TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Empresa

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.797 Palavras (16 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 16

Sistema de Ensino Presencial Conectado

bacharelado em administração

FABIANO F. DE SOUZA

RAYANE DANTAS

Análise da empresa: M. A. MACIEL DE CASTRO – SERVIÇOS – ME

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Histórico da empresa 4

3 ANÁLISE DA EMPRESA 5

3.1 Teoria cientifica e clássica, competências essenciais e habilidades administrativas. 5

3.2 Panorama do processo de comunicação na empresa 8

3.3 Processo da tomada de decisão 11

3.4 Cultura organizacional, setores e cargos, relacionamento dos colaboradores, grupos de trabalho e estilo de liderança predominante. 12

4 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Para administrar uma empresa são necessários diversos, fatores os quais determinaram o futuro daquele empreendimento, não basta apenas ter o capital para iniciar, mas sim uma visão empreendedora, técnicas, habilidades, conhecimentos, que permitirão conduzir a organização empresaria para o melhor rumo, para o sucesso, e somente um administrador que atenta para as funções administrativas conduzirá a empresa o cumprimento dos objetivos da missão, mas antes de chegar a meta, a organização passa por muitas etapas e fases, desde administração de materiais e maquinas até a liderança com os subordinados, no decorrer vamos falou mais sobre todos esse processo que é indispensável a uma empresa, será abordado também muitos outros assuntos a respeito do administrador e funcionários.

2 Histórico da empresa

A empresa M. A. MARCIEL DE CASTRO SERVIÇOS- ME ou Coari Cartucho (nome fantasia) é a realização de um projeto muito sonhado que o proprietário Marco Antonio Maciel de Castro conseguiu concretizar há alguns anos, o mesmo trabalha na área de recarga de cartuchos e manutenção de impressoras e computadores já faz muito tempo, ele aprendeu muito em cursos profissionalizantes e quando trabalho em empresas situadas em Manaus-AM.

Com sua chegada no município de Coari-AM, observou que as empresas prestadoras desses serviços não ofereciam um trabalho de qualidade, muitas vezes até com desleixo, foi onde surgiu o interesse de montar sua própria empresa, podendo oferecer um serviço de qualidade e com preços acessíveis, com foco na satisfação do cliente.

Então em 02/04/2008 for formalizado a abertura da empresa, ela começou como uma micro empresa que fazia apenas recarga de cartuchos e manutenção de impressoras, depois de alguns meses o negócio deu tão certo, as pessoas gostaram muito dos serviços prestados que fazia propaganda “boca a boca” da loja, e aparecia gente com computadores para ser concertados, no inicio o proprietário queria se dedicar apenas aos concertos das impressoras, para assim fazer um trabalho de qualidade, menos de um anos depois, além de prestar serviços como recarga de cartuchos e tonner, a empresa a também faz manutenção em computadores e vende artigos de informáticas e eletrônicos, como computadores, mouse, teclado, impressoras e afins.

Hoje a empresa dispõe de três funcionários além do gerenciamento feito pelo dono, os cargos são: técnico em manutenção de computadores, técnico em manutenção de impressoras, assistente administrativo e gerente/administrador. A Coari cartucho esta localizada na rua Marechal Deodoro 449-A centro, a micro empresa é formalizada, cumprindo com todos os deveres mediantes ao governo, a mesma participa das licitações que ocorre no município de Coari o que determina que a empresa seja toda legalizada, referente ao setor de produção ela esta classificada no setor terciário, classificando também no 2º setor no que se refere a sociedade (Organizações de interesse Privados – empresas-obtenção de lucros).

3 ANÁLISE DA EMPRESA

3.1 Teoria cientifica e clássica, competências essenciais e habilidades administrativas.

Teorias

Em síntese a teoria cientifica tem seu foco na tarefa, se observarmos a pirâmide organizacional, esta atua de baixo para cima. Ao contrário da anteior, a teoria clássica atua de cima para baixo, seu ponto central é a estrutura organizacional. Vejamos a seguir as duas teorias com mais detalhes:

As práticas administrativas no inicio da revolução industrial eram bastante simples e rudimentares. As qualidades dos produtos eram precárias e não obedecia à determinada regularidade, o principio empregado era de que cabia ao comprador inspecionar o que estava comprando (Chiavenato, 2007). No processo histórico da administração, foram criadas várias teorias, as pioneiras foram respectivamente cientifica e clássica, aquela foi criada por Frederick Winslow Taylor, e essa teve como autor Henry Fayol.

Taylor, que era engenheiro, iniciou a teoria cientifica em uma companhia siderúrgica no século XX, com objetivo de acabar com a improvisação o quadro de desorganização da indústria americana. Segundo Chiavenato (2005), solução encontrada foi estudar o trabalho de cada operário, analisá-lo, decompô-lo e racionalizá-lo por meio de estudos dos tempos e movimentos a fim de estabelecer um método que constituísse a melhor maneira possível para sua execução. A teoria cientifica, tinha como principal preocupação aumentar a produtividade e eficiência no nível operacional das empresas. Através da teoria cientifica Taylor criou a ORT (Organização Racional do Trabalho) que, por meio da análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, fadiga humana, padronização de métodos e máquinas, desenho de cargos e de tarefas, especialização do trabalhador, incentivo por produção supervisão funcional. Todos esses estudos buscavam padronização um método de trabalho, que fizesse o operário produzir mais e  com o máximo de eficiência. A ênfase era voltada para as tarefas.

A administração cientifica trouxe um novo conceito de produção, a produção em massa, que popularizou produtos, criou profissões, ampliou mercados e desenvolveu economias em todo o mundo ocidental (CHIAVENATO, 2005).

Enquanto Taylor propôs nos Estados Unidos a ORT, na Europa Fayol trabalhava segundo o PODC (Planejamento, Organização, Direção e Controle. Inicialmente para o autor os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com