TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Investimentos

Por:   •  23/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 - Custo de capital

O custo de capital se trata da expectativa mínima de retorno de um investimento em forma de capital, ou seja, é o valor mínimo de retorno buscado pela empresa/investidor a fim de que o mesmo se pague.  Sendo essa uma ferramenta que esses agentes se utilizam pra calcular o valor do dinheiro no tempo, auxiliando-os na hora de analisar e realizar investimentos para que no futuro consigam obter lucro.

Nas empresas há a eminente necessidade de sempre se ter dinheiro em caixa, este advindo das receitas geradas pela mesma, para conseguir custear as atividades operacionais cotidianas, pois há gastos e novos investimentos necessários para que a empresa consiga caminhar normalmente no dia a dia.

Porém há momentos em que a empresa não tem essa disponibilidade de dinheiro de forma imediata, partindo para novas formas para conseguir adquiri-lo e muitas vezes recorrendo a fontes de financiamento. Dessa forma o custo de capital pode ser entendido como o custo despendido pela empresa para se captar esse recurso a fim de viabilizar seus projetos, ou também como o retorno mínimo exigido pelo investidor para que ele possa investir e obter lucro.

Baseado na lógica da ferramenta matemática TIR (taxa interna de retorno), que determina a taxa de retorno que precisa ser obtida por uma empresa sobre seus investimentos para manter o valor da mesma inalterada através da estimativa dos fluxos futuros de caixa, o retorno que for acima do custo de capital indicará a rentabilidade do investimento e é isso que atrairá os investidores.

Um fator que pode afetar o custo de capital são os riscos, sendo estes o risco do negócio ou econômico e o risco financeiro. À medida que estes riscos se alteram, o custo de capital dos empréstimos também se altera de forma simultânea e paralelamente.

1.2 - Custo de empréstimo a longo prazo

Custos dos empréstimos em longo prazo, como o próprio se faz entender, refere-se a quanto custa tomar emprestado recurso com prazos superiores há um ano.

Quando é preciso as empresas recorrem a algumas maneiras de conseguir captar recursos, quando estes não estão disponíveis de imediato, podendo serem elas através de capital de terceiros ou capital próprio. Nesse caso, a taxa de desconto é utilizada como referência para a remuneração dos empréstimos. Essa taxa é responsável pela correção do valor do dinheiro no tempo, pois é de consenso que o mesmo apresenta um valor e um custo diferente ao longo do tempo.

O custo de capital de terceiros a longo prazo é definido através das estimativas de fluxos de caixa trazidos ao valor atual por meio de descontos que consideram o custo anual, as taxas de emissão e o valor de resgate. Sendo os juros anuais e a amortização de descontos referentes aos prêmios pagos ou recebidos quando se adquire empréstimos, elementos fundamentais que devem ser considerados ao se calcular os custos dos empréstimos no longo prazo.

O custo do financiamento de longo prazo é, geralmente, maior do que o custo do financiamento de curto prazo (este é obtido através de modalidades de empréstimo como: caução de duplicatas, factoring de duplicatas, empréstimo com alienação de estoques, dentre outros). Em um sentido mais prático, quanto maior o prazo do empréstimo, menos exatidão se obterá na previsão das taxas de juros futuras e, portanto, maior o risco do credor perder. Além disso, quanto maior o prazo, maior o risco de incobráveis associado ao empréstimo. Para compensar esses fatores, o credor costuma cobrar maiores taxas de juros em empréstimos de longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com