TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Ambiental

Por:   •  21/8/2016  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Análise Ambiental

O objetivo da análise ambiental é avaliar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças. Nesse trabalho, a função do executivo é identificar os componentes relevantes do ambiente e, feito isso, analisá-los quanto à situação de oportunidades ou ameaças para a empresa.

O ambiente empresarial não é um conjunto estável, mas um conjunto muito dinâmico onde atuam grandes quantidades de forças, de diferentes dimensões e naturezas constantemente mutáveis, pois cada uma delas interfere, influencia e interage com as demais forças do ambiente. Nesse contexto, as empresas devem procurar aproveitar as oportunidades, bem como amortecer as ameaças ou, simplesmente, adaptar-se a elas.

- Varredura ambiental: procurar e obter informações que não estão disponível a toda população. Após a interpretação delas, o administrador poderá ter a capacidade de desenvolver a inteligência competitiva para tomar medidas mais eficazes.

- Desenvolvimento do cenário: Dada as informações obtidas pela varredura ambiental, o empreendedor cria cenários para o futuro. Os cenários ajudam  a desenvolver planos para determinados momentos, para que a empresa não seja pegue de surpresa.

- Previsão: É a tentativa de prever como os fatores que afetam a empresa irão se comportar futuramente. Por ser uma especulação, as previsões podem não ser precisas, pois dependem de uma interpretação muito incerta.

- Benchmarking: benchmarking consiste em aprender com outras empresas, pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização. O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com