estudo de caso, que segundo Silva e Menezes (2005 apud GIL, 1991)pois, envolve o profundo estudo de um ou poucos objetivos, assim permitindo seu amplo conhecimento e detalhamento.  Foram realizadas abordagens com entrevista pessoal junto a administradores e funcionários, bem como observação e análises do ciclo de produção para a coleta de dados.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A Logística Reversa se inicia a partir dos produtos que iriam para descarte ou desuso, os trazendo novamente para o ciclo de consumo, por canais de distribuição diferentes seja o pós-consumo ou pós-venda, nessa pesquisa será abordada o canal de distribuição de pós-consumo, visto que a presente pesquisa estudou o Ciclo Logístico Reverso em uma determina empresa de pequeno porte, atuante na área de Reciclagem Industrial, voltada para a reciclagem de resíduos de grandes indústrias da Região, localizada no bairro Charquinho em Guarapuava-PR.

        Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se de entrevista e diversas análises e observações no ciclo produtivo de um determinado produto produzido pela empresa, visto que a empresa em estudo possui um portfólio diferenciado trabalhando com resíduos de papéis, tubetes, ferro velho e materiais de desmanche e os arames, os quais foram o objetivo dessa pesquisa.

        A produção do distanciador ou balancin como também é conhecido se inicia com a negociação e compra dos arames, que é fornecida por uma grande indústria da região que trabalha com papéis e celulose, e o arame fornecido possui baixo custo, pois o arame envolve os fardos de celulose o que para a indústria de papéis seria um material de descarte. Após a compra do arame o mesmo é retirado do local e transportado por um caminhão da empresa analisada, os arames são dispostos no barracão da empresa, para separação e corte conforme o tamanho necessário, pois esses arames veem todos embolados, esse trabalho é feito manualmente pelos operários da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (614.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com