TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Critica da Obra A Teoria dos Jogos é bastante utilizada na Economia

Por:   •  25/11/2016  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 2

Análise Critica da Obra

A Teoria dos Jogos é bastante utilizada na Economia para analisar fenômenos econômicos, utilizando um conjunto de estratégias conhecido como equilíbrio de jogo, baseado na racionalidade. É uma ferramenta que tem ajudado na tomada de decisões no processo de concorrência de mercado, por exemplo, indicando através de estratégias, aquela que indica a maximização do benefício, levando em conta todas as reações possíveis dos concorrentes.

O livro Teoria dos Jogo, de Ronaldo Fiani, estuda o uso dessa ferramenta. Orientado para aplicações nos cursos de economia, administração e ciências sociais, Trata-se de uma ampliação do escopo e objetivos da primeira edição “Teoria dos Jogos: para cursos de administração e economia.”.

Difundindo os conhecimentos de jogos para os que lidam com situações em sua atividade profissional em que a presença da estratégia é importante. O sucesso do livro demonstra que o tema também interessa a cientistas políticos, sociólogos, militares, e todos aqueles que tenham interesse em conhecer como a interação entre indivíduos ou organizações, que agem estrategicamente de acordo com os seus interesses, pode ser estudada objetivamente por meio de métodos matemáticos.

Contém sete capítulos apresentando noções básicas da Teoria dos Jogos, com conexão lógica e sequenciada entre os mesmos. Os capítulos abordam jogos simultâneos, jogos sequenciais e repetidos, aplicações do conceito de Equilíbrio de Nash e jogos de informação incompleta. O primeiro capítulo do livro discute como aplicar teoria dos jogos através de um fato histórico, facilitando o entendimento.

Um livro didático, redigido de forma clara e de fácil leitura. Apesar dos termos técnicos que encontramos ao longo do texto, os conhecimentos matemáticos adquiridos no ensino médio são suficientes para compreendê-los.

Em alguns capítulos o conhecimento de Probabilidades pode ser útil, mas não é considerado um pré-requisito, visto que no decorrer do próprio texto são apresentados os princípios básicos de probabilidade para que mesmo o leitor pouco familiarizado com probabilidades possa acompanhar o raciocínio do autor.

O mesmo acontece com aplicações de cálculo e derivadas em sua forma mais simples.

No decorrer dos capítulos, pode-se encontrar ícones indicando ao leitor que naquele capítulo, por exemplo, está sendo apresentado um conceito muito importante, ou então indicando uma citação direta de autor que, mesmo não sendo essencial, oferece uma visão importante acerca de teoria do jogos.

O autor proporciona um livro informativo e estimulante sem prejudicar o rigor acadêmico. Certamente é uma boa contribuição para o conhecimento básico do tema. Seria interessante, em uma nova edição, ajustar pequenos equívocos de revisão editorial, mas que não comprometem o entendimento do texto no formato atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com