TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Mintzberg Capítulo

Por:   •  13/4/2020  •  Abstract  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Explique os critérios de agrupamento.

  • Interdependências do fluxo de trabalho. Diante do que foi apresentado em diversos estudos focados nos relacionamentos entre tarefas operacionais específicas, conclui-se que o agrupamento das tarefas operacionais deve refletir as interdependências naturais do fluxo de trabalho. Dessa forma, quando tratamos de fluxos de trabalho bem definidos, pode-se observar uma maior dificuldade na coordenação, em oposição ao que ocorre em fluxos menos rígidos e estruturados.

Para Thompson, existem basicamente três tipos de interdependência, o coletivo (envolve apenas os recursos compartilhados), o sequencial (em que o trabalho é transferido de uma tarefa para a seguinte) e o recíproco (trabalho transita entre as tarefas). Como as organizações procuram agrupar as tarefas de modo a minimizar os custos de coordenação e comunicação, as unidades básicas são formadas na seguinte ordem preferencial: interdependência recíproca, sequencial e por fim coletiva. Por fim, existe a questão da permanência das interdependências residuais típicas, levando à questão sobre qual a prioridade dos vários critérios de agrupamento a serem empregados. Para Thompson, os grupos de nível inferior devem conter as principais interdependências recíprocas, os grupos de ordem superior são formados para lidar com as interdependências sequenciais e os grupos finais formados para lidar com as interdependências coletivas remanescentes.

  • Interdependências de processos. Refere-se aos processos usados no fluxo de trabalho, sendo dado como exemplo o caso em que um operador de torno tenha que consultar outro que trabalha em uma linha de produtos diferente sobre qual ferramenta usar em determinada tarefa. Dessa forma, existem interdependências relacionadas à especialização, as quais favorecem o agrupamento funcional, ou seja, a organização das posições deve favorecer a interação entre processos, de forma a incentivar o aprendizado entre especialistas e também tornar os especialistas mais adeptos ao processo em que atuam.

  • Interdependências de escala. Relacionando-se às economias de escala, os grupos podem ser formados para atingir tamanhos grandes o suficiente para funcionarem eficientemente. Um exemplo clássico é a existência de um departamento de manutenção, ao invés da existência de funcionários de manutenção específicos de departamento. Esse processo incentiva a especialização por processo, o que pode ser tanto positivo quanto negativo. Assim, fica evidente uma questão a ser tratada, concentrar ou dispersar os serviços, sempre buscando trazer o lado mais vantajoso à organização.
  • Interdependências sociais. Por fim, o quarto critério de agrupamento não se relaciona ao trabalho feito em si, mas sim aos relacionamentos sociais intrínsecos ao trabalho em si. Dessa forma, deve ser levada em conta a interação social no design das organizações, de forma a otimizar o desempenho das diferentes funções da empresa ao levar em conta o fator humano, que tem claramente grande influência no funcionamento das organizações.
  1. Explique as vantagens e desvantagens dos critérios de agrupamento por função e mercado.

O agrupamento por função apresenta como vantagens a concentração de recursos humanos e materiais em diferentes fluxos de trabalho e um grande estímulo à especialização, de forma a aumentar as capacidades dos trabalhadores quanto ao seu meio de trabalho, promovendo uma excelência técnica, e também formar o sistema de supervisão de forma que a supervisão seja feita “por iguais”, aumentando a interação social. No entanto, apesar de apresentar essas vantagens, falta ao agrupamento funcional um mecanismo interno para coordenar o fluxo de trabalho, ou seja, a alta especialização e o isolamento das unidades de trabalho dificultam, ou até impedem, o ajustamento mútuo entre esses especialistas e unidades e também a supervisão direta, faltando meios de coordenação para promover um melhor funcionamento da estrutura. Dessa forma, resultam desse tipo de agrupamento estruturas extremamente burocráticas, nas quais os ganhos com a concentração de recursos humanos e materiais, são perdidos, em parte, pelos esforços com a coordenação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com