TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do ambiente

Por:   •  13/9/2015  •  Artigo  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

A Análise do Ambiente é um conjunto de técnicas que permitem identificar e monitorar permanentemente as variáveis competitivas que afetam o desempenho da empresa. 

 

Podemos “enxergar” a organização e o seu ambiente da seguinte forma:

 

No Ambiente Interno temos o que compõe a organização: seus processos, áreas, pessoas, tecnologia, etc

Sua análise, essencial para se avaliar as qualidades e deficiências da organização, denominados, respectivamente de pontos fortes e fracos, refere-se aos fatores internos: os recursos que aplica (materiais, humanos, tecnológicos, de mercado e financeiros), seus ativos tangíveis e ativos intangíveis (sua estrutura de trabalho, aspectos humanos, de mercado, infraestrutura, propriedade intelectual).

 

Para se ter a real avaliação do desempenho da organização, é preciso compará-lo com o de outras organizações, sejam elas concorrentes, similares, ou de referência em seus processos.

No ambiente interno, são analisadas as capacidades da organização, quanto aos seus processos (produção, relacionamento com o cliente, gestão de pessoas, etc) bem como suas competências, que Selznick (1960) denominou de “competências distintivas”. Gary Hamel e Prahalad, em seu livro Competindo pelo futuro, as denomina “competências essenciais”. Além disso, analisa-se sua Cadeia de Valor (Porter).

 

No Ambiente Externo temos dois níveis:

         O Ambiente Geral Externo ou Macroambiente ou Ambiente Remoto: é o ambiente que influencia a organização, mas que não é influenciado (ou o é minimamente) por ela. Analisam-se as tendências dos fatores: políticos, econômicos, sociais, demográficos, legais, culturais, tecnológicos.

o        Por exemplo, temos acompanhado as notícias do “envelhecimento” da população mundial. Como as organizações precisam agir em relação a isso, por exemplo, na concepção de seus produtos? Na contratação da força de trabalho?

 

         Ambiente Setorial, Microambiente ou Ambiente Operacional: é o ambiente no qual a organização influencia e é influenciada, por se tratar do seu setor de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com