TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Estratégica: Jogo de Negócios

Por:   •  3/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

Matriz de atividade individual*

Rodada: 7

Atividade:

Título: Análise Estratégica

Alunos:nomesobrenome

Disciplina: Jogo de Negócios

Turma: x77x6x

Introdução

     O objetivo desse simulado foi mostrar num ambiente virtual como é realizado na prática a experiência de comandar uma indústria no que tange as áreas Estratégica, Produção, Marketing, Pessoas, Vendas e Finanças, através da disciplina em questão.

     O simulador foi composto por 6 equipes concorrentes e com 5 alunos, responsáveis por administrar o comitê executivo de uma indústria. O principal objetivo era conquistar a liderança no ranking por período, auferindo ganhos de resultados para os acionistas. As atividades de cada indústria estavam voltadas para o mesmo segmento, produzir e comercializar painéis solares em três regiões com suas respectivas limitações.

     O simulador apresentou as atividades muito próximo da realidade de uma indústria, com algumas intempéries: mudanças inflacionárias, avaliação dos concorrentes, variação de câmbio dentre outros contratempos. Apesar do empenho de todos integrantes no jogo, podemos aplicar os conceitos visto até aqui, no curso de gestão empresarial.

     

Política e estratégia inicialmente adotadas

     No meu ver, a política adotada no início do simulador foi conservadora, porem no resultado ao termino dos 7 períodos, a empresa SA foi apontado por utilizar políticas com foco relativamente fracas. Mantivemos a programação de produção dentro da média das indústrias para iniciar o SDE, porem o nosso erro foi não sermos um pouco mais ousados, pois instalamos nossa indústria na região 3, sendo essa, a região com maior demanda dentre as apontadas no jogo para o consumo do sistema de placas solares e o zero custo com frete naquela região, sendo uma vantagem competitiva na logística contra as outras equipes com operações em outras regiões, visando dominar o mercado local com preços baixos.    

     Realizamos altos investimentos com campanhas de marketing, ultrapassamos a média nas indústrias, porem na região 1 e 2, podíamos ter reduzido a oferta de recursos com marketing, pois essas regiões não eram o foco da empresa.

     Sobre P&D, devido à região 3 ser de baixa renda, sua população tinha por objetivo pagar o menor valor possível não visando tanto pela qualidade igual a região 1, porem foram realizados alguns investimentos iniciais relativamente baixos, e quase próximo do fim do simulador, resolvemos investir fortemente em P&D, mas aqui a estratégia foi equivocada, poderia ter distribuído melhor dentre todos os 7 períodos na plataforma.

     E por falta de compreensão dentro do simulador no início das atividades, não tínhamos em estoque produto acabado para vendas no 3º período, o que nos deixou em maus lençóis ao longo dos demais períodos.

Adequação das práticas à estratégia da empresa

     Ao iniciar o simulado, optamos por atender a região com maior número de demanda e por essa região ser de baixa renda, definimos que naquela região seria praticado preços abaixo em relação as regiões 1 e 2. Realizamos investimento com propagandas nas 3 regiões, distribuindo os valores conforme os critérios de qual mercado seria melhor para nossas operações, seguindo a ordem a seguir: região 3, região 2 e região 1.

     No 3º período nos deparamos com o pior cenário possível, tinham realizado investimentos com as instalações iniciais, contratações, propagandas, matéria-prima e por fim, não tínhamos produtos acabado disponível no estoque para atender a demanda atraída. E ao longo dos períodos, tivemos excesso de demanda atraída e não avançamos com a expansão da nossa indústria, não atendendo a demanda do mercado. E analisando os resultados dos 7 períodos para a equipe, pode visualizar que a capacidade produtiva estava incompatível com a demanda atraída, tivemos um excesso de demanda por conta da nossa capacidade produtiva fraca.

