TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise - Filme Descartes

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  6.680 Visualizações

Página 1 de 3

1- Identificação da obra (referência ABNT)

ROSSELLINI, Roberto. Descartes. Vitrine Filmes, Itália, 1974. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=s8xU5OWBcP4>. Acesso em: 24 set. 2016, 09:54.

2- ELABORE um comentário crítico comentando a obra analisada e o conteúdo estudado (escreva pelo menos 3 parágrafos)

A história conta a vida de Renê Descartes, um filósofo amante da matemática. Inicia-se em Lá Flech um colégio muito conceituado, e onde Descartes desperta um prazer pelo conhecimento. Lá era ensinado varias matérias como Filosofia, Matemática e Teologia. Os alunos eram preparados para três ramos distintos: Igreja, Estado ou Forças Armadas. O filósofo era feliz com seus mestres, mais ainda não havia se encontrado, pois procurava uma verdade.

Em Paris para receber a herança deixada por sua mãe se hospeda na casa de um amigo de seu pai. Convidado por um amigo do colégio vai para o convento e se dedica aos estudos filosóficos a fim de conciliar a ciência com as verdades do cristianismo. Ousado e inteligente Descartes era bem valorizado pelos seus conhecimentos. O matemático viaja muito se alista em tropas holandesas e no Reino de Baviera.

Voltando a Paris se depara com uma grande injustiça contra seu amigo Teófile acusado de blasfêmia e abandono da fé, todos os seus artigos e livros queimados na praça, com toda população olhando. Depois deste fato, descartes começa escrever seus pensamentos e teorias. Convidado pelo Pe., ele apresenta uma de suas obras. Uma de suas principais obras foi o Discurso do Método, onde expõe suas teorias filosóficas, onde os estudos devem levar ao juízo verdadeiro, considerar algo existente mostrando que o homem pode se limitar pela certeza e evidências.

Descartes viaja novamente para Holanda, convidado por um amigo. Se torna um “professor” e passa para as pessoas todo seu conhecimento. Um belo dia recebeu a notícia que não poderia publicar seus artigos, pois corria o risco de ser condenado pela igreja. Então ele começa a discursar as Meditações Metafísicas, onde duvidava de tudo, absorvendo somente o que era verdadeiro.

Descartes nos mostra a racionalidade, a busca pela verdade e conhecimento. A razão deveria ser a principal, não poderia haver contradição. Ele instigava o questionamento, citado muito na era medieval. O filósofo foi reconhecido pelas suas grandes obras e alcançou a verdade que tanto procurava a conciliação da verdade científica relacionada à verdade do cristianismo. Enfim o conceito e busca do conhecimento para algo verídico, nunca se contentar com as respostas sem certezas, sem exemplos.

Portanto o pai da racionalidade foi determinado como um grande filósofo da humanidade, pois sempre estava a frente com respostas e novos questionamentos. Ao contrário dos gregos antigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, Descartes institui a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que possa ser provado.

Com a contribuição epistemológica do físico matemático surge uma coragem para enfrentar as opiniões. Nem sempre devemos concordar com aquilo que foi designado. Devemos ter opinião própria e persistir na razão a qual acreditamos. Somente admitir oque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com