TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do mercado carrefour

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  1.133 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 4

2.1 A ESTRUTURA DE MERCADO DA EMPRESA CARREFOUR........................... 4

2.1.1 Características dos clientes ............................................................................... 5

2.1.2 Comportamento dos clientes ...................................................................................... 8

2.1.3 Avaliação e tomada de preços ................................................................................... 9

2.1.4 A inflação e seus reflexos na definição dos preços ................................................ 9

2.1.5 Formas e prazos de pagamento aos fornecedores ................................................ 9

2.1.6 A concorrência e suas estratégias .................................................................. 10

2.2 ESTUDO DE CASO POR METODOS QUANTITATIVOS....................................10

2.2.1 Planejamento...................................................................................................10

2.2.2 Análise..............................................................................................................11

2.2.3 Conclusão do estudo de caso...........................................................................11

2.3 O SETOR SUPERMERCADISTA SOB UMA CONCEPÇÃO DA ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE .........................................................................................................................11

2.3.1 A concepção do trabalho no setor supermercadista.........................................11

2.3.2 Vantagens e desvantagens do trabalho no setor supermercadista..................12

2.3.3 As expectativas do trabalhador dentro do setor supermercadista....................13

3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 14

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 15



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi baseado numa pesquisa de campo, onde buscamos analisar uma organização/empresa do setor supermercadista, confrontando os dados e conhecimentos coletados, com um foco voltado para as teorias referentes aos estudos sobre de Microeconomia, Macroeconomia, Ética, Política, Sociedade e Métodos Quantitativos.

O objetivo mais específico desta produção textual foi coletar informações sobre uma empresa do setor supermercadista (mini mercados, mercados, supermercados, hipermercados) através de uma pesquisa de campo que contemplou.

Para atingirmos esses objetivos, além da pesquisa de cmpo realizada, também procuramos conversar com as pessoas responsáveis pelas diversas áreas existentes na estrutura organizacional da empresa, sejam elas pertencentes a cargos dos escalões mais elevados até os colaboradores situados numa escala hierárquica mais a baixado.

Com isso coletamos informações relacionadas ao mercado em que atua a empresa/organização e os produtos por ela comercializados.

Buscamos também identificar o perfil dos clientes pessoas físicas da empresa, coletando dados referentes a faixa etária, de renda, sexo, grau de escolaridade, estado civil, quantidade de filhos, qual a frequência de visitas ao mercado, qual o tempo gasto durante as compras, qual o gasto médio a cada compra e quais as formas de pagamento mais empregadas pelos clientes.

Fizemos uma análise sobre o comportamento do consumidor quanto a sua preferência por determinados produtos ou marcas e sua reação em relação às variações de preços e da falta de itens de sua preferência, nas prateleiras dos mercados.

Levantamos informações sobre a revisão de seus preços, como se procede, o que é considerado na tomada dessas decisões, e como a inflação pode interferir nos preços praticados.

Também coletamos informações referentes às negociações com fornecedores e as formas de pagamento e quais estratégias são mais utilizadas na busca de preços mais competitivos e como isso ocorre em relação ao enfrentamento da concorrência.

Numa segunda parte do trabalho realizamos um estudo de caso, onde procuramos solucionar uma problemática apresentada, selecionando uma determinada variável a ser investigada, e aplicando as técnicas e os conceitos estatísticos dos Métodos Quantitativos.

Para finalizar realizamos uma pesquisa sobre o comportamento organizacional com os funcionários do supermercado, verificando o grau de satisfação que eles apresentam em relação às suas tarefas e condições de trabalho apresentadas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A ESTRUTURA DE MERCADO DA EMPRESA CARREFOUR

Nosso estudo faz uma abordagem sobre o comportamento do consumidor no setor supermercadista, onde, por meio de pesquisas de campo, foram levantados os principais aspectos quantitativos e qualitativos que envolvem toda a relação comercial entre os clientes, o supermercado estudado e seus funcionários. O método de pesquisa utilizado foi a entrevista pessoal de clientes e funcionários, seguindo um questionário previamente elaborado.

Selecionamos a rede de lojas Carrefour como objeto de nossa pesquisa, mais precisamente, sua loja localizada no centro de Taubaté-SP. Fizemos um levantamento sobre os produtos comercializados, as características de seus clientes, como são decididos os preços das mercadorias e como se dá sua conduta frente aos concorrentes.

Vimos que o Carrefour comercializa uma grande diversidade de produtos, de várias categorias, tais como: açougue, alimentos perecíveis, alimentos não perecíveis, bebidas alcoólicas, bebidas não alcoólicas, bazar, higiene e beleza, limpeza doméstica e eletroeletrônicos.

Buscamos identificar o perfil dos clientes, e suas preferências por determinados produtos ou marca, qual a influência exercida pela inflação sobre os preços, quais são as formas de pagamento mais utilizadas e qual é a sua estratégia de enfrentamento quanto à concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com