TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e planejamento empresarial

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.578 Palavras (11 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Atualmente as inovações no processo de gestão empresarial são de suma importância, pois as informações são interligadas instantaneamente e as oportunidades de negócios surgem nos mais diferentes locais. Para tanto a empresa que deseja permanecer e ampliar seu mercado tem que estar preparada para estes desafios.

Nesse contexto surge um dos fatores responsáveis para a obtenção do sucesso empresarial, o processo de planejamento financeiro que será abordado neste trabalho juntamente com outras ferramentas essenciais na gestão como os demonstrativos orçamentários, as técnicas de análise do orçamento de capital, assim como a questão tributária e econômica.

             


  1. DESENVOLVIMENTO

A empresa Port Carros quer investir na revenda de carros novos e usados, e através deste trabalho pretende fazer um estudo de caso analisando com as formas de financiamentos, as perspectivas para o setor econômico brasileiro para os próximos anos, assim como os fatores administrativos e tributários em geral.

O planejamento financeiro estabelece diretrizes de mudança e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global, com os principais elementos de investimento e financiamento da empresa, onde mediante essas informações a empresa pode visualizar as diferentes oportunidades de desenvolvimento, além da possibilidade de analisar e comparar diversos cenários, cumprindo assim a principal finalidade do planejamento financeiro que é evitar surpresas e desenvolver planos alternativos de providências a serem tomadas casos ocorram imprevistos. Pois através do planejamento visualiza-se o futuro desejado, de forma quantitativa ou qualificativa, e os meios de acompanhar e orientar situações que poderão ocorrer durante o período projetado.

Além do planejamento é preciso usar outras ferramentas como a demonstração de resultado do exercício e fluxo de caixa projetado. A demonstração de resultado do exercício projetado é um relatório contábil que permite evidenciar a situação econômica da empresa, em que podemos verificar o resultado obtido (lucro ou prejuízo) no desenvolvimento de suas atividades, durante um determinado período, geralmente igual a um ano, e quantificar o que recebe e quanto gasta.  Já o fluxo de caixa projetado trata-se do futuro, ou seja, dos fatos que poderão ou não acontecer, no entanto, deve-se sempre levar em consideração os fatos que terão maior probabilidade de acontecer, pois através deste instrumento que o administrador financeiro irá detectar o saldo inicial de caixa adicionado ao somatório de ingressos, menos o somatório de desembolsos em determinado período e apresentar excedentes de caixa ou escassez de recursos financeiros, dependendo do caso ele irá aplicar o excedente no mercado financeiro, ou irá captar o que falta para cumprir as obrigações da empresa, através de empréstimos, descontos de duplicatas, cauções e etc.

Além da elaboração e execução de um bom planejamento financeiro, toda empresa tem a necessidade analisar se o que foi planejado está sendo realizado, pois fazendo as leituras corretamente de todos os processos do planejamento será possível ao longo do caminho corrigir, incrementar, inovar, para que o resultado final seja igual, ou melhor, ao projeto inicial. Esta análise denomina-se controle, onde exige que sejam estabelecidos padrões de desempenho, que atuarão como guias para a realização bem-sucedida do planejamento orçamentário. O controle permite indicar as necessidades de medidas corretivas, no caso de o desempenho apresentado não ser considerado satisfatório, e, assim, o processo de execução poderá ser redirecionado para melhor atender aos objetivos delineados pela empresa.

Uma vez que os administradores financeiros têm como objetivo maximizar a riqueza dos acionistas, é fundamental a utilização da técnica adequada ao analisar os investimentos. Para cada tipo de projeto de investimento, há que se averiguar qual o método para avaliação da alternativa que será utilizado e como será aplicado. Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são: payback; payback descontado; valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR).

 O payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado. Se levarmos em consideração que quanto maior o horizonte temporal, maiores são as incertezas, é natural que as empresas procurem diminuir seus riscos optando por projetos que tenham um retorno do capital dentro de um período de tempo razoável. Já o payback descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

O valor presente líquido (VPL), leva em conta o valor do dinheiro no tempo, portanto todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital. E por fim a taxa interna de retorno (TIR) é a taxa que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero. Um aspecto que deve ser considerado é que a utilização exclusiva da TIR como ferramenta de análise pode levar ao equívoco de se aceitar projetos que não remuneram adequadamente o capital investido, por isso deve ser uma ferramenta complementar à análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com