TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise ergonomica em um posto de trabalho

Por:   •  9/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE TRABALHO DE UM ASSISTENTE ADMINISTRATIVO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

1 Introdução

O objetivo deste trabalho é analisar os postos de trabalho no setor administrativo, propondo melhorias para ergonômicas, proporcionando melhor qualidade no trabalho.

O estudo destes postos de trabalho é algo muito comum na bibliografia, segundo Valentim Mota (2009), foi feito uma pesquisa em um posto de trabalho de impressão gráfica, esta pesquisa utilizou 17 colaboradores, divididos em 2 turnos, e utilizou como método de pesquisa a observação e registro de suas atividades, por um período. Após esta análise, foi feito com os colaboradores, um questionário que integrou a base de dados do registro das atividades.

Após compilação dos dados e análises do ambiente e do ser humano (não houve análise com máquinas pois a atividade não as possuía), foi constatado que alguns colaboradores possuíam problemas de coluna e dores nos braços, devido a atividades repetitivas, foi realizado a troca do layout e compra de novas cadeiras, aproximando os colaboradores de suas atividades (menor esforço), resultando em um ganho na produtividade.

2 Objetivo

O objetivo deste trabalho é analisar a situação de trabalho dos colaboradores do setor administrativo de uma empresa de pequeno porte. Esta análise irá abordar todos os colaboradores deste setor, e visará apontar uma melhoria na qualidade de trabalho e produtividade destes colaboradores, através de medidas simples focando em seus postos de trabalho, que visem a segurança, qualidade diminuindo ao máximo a fadiga e movimentos desnecessários.

2.1 Justificativa

Este exposto contribuirá com a primeira análise para a empresa, buscando analisar e diminuir as abstenções, melhorar a produtividade dos colaboradores, a qualidade e segurança no trabalho dos colaboradores do setor administrativo.

2.2 Metodologia

Este artigo está estruturado da seguinte forma, no tópico 1, a introdução ao tema com bibliografias de projetos já realizados; o tópico 2, o objetivo e a justificativa do projeto; tópico 3, dividido em metodologia, equipe, orçamento e cronograma.

3 Metodologia da execução do projeto

A amostra analisada é composta por 2 mulheres e 1 homem, com estatura média de 1,70m, realizando uma jornada de trabalho de 8 horas diárias, com 01 hora de almoço, utilizando, em média 70% (5,6 horas) de seu tempo de trabalho para atividades transacionais, o restante, atividades que não agregam operacionalmente.

A atividade realizada será 50% utilizando a máquina (computador) e 50% manuseando documentos (atividade mecânica), para isto, será analisado homem-máquina e apenas o homem com uma visão holística do ambiente deste sistema.

Será feito um estudo, através da observação e formulários, para analisar o ambiente, o homem e máquina do posto de trabalho administrativo, envolvendo todos os 3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com