TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Investimentos

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.861 Palavras (12 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP[pic 1]

POLO DE APOIO PRESENCIAL – ACARAÚ – CE

ADMINISTRAÇÃO – ANALISE DE INVESTIMENTOS

Antônio Rubens Nascimento Vasconcelos, RA: 434413

Dianny Mary Muniz Dias, RA: 414650

Manoel Anderson Marques da Silva, RA: 436020

Maria Samara Alves de Freitas, RA: 435211

Mateus Sousa Vieira, RA: 429170

ANALISE DE INVESTIMENTOS

Prof. Me. Jefferson Dias

ACARAÚ – CE

16/04/2015


ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP[pic 2]

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Anhanguera - Uniderp – Centro de educação à distância, para a disciplina de Análise de Investimentos.

Acaraú – Ce

2015


Sumario

Introdução.........................................................................................................................4

Etapa 1...............................................................................................................................5

Etapa 2...............................................................................................................................7

Etapa 3...............................................................................................................................9

Etapa 4.............................................................................................................................11

Considerações finais........................................................................................................13

Referencias Bibliográficas...............................................................................................14


Introdução

                    O trabalho foi desenvolvido em grupo, com diversas opiniões a se expressar, todos tiveram sua participação para que pudéssemos criar um projeto, de acordo com o desafio desta Atps, que pudesse trazer um bom retorno futuramente. No inicio foi meio que desafiador juntar tantas ideias e produzir um só trabalho, então depois de algum tempo debatendo sobre este assunto, o resultado é o projeto a seguir, no qual poderão ser acompanhados diversas definições e cálculos sobre diversos temas abordados pela Analise de Investimentos. O projeto pode até surpreender por ser de uma grande simplicidade, presente principalmente na pequena quantidade de serviço que o projeto oferece. Acreditamos que as analises e cálculos demonstrados a seguir, mesmo sendo estes fictícios, estejam próximos à realidade.


ETAPA 1

Passo 1

                    No nosso cotidiano, podemos de diversas maneiras, nos depararmos com a palavra investimento. Como por exemplo, no simples fato de se guardar dinheiro em uma poupança, ou como também cursar uma faculdade, comprar um automóvel, entre varias outras coisas, em que o investimento se destaca mesmo sendo de forma tão variada.

                    Porém não é pelo fato de que essas simples situações e circunstancias são chamadas de investimento, de certa forma existe algo em comum entre elas. O conceito do termo “investimento” tem origem do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para que de alguma forma, no futuro, captar novos recursos. Nesse caso, esses exemplos e demonstrações citados até aqui, mesmo sendo elas tão diversificadas, são denominados investimentos por possuírem a mesma dinâmica, ou seja, a renuncia de um recurso no presente, para um retorno maior no futuro.

                    O significado de investimento de forma comum “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro”(Fonte: PLT – Analise de Investimento). No entanto existem três grandiosos grupos de diferentes investimentos, que são eles:

1 – Investimentos Públicos: Estes são investimentos realizados por pessoas jurídicas de direito publico. E é valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito publico não são com o intuito de retorno financeiro, mas sim de melhoria a sociedade, como no caso da construção de escolas e hospitais.

2 – Investimentos Privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com o objetivo de gerar retorno financeiro.

3 – Investimentos Mistos: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas de direito público e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. Tal investimento tem, geralmente, a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro.

                    Para a economia de um país, estado ou uma cidade, como também para a própria sobrevivência das organizações, os investimentos são de uma extrema importância. Os investimentos ajudam principalmente no aumento do Produto Interno Bruto (PIB), como também em mais dois aspectos que são a expansão e reposição de capital.

Passo 2

                    A imensidade de opções de para se investir são muito grandes, algumas delas com uma alta taxa de riscos e outras com menos. Sendo assim, cabe ao administrador estudar e analisar todos os projetos para que possa realizar a melhor escolha possível, levando em consideração esse três aspectos:

1 – Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com o menor risco e um maior retorno para a organização.

2 – Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.

3 – Ambiente Empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.

Passo 3

  • Produto (ou serviço) que a empresa comercializará: Fabricação e comercialização de azulejos e pisos em geral.
  • Produto que será comercializado: Azulejos e Pisos.
  • Nome fantasia: Central do Azulejo
  • Razão social: Central do Azulejo Fabricação e Comercialização de Pisos LTDA.
  • Endereço da empresa: Rua Nazaré Vasconcelos. Bairro Centro. Jijoca de Jericoacoara - CE


ETAPA 2

Passo 1

                    Independentemente de qualquer ramo de atividade da organização, porte ou setor, o fluxo de caixa deve ser utilizado na analise dos investimentos. Segundo o trecho apresentado no PLT de Analise de Investimentos “todas as principais técnicas de analises de investimentos se baseiam no conceito de fluxo de caixa”. Santi Filho (2004) afirma que é possível que uma determinada empresa ou organização apresente lucro liquido e um bom retorno sobre investimentos e ainda assim venha a falir. Esse fato se da ao péssimo fluxo de caixa que acaba com a maioria das empresas que fracassam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (239.9 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com