     A empresa falhou em não seguir as premissas da sua missão: “Ser a empresa líder na região 3 em produtos de eficiência energética” focamos em dominar a região 3, mas não deixamos de investir nas outras duas regiões, acarretando custos com propagandas, times de vendas, custeio com fretes. Por fim acabamos utilizando esses recursos que poderiam ser alocados na região 3, considerando o aumento na capacidade produtiva que ficou abaixo do esperado.

Principais desafios encontrados pela equipe

Dentre todos os contratempos enfrentados no simulador, os principais desafios identificados por mim, foi não identificar a necessidade de aumentar a capacidade produtiva devido os resultados sobre demanda atraída vs vendas realizadas, conforme gráfico abaixo:

                                   Fonte: SDE, 2019

    E a falta de percepção de todos nos em relação ao market share, estavamos querendo atender todas regiões no início, e percebe-se que se tivéssemos focado somente na região 3, seria o suficiente para auferir ótimos resultados para a Eco Tesla S.A.

Principais conquistas da empresa

A Eco Tesla S.A. pode considerar como conquista o excesso de demanda atraído, mas infelizmente não teve capacidade de atender.

    E acredito que a maior conquista para toda a equipe foi em poder participar desse excelente simulador que trouxe uma experiencia fantástica de como realizar gestão empresarial de uma indústria através de um jogo virtual.

Principais controles implantados

 

   Os controles adotados foram, nos mantermos informados através do e-NEWS disponibilizados a cada novo período, aquisição de INFONEWS e acompanhamento das vendas por período e os relatórios gerenciais e executivos.

[pic 2]

                            Fonte: SDE, 2019

Situação atual da empresa

 

  Nos dias de hoje a Eco Tesla S.A. está de acordo com sua estratégia, está focada em atender a região 3 e sua capacidade produtiva está abaixo da demanda, sendo a demanda 41.922 para o período 7 e sua capacidade está para 29.500 unidades de empresa – Economizador Solar de Energia.

Caminho a ser seguido pela empresa no próximo ano

     A Eco Tesla S.A. busca alcançar o primeiro lugar no ranking dentre todas as indústrias concorrentes, para tal precisa melhorar a sua capacidade produtiva e manter a sua estratégia de preços, favorecendo a região 3 e só após essa conquista começar a investir novamente nos mercados da região 1 e 2.

Objetivos estratégicos priorizados e motivos pelos quais são priorizados

Os principais objetivos estratégicos foram liderar na região 3 com peso 6, pois nela poderíamos auferir ótimos resultados, não teríamos o custo com frete naquela região onde a demanda era maior comparado as regiões 1 e 2.

E a lucratividade em vendas, com peso 8, visávamos demonstrar qual o poder de ganha que a empresa S.A possuía, através das comparações dos lucros líquidos vs resultado total de vendas.

Análise da estratégia, verificando se está condizente com os objetivos priorizados

    A estratégia inicial de instalar a Eco Tesla S.A. na região 3 foi condizente com os objetivos sim, o problema foi não dimensionar a capacidade produtiva de acordo com a demanda atraída. E no que se refere as instalações e os preços praticados na região 3, acredito que foi a melhor estratégia durante o jogo.

Ações da empresa para atingir seus objetivos nos próximos períodos

Aumentar sua capacidade produtiva para atender a demanda atraída na região 3 e após esta etapa, iniciar o processo de expansão industrial e comercial para atrair mercado na região 1 e 2.

Conclusão

   Conclui-se que a indústria empresa passou por diversos momentos difíceis e os seus integrantes não conseguiram auferir bons resultado, conforme suas estratégias definidas no início do simulador com as rotinas do dia-a-dia. Ficando em último lugar no ranking geral.

     A equipe a qual participei, Empresa S.A., adotou estratégias fracas, mas o aprendizado em questão fortaleceu muito para a fixação do conhecimento estratégico de uma indústria para cada integrante da equipe da empresa S.A.

Referências bibliográficas

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (215.2 Kb)   docx (251.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com