TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de um ambiente específico e particular

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.762 Palavras (24 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 24

Este trabalho tem o intuito de realizar observação, descrição e análise de um ambiente específico e particular. A intenção aqui é de realizar observações de um local específico, para, mais tarde, traçar uma análise em consonância com os tópicos discutidos na disciplina, em sala de aula.

Em um momento pertinente, o grupo escolheu dois integrantes para realizarem as análises e descrições e mais um para assessorar naquilo que for necessário. O lugar escolhido foi o restaurante Madero, local fechado, no Shopping Palladium, em Curitiba. Cada observador foi ao local por, no mínimo, duas vezes e buscou realizar suas observações e descrições de forma impessoal. A falta de hábito em realizar descrições, bem como a inexistência de requisitos de pessoais, de personalidade, talvez tenha dificultado, em um primeiro momento, a realização das descrições. Contudo, acredita- se que este tenha sido um obstáculo superado no desenvolvimento do trabalho. No momento de realizar a análise, os integrantes sentiram a necessidade de realizar mais algumas visitas e a realização de mais uma descrição, o que foi realizada.

A intenção é fazer com que o leitor, ao ter acesso ás descrições, se sinta no local descrito. O grupo atentou- se para o detalhamento de cores, paredes, cortinas, portas, mesas, cadeiras, pisos, luminosidade e objetos em geral. Além disso, aspectos pertinentes a sensações, bem como a preocupação de como alguém se sentiria ao estar naquele ambiente por algum tempo foram considerados.

Já no momento da análise, o grupo buscou analisar todas as descrições e correlaciona-las com os conceitos discutidos na disciplina Teoria Social e Organizações e também com alguns tópicos discutidos pela atual sociedade.

Observações:

Observador 01:

        O local escolhido para análise é um ambiente gastronômico e de forte influência comercial: o Madero, que se encontra dentro do shopping Center Palladium, em Curitiba.

Chegando ao local, por volta das 16 horas, em ambas as vezes que visitei, horário de bastante movimento e de casa quase cheia, logo é percebido que na fachada do restaurante existe uma espécie de cercadinho de plantas com cerca de 70 cm de altura, que vai de um extremo ao outro, dando a visibilidade a natureza, fazendo com que essa seja a única barreira que faz a distinção do que é shopping e restaurante,  ou seja, não existem paredes frontais, fazendo com que tenham total interação com o mundo externo.

A estrutura e arquitetura interna tem característica rústica em sua organização de espaço, onde se tem uma aproximação com a natureza. Há a utilização de materiais puros, sendo esses ligados ao meio ambiente, como madeiras e pedras. Também é utilizado o vidro, iluminação clara e cores quentes como o marrom, seja na decoração, arquitetura ou mobiliário. Dessa forma, o lugar traz a sensação de conforto, por resgatar a simplicidade, gerando um ambiente acolhedor, além da sensação de fome, com o aumento de apetite influenciado pelo ambiente, como dito anteriormente, pelo uso de cores quentes, que estudos afirmam que a cor do local influencia e instiga o prazer de comer, além do olfato com o cheiro marcante das comidas a serem preparadas.

 No lado esquerdo da entrada existe um cartaz com preços de chopp e bebidas diversas, promoções e horários de atendimento do estabelecimento, presos por uma espécie de estante de madeira em tom escuro com cerca de 1,50 m de altura. No lado direito, havia um cartaz com promoção de happy hour, que esse também estava preso por uma espécie de madeira em tom escuro. Assim, é percebido a motivação por propagandas e promoções com produtos que chamem a atenção e com preços acessíveis, esses estão disponíveis em um local de destaque para provocar o consumo.

Em frente a entrada, existe um balcão de madeira com cerca de 1,40 m de altura em cor branca, com um computador, cardápios e cartas de vinho. No balcão, haviam dois funcionários da empresa, com um tablet em mãos, cada um, onde auxiliavam na escolha das mesas, pude notar que são funcionários do restaurante pois estavam usando uniforme com o nome do local. Ao ser atendido fui perguntado se queria mesa para 2,4 ou mais pessoas, logo disse que era para uma pessoa e me sentei.

 Ambiente com estilo rústico com aproximadamente 150 m2, que me fez ter a sensação que é dividida em 3 ambientes, sendo compartilhado apenas por uma espécie de compensado de madeira bem detalhado, com partes em vidro,  e cortinas em tecido tule bem fino em um tom marrom claro,  onde imitam ser uma janela. No salão central, o chão tem um piso que me fez lembrar o calçadão da XV de novembro do centro de Curitiba. Nos ambientes laterais, o chão é com laminados de madeira que chegam a brilhar, lembrando as pistas de boliche, lugar com 22 luminárias, cada uma com 5 lâmpadas que se parecem velas, 12 saídas de ar condicionado no teto de todo local, sendo 6 delas no ambiente central e 3 em cada ambiente lateral, 2 sensores de fumaça em cada ambiente, 2 esguichos de água para casos de incêndio. Pude reparar que em todas as mesas contém um suporte de guardanapo, 1 pote de ketchup, mostarda e maionese, uma carta de vinhos e bebidas diversas.

 O ambiente é dominado por sons constantes como vozes, pessoas conversando, talheres batendo no prato e garçons anotando pedido.  Temperatura na casa dos 20 graus e um cheiro de carne na grelha. É um lugar com aproximadamente 10 garçons, que se diferenciam por cor de camisa, sendo elas, as de uniforme preto, que auxiliam na escolha dos lugares, e as de uniforme vermelho, que anotavam e traziam os pedidos, além de uma pessoa que andava para lá e para cá com uniforme azul escrito controle de qualidade, onde recebia críticas e sugestões para a melhoria do atendimento ou em outra necessidade específica. Este atendimento é um diferencial, que através de críticas e sugestões é possível a melhoria comercial, onde o cliente é ouvido e assim se sente satisfeito com o atendimento, expondo sua opinião.

Pude notar que grande parte dos clientes, tinham idade média acima dos 20 anos de idade, em sua maioria casal com filho e grupos de amigos. O lugar possui 1 banheiro em cada um dos ambientes. Em todo o ambiente, existem cerca de 50 mesas com diferentes formas, sendo 12 mesas quadradas para 2 lugares, 12 mesas retangulares para 4 lugares, 16 mesas redondas e 10 mesas com sofá na cor preta que se encontram nas paredes laterais. Mesas todas de madeira em tom bege, cadeiras estofadas, com encosto de braço e com o mesmo tom das mesas. O ambiente central é onde se encontra o maior número de luminárias, saídas de ar condicionado, e mesas especialmente que são para grupos maiores, sendo 6 delas quadradas, 6 mesas retangulares 8 mesas redondas, além de uma espécie de armário embutido, onde contém pratos, copos e taças, parede de fundo e lateral revestida com pequenos tijolos, além de 4 mesas com sofá de parede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (178.1 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com