TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Por:   •  29/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Daniela Mendes Gibin                                                                 RA00121454

Reflexão

        Ao assistir o vídeo da escritora Chimamanda Adichie: “O perigo de uma única história” uma estudante nigeriana que foi estudar em uma universidade nos Estados Unidos, onde vivenciou com frequência os estereótipos criados pelos colegas. A imagem do continente africano como lugar de guerras e fome se refletiu na imagem que tinham da Chimamanda. Como por exemplo de sua colega de quarto, Chimamanda escutou questionamentos sobre sua capacidade de falar inglês ou de operar um fogão e dúvidas sobre a “música tribal” que ela escutava.

 Nessa única história não havia possibilidade de os africanos serem iguais aos outros, percebemos o quanto o poder dos rótulos e preconceitos se infiltram na formação das nossas opiniões. Por não conhecermos a história de um povo ou nação, a sua trajetória se resumo apenas nos conflitos visíveis. Chimamanda em seu discurso, faz questão de ressaltar que, por algumas vezes já se sentiu envergonhada ao perceber que estava tendo percepções estereotipadas, justamente por ter sido informada por apenas uma versão dos fatos.

        Portanto temos que analisar e perceber que até nós mesmo de alguma forma ou de outras mais preconceituosas fazemos isso, por não ir atrás da veracidade dos fatos ou saber só um único lado da história acabamos criando esses estereótipos que não existem, como a amiga de quarto da Chimamanda. Acredito que se cada um procurar a entender e ler sobre outras culturas e nações, valores e crenças e principalmente a respeitar o outro poderemos ter uma sociedade mais aberta e menos preconceituosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com