TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia: Diferenças culturias em Estudantes de Diferentes Paises

Por:   •  5/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

hofstede

O autor se envolveu com projetos de pesquisa, sendo que em seu terceiro estudou as difernças culturias em estudantes de diferentes paises. Com essa pesquisa ele conseguiu chegar a uma visão ampla sobre os valores culturais de determinados paises e regiões

Hofstede considera que cultura é determinada pelas interações estabelecidas em sociedade por meio das quais a família, a escola e a comunidade processam o aprendizado dos valores culturais. Ou seja, não tem a ver com a genética do individuo e sim sobre o que foi aprendido dentro do ambiente em que vive.

O autor diferencia cultura da natureza humana (geral em todos as pessoas) e da personalidade do individuo (pessoal).

As dimensoes:

1- individualismo-coletivismo:

Essa dimensão refere-se a se o individuo age indiviudamente ou como membros de um grupo. O individualismo é caracteristico de sociedades onde os laços entre os indivíduos são perdidos, e cada um cuida de si próprio ou de sua familia. Já no coletivismo á caracterizado por pessoas que em sua vida formou parte de grupos coesos e sempre ajudando uns aos outros em comunidade. Em sua pesquisa percebeu que em sua maioria países mais ricos são individualistas e países mais pobres coletivistas.

Relacionando essa dimensão dentro das caracteristicas organizacionais da AMBEV pode-se caracterizar a empresa mais como coletivista, pois em seu ambiente de trabalho seus trabalhadores são divididos em grupos, onde pessoas se ajudam e não somente cada um preocupado em executar o seu melhor trabalho sem considerar o outro.

2- distancia do poder:

Essa diemnsão refere-se ao grau de desigualdade entre aspessoas de um mesmo país, variando da relativa igualdade (pequena distância do poder) à extrema desigualdade (grande distância do poder). Já dentro de uma organização representa a distancia hierarquica dentro dela, se a empresa é uma empresa conservadora, centralizadora de poder.

No caso da AMBEV, nao sei, to confusa k

3-Rejeição a incerteza

Essa dimensão esta relacionado com se a sociedade prefere situações em que existam regras claras sobre o comportamento do indivíduo e evitam-se situações não estruturadas, ou gostam de correr riscos e não se incomodam com a não estruturação de alguma situação.

No caso da AMBEV: NAO SEI!! k

4- masculinidade-feminilidade

Nessa dimensão, masculinidade é quando valores como desempenho, sucesso e competitividade, relacionados ao papel masculino na maioria das sociedades,

prevalecem sobre valores nomalmente associados a mulheres, ou seja, a busca de qualidade de vida, os cuidados com os desamparados, desprezados ou desprotegidos e as

ações solidárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com