TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de uma Empresa em relação aos conteúdos estudados

Por:   •  17/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.937 Palavras (12 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I:

Relação teoria e prática

Análise de uma Empresa  em relação aos conteúdos estudados

Alberto Toneto Dutra

RA:

Santa Maria, RS

2016

Alberto Toneto Dutra

RA:

PROJETO MULTIDICIPLINAR I:

Relação teoria e prática.

Análise de uma Empresa em relação aos conteúdos estudados

Trabalho apresentado como requisito parcial às disciplinas Fundamentos de Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática do  curso de Gestão Pública.

Santa Maria, RS.

Abril 2016

RESUMO

PALAVRA CHAVE: Comunicação Empresarial, Fundamentos da Administração , Técnicas de Informação.

SUMÁRIO

RESUMO......................................................................................................................    3

INTRODUÇÃO …..........………………………................….............…………..         6

2. DESENVOLVIMENTO ...................................................................................   ...   7

2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA ...................................................................... .........7

2.2.FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO .........................................................7

2.3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ...……………………………………....….10

2.4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA ....……………………………………............10

 CONCLUSÃO .............…………………………………………………………......15

BIBLIOGRAFIA...............…………………………………………………………......16

INTRODUÇÃO

 O presente Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) é um trabalho do Curso de Gestão Pública, o qual tem por objetivo, relacionar a teoria estudada nas disciplinas de Comunicação Empresarial, Fundamentos da Administração e Técnicas de Informação com a prática empresarial. São disciplinas do Curso Regular que seguem