TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhanguera recursos humanos

Por:   •  6/6/2015  •  Monografia  •  2.924 Palavras (12 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 12

Rio Grande /RS

2015

ETAPA 1

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa levantar informações acerca da viabilidade da abertura de uma empresa de prestadora de serviços em transporte na cidade de Rio Grande. Inicialmente foi feita uma coleta e análise de dados em uma empresa do mesmo seguimento chamada NK Transportes Rio Grande Ltda, com a ajuda do empresário Francisco Perez, que assume a função de gerente

Atualmente a empresa está segmentada no ramo de transportes de passageiros, onde atua com fretamento para empresas e pouco explora o lado do turismo e viagens. Sabemos que a procura por viagens rodoviárias tem aumentado nos últimos tempos, principalmente com o aumento dos preços das passagens aéreas, e também com o aumento de grupos de pessoas da terceira idade que exploram este tipo de viagem.

DESENVOLVIMENTO

Em entrevista com o empresario Francisco Perez pudemos observar que o mesmo desde muito cedo já nutria uma simpatia e paixão por ônibus, ramo que lida há 24 anos, sendo empresário de uma pequena empresa de fretamento e transporte de passageiros.

Começou sua carreira quase na adolescência e retomou mais tarde, estruturando os negócios com sua família, (pai e irmão) hoje tocando a empresa somente com o atual sócio, o irmão. A educação formal não foi relevante para seus negócios, sendo que, o que de fato trouxe base foram os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, e a experiência adquirida através dos anos trabalhados neste ramo.

Francisco sabe que no Brasil muitos empreendedores sentem medo de se arriscar nos negócios devido a muitas incertezas e dificuldades que o governo de nosso país nos impõe devido às cargas tributárias e obrigações com encargos sociais trabalhistas. 

A empresa de fretamento e transporte de passageiros hoje explora mais o setor de fretamento direto com empresas, e pouco explora o setor de Eventuais (Turismo e Viagens).

ANÁLISE ORGANIZACIONAL

Para melhor conhecer o ramo do negócio de transportes e assim poder discutir a viabilidade da formação de uma nova empresa na cidade, foi realizada uma entrevista dom o gerente da empresa NPK Transportes Ltda, que tem como diferencial a capacidade de empreender mesmo enfrentando adversidades próprias do mercado competitivo.

Nome da Empresa: NPK Transportes Ltda.

Endereço: Avenida Maximiliano da Fonseca CEP 96200-000 Cidade: Rio Grande

Estado:RS CNPJ:96.443.726-0001-00

Ramo de Atividades: Transporte profissional de pessoas

Produtos e/ou serviços: Serviços

Data de Inicio das atividades: Janeiro/2010

Entrevistado: Francisco Perez ( Empresário)

1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor? Desde muito cedo, adolescente, comecei a minha paixão e admiração pelo ônibus, tendo a oportunidade iniciar mais tarde o negócio com a família, começando apenas um ônibus, enxergando aí a oportunidade de constituir uma empresa promissora.

2) Existem outros empreendedores em sua família? Sim. No inicio éramos eu meu pai e meu irmão. Agora somos eu e meu irmão.

3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? Nasceu já desde o colégio.

4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para onegócio? Fiz o técnico em Administração que me direcionou em vários momentos. Iniciei, mas não conclui a faculdade de economia, justamente por haver a necessidade de uma intensa dedicação aos negócios.

5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento? Por que no Brasil a abertura e continuidade de um Negócio traz muitas incertezas e inseguranças devido à grandes dificuldades impostas pelo nosso governo, que nos penaliza com grande carga tributária e obrigações com encargos sociais e trabalhistas.

6) Como este futuro projeto poderá trazer independência, à empresa impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais? Não traria independência mas viria complementar um lado que começa hoje a ter bastante procura. Também viria complementar um lado pessoal, o qual eu me identifico, pois sempre gostei muito da parte do turismo e viagem, querendo muito abrir uma agência de turismo em paralelo.

7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento? De todas as formas possíveis, pois qualquer empreendimento só alcançará sucesso quando os colaboradores da empresa e os empreendedores são conduzidos pela ética e movidos pela valorização plena do Ser humano, o agente mais importante do empreendimento.

8) Como você encontrou a oportunidade de empreender? Na minha juventude, encontrei oportunidade através de um amigo que era portador do capital e tinha a vontade e sonho de abrir um negócio com ônibus. Entrei assim nesta sociedade apenas com o trabalho, ele com o capital, e assim iniciei meu primeiro negócio com ônibus.

9) Como você avaliou esta oportunidade? Vi ali uma oportunidade de um negócio promissor e de realização pessoal.

10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? 

Explique. Não, não tinha nenhum planejamento. Era muito jovem. Na primeira experiência não deu certo e o negócio fechou. Depois trabalhei em outros ramos de negócio e só então depois de alguns anos é que abri o atual negócio com a família e até hoje está em crescimento. 

11)Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?Iniciei meu trabalho aos 16 anos como Contínuo (Office Boy) em São Paulo, num Banco, de onde saí aos 18 anos para empreender com ônibus.

12)Quais são suas forças e fraquezas? Forças: Perseverança, otimismo, fé. Fraquezas: Dificuldade em dizer “Não”.

13)Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio? Sim. Hoje somos em dois sócios e meu sócio me complementa atuando na gestão financeira onde possui maior habilidade.

14)O que significa ter ética nos negócios para você? Para mim significa ter: Respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (578.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com