TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de conjuntura da Petrobrás

Por:   •  3/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 8

Análise de conjuntura Petrobrás

*Óticas:

Macroeconomia Internacional

- Possibilidade de eclosão de uma guerra no oriente médio com viabilidade de aumento do preço do barril de petróleo.

-Espionagem em setor de segurança energética  mundial, implicando no desvendamento de segredos tecnológicos da Petrobrás.

-Ações da Petrobrás com valor menor no mercado internacional em função da não sensibilidade de seu acionista majoritário (Governo Brasileiro) com relação ao aumento do preço dos seus produtos.

-A Petrobrás como fator relevante para a realização de acordos de cooperação econômica mundial.

-Movimentos de preservação ambiental obstaculizando o desenvolvimento produtivo da organização. Ex: Greenpeace.

-Condição de “refém” de similitudes ideológicas com países tipicamente de “esquerda” os quais a Petrobrás tem negócio.

Macroeconomia Nacional

 -Investimentos produtivos do governo, impactando os negócios da Petrobrás.

-Possibilidade de ganhos diretos com os leilões da camada pré-sal e ganhos indiretos com as organizações vencedoras.

-O adiamento dos leilões podendo afastar potenciais investidores deste mercado de pré-sal.

-Ausência de mão de obra qualificada; “o anti-exemplo de Macaé” tornando-se estratégias de melhores por parte do governo.

-Ausência de um plano governamental de qualificação para a absorção das oportunidades advindas de setores cujas tecnologias sejam mais complexas e voláteis.

-As estratégias comerciais da Petrobrás podem promover oscilações importantes na taxa de câmbio.

Ciências Tecnológicas

-Petrobrás é a Empresa que mais investe em ciências e tecnologia no país; nível de tecnologia exploratória é muito volátil. Representa um risco e uma oportunidade para a Petrobrás.

-Tecnologia para a exploração da camada pré-sal como o nível de dificuldade ímpar e, por isso gerando ceticismo dos investidores.

-Refinarias da Petrobrás tecnologicamente defasadas para o refino de algumas classificações de Petróleo.

-Percepção governamental acerca da relevância dos investimentos em ciências e tecnologia no País para fins de equiparação com seus pares dos países emergentes e do mundo desenvolvido.

-Investimento, necessidade urgente de aprimoramento do software de segurança visto que a exemplo este não impediu a espionagem americana sem caso recente.

Segmento de Petróleo e Gás

-Recurso natural fóssil (Petróleo) finito;

-Cadeia de fornecedores (suprimentos deste segmento) podendo ingressar em estágio de paralisação das suas atividades no período de transiência da exploração da camada pré-sal

-83% das nossas indústrias utilizam energia fóssil que se findará em 30 anos; pela fonte de energia ser limitada faz com que abra uma precedência para a busca de novas fontes de energia;

-Atividade operacional geradora de prováveis acidentes ambientais que podem implicar em ônus financeiros para as organizações alem de impingir a obrigatoriedade de utilização de fontes energéticas renováveis e, por conseguinte menos poluente.

-Aprimoramento das atividades de geologia do mundo, conferindo  a segurança nos prospecções de riquezas fósseis e minerais.

-A tecnologia de robótica é ainda muito pouco utilizada nas atividades de exploração de riquezas fósseis e minerais com camadas mais profundas.

Petrobrás

-A Petrobrás corre um risco enorme, pois a gasolina tem que ser aumentada. Governo faz política monetária usando a Petrobrás.

-As ações da Petrobrás são voláteis; tem um quadro funcional competente.

Objetivos:

-Petrobras antecipará Plano de Negócios para período 13-17.

-Entre as medidas da empresa no curto prazo Graça Foster descartou o aumento dos índices de conteúdo nacional nas compras da estatal. Segundo ela, não está sendo discutida a ampliação ou redução desse indicador, que deverá ser mentido na média de 65%. Além disso, ela ressaltou ainda que a empresa considere importante manter a produção nacional porque isso ajudaria a reduzir os custos e a demora no atendimento a urgências, fato que não ocorre atualmente quando há um evento que se refere a bens ou equipamentos importados.

-Uma das tentativas da empresa em atrair novos fornecedores para todas as cadeias onde atua está nos  programas de financiamento. O mais recente foi o Progredir, que, ontem, aumentou a abrangência ao incluir três novos bancos no grupo que oferece crédito a empresa que fecham contratos com a estatal. São eles o Citibank, BicBanco e o Banrisul.

Metas:

-As metas de produção da Petrobras estão mantidas no Plano de Negócios e Gestão (PNG) 2013-2017, em relação ao PNG 2012-2016. A meta de produção para 2013 também é a mesma: 2.022 milhões de barris por dia, com possibilidade de variação de 2% para cima ou para baixo. - A produção chegará a 2,5 milhões de barris de petróleo em 2016, 2,75 milhões em 2017 e 4,2 milhões em 2020. Já a produção em barris de óleo equivalente (petróleo e

gás) atingirá 3 milhões em 2016, 3,4 milhões em 2017 e 5,2 milhões em 2020. - O índice de sucesso exploratório no pré-sal alcança 82%. O índice no Brasil, incluindo todas as descobertas, é de 64%.

-Petrobras bate 42% da meta de desinvestimentos com venda na Colômbia.

-Com a venda de 100% das ações de sua subsidiária Petrobras Colombia para a Perenco, anunciada hoje, a Petrobras alcançou a marca de 42% da sua meta do programa de desinvestimentos para 2013, de US$ 9,9 bilhões.

-A Petrobras está propondo criar uma fórmula para dar reajustes automáticos para os preços da gasolina e do óleo diesel. O objetivo é alinhar os preços do Brasil aos valores cobrados no mercado internacional. Esse aumento torna a política da Petrobras mais previsível para os investidores.

-O objetivo é que fique mais claro e mais previsível, e que se evitem os excessos. Quando o dólar ou o petróleo subirem muito, não se repassaria. Quando cair demais também não. Seria uma média. Mas isso só vai valer se quando o petróleo cair e o dólar cair também houver redução de preço.

BALANCED SCORECARD

RESUMO: O Balanced Scorecard (BSC) é uma das ferramentas eficazes de gerenciamento que fornece aos gestores a oportunidade de conectar os resultados do desempenho com os processos que ocasionaram esses resultados. Essa ligação possibilita a tomada de decisões dentro do ambiente interno e externo que a organização está inserida. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da utilização do BSC e suas perspectivas como instrumento de estratégia empresarial assim como apoio à tomada de decisão a partir dos resultados de pesquisas publicadas em periódicos da área realizadas no período de 2001 a 2011. Aponta-se como principal conclusão que foi possível verificar a presença deste tema de forma ampla em publicações reforçando a importância da utilização desta ferramenta e suas perspectivas como instrumento de estratégia empresarial como apoio à tomada de decisão bem como uma forma de melhor divulgar as informações gerencias no intuito de facilitar a compreensão dos stakeholders das companhias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (200.8 Kb)   docx (77 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com