TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Ambiental Nubank

Por:   •  22/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.460 Palavras (18 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Atividade Somativa 1 – Administração Estratégica

Bruno Henrique Perandré

NOME(S) DO(S) ESTUDANTE(S)

Ana Carolina Baggio Fabricio

PROFESSOR(A) – TUTOR(A)

  1. Nubank (NUBR33)

[pic 2]

  1. Análise Ambiental
  1. A empresa

O Nubank é uma empresa brasileira startup, que se utiliza de inovação e tecnologia para operar serviços financeiros (Fintech). A empresa tem como objetivo oferecer produtos e serviços inovadores que ajudem a simplificar e organizar a vida financeira das pessoas, dando a elas mais liberdade de escolha.

  1. Concorrência

Dentre os principais concorrentes do Nubank no mercado nacional de fintechs temos o Banco Inter, o C6 Bank, Neon, Next, Pagbank, Mercado Pago etc, bem como os bancos tradicionais como a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Itaú etc.

  1. Ambiente interno e Ambiente Político Interno

Os funcionários do Nubank têm diversos atrativos como desconto em passagens e hospedagens para trabalhar de qualquer lugar, precisando comparecer à empresa presencialmente uma semana a cada dois meses. A sede do Nubank conta com um moderno local para os funcionários e clientes tomarem café, com uma cobertura com quadras e espaços para eventos e happy-hours, sala de meditação, biblioteca etc. Portanto, vê-se que o Nubank é uma empresa diferenciada, seus funcionários possuem flexibilidade e mobilidade.

O Nubank preocupa-se bastante com a cultura de trabalho e possui como um de seus valores fundamentais a construção de times fortes e diversos, na qual a colaboração entre pessoas é fundamental. Isso foi fundamental quando da necessidade de trabalho remoto no período da pandemia da covid-19. Neste período a empresa preocupou-se com o bem-estar dos funcionários em casa em termos de suporte de lideranças, de infraestrutura para trabalhar, de forma a todos os funcionários adaptarem-se com a nova rotina de forma saudável e produtiva (Blog Nubank, 2022).

O Nubank também tem como política de gestão de pessoas uma transparência da liderança e uma comunicação aberta com os funcionários. Toda semana o CEO da empresa, David Vélez, dispõe um vídeo, em canal aberto com todos os funcionários, informando os acontecimentos dos últimos dias, bem como as decisões tomadas e qualquer um pode enviar comentários, sugestões e perguntas. Isso faz com que os funcionários sintam-se em um ambiente de confiança e de valorização, no qual podem compartilhar suas ideias.

  1. Ambiente Político e Econômico do País

O atual ambiente político e econômico no Brasil é de certa incerteza decorrentes de diversos fatores. O período pós-pandemia trouxe diversas alterações nos processos de trabalho, como o teletrabalho, a digitalização de diversos serviços, a popularização das compras de produtos e serviços digitais, e todos estes fatores estão diretamente ligados ao Nubank. Outro fator importante é a recente alteração da gestão do governo federal, o que sempre acarreta em incertezas tanto políticas quanto econômicas.

O cenário econômico atual é extremamente complicado para as empresas, no qual há uma elevada taxa de juros, impactando diretamente no custo de crédito para as empresas e, também, para os bancos. Um caso que trouxe bastante alvoroço no mercado de crédito nacional foi o das Americanas, cujos erros contábeis trouxeram uma dívida bilionária à empresa e afetou toda a cadeia de oferecimento de crédito do país e uma certa desconfiança acerca da confiabilidade dos dados econômicos das demais empresas também. Isso se dá porque uma empresa gigantesca como a Americanas, com capital aberto na bolsa de valores, cujas contas são externamente auditadas, estava com estes dados econômicos errados e, portanto, levantando uma dúvida em relação às demais empresas de capital aberto, o que traz um risco maior aos bancos que emprestam dinheiro, já que podem ficar sem receber. Esse fato afetou diretamente o Nubank, que oferecia aos clientes uma ferramenta muito popular “Nu Caixinha”, semelhante a um cofrinho digital, em que uma das formas de remuneração era atrelada a um fundo de investimento que continha debêntures da Americanas, e, após a divulgação da notícia dos erros contábeis, trouxe retornos negativos a estes clientes.

Apesar das dificuldades político-econômicas do país, os bancos digitais têm se popularizado devido às práticas menos burocráticas e às facilidades oferecidas, é um mercado em grande expansão.

  1. Ambiente Tecnológico

Assim como outras startups, o Nubank respira inovação e tecnologia, entregando ao cliente produtos diferenciados. E essa entrega de inovação é, com certeza, reflexo da empresa como um todo, ou seja, é algo que está presente desde os colaboradores até os clientes.

A empresa está em um ambiente de grandes inovações, sobretudo as disruptivas, como são difíceis de prever e sempre estão surgindo, a empresa deve-se sempre estar atenta a elas para reduzir as ameaças e, também, aproveitar as oportunidades.

  1. Ambiente Legal e Social

No Brasil já existe legislação regulamentando as startups, como o Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182/2021), e também outras legislações esparsas. Porém, ainda não há uma legislação própria para as fintechs, o que pode ser algo bastante preocupante, sobretudo com a pressão dos grandes e tradicionais bancos contra as fintechs.

O ambiente social atual passou por grandes mudanças também, hoje há uma preocupação entre os consumidores de produtos e serviços sustentáveis, ou seja, uma busca por empresas que têm práticas sustentáveis em seus processos produtivos e de trabalho e de oferecimento de produtos e serviços. Portanto, cada vez mais os clientes estão impondo às empresas práticas mais “verdes” e preferindo consumir produtos e serviços das que, de alguma forma, impactam uma causa social de forma positiva. As formas de marketing também estão mudando, o marketing digital hoje é muito importante, o que o Nubank já vem trabalhando e, pode-se dizer, que é referência.

  1. Estratégia Corporativa

Para entender as estratégias corporativas do Nubank, é importante conhecer quais são a Missão, os Valores e a Visão da empresa.

Missão

Combater a complexidade para empoderar pessoas.

Valores

  • Queremos mais e desafiamos o status quo;
  • Pensamos e agimos como donos(as), não inquilinos(as);
  • Buscamos eficiência inteligente;
  • Queremos que nossos(as) clientes nos amem como fãs; e
  • Construímos equipes fortes e diversas.

Visão

Trabalhamos diariamente para:

  • Integrar ESG (Impacto Ambiental e Social e Governança) em todos os processos de tomada de decisão do Nubank;
  • Criar valor compartilhado com nossos stakeholders;
  • Promover impacto positivo, significativo e duradouro na vida das pessoas; e
  • Continuar operando por meio de um modelo de governanças ético, transparente e eficiente.

  1. Nível Estratégico

O nível estratégico está relacionado às diretrizes da empresa e o Nubank disponibiliza em seu site as diretrizes estratégicas que ditam os rumos da empresa:

[pic 3]

        Pode-se dizer também que a empresa possui uma gestão estratégica democrática, pois a Diretoria possui um Comitê Executivo, de caráter decisório, que é responsável por decidir os assuntos relacionados à administração dos negócios da Companhia e das entidades integrantes do Grupo Nubank no Brasil, incluindo suporte operacional, recursos humanos, alocação de capital, e projetos relevantes nas áreas de tecnologia, infraestrutura e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (785.6 Kb)   docx (819.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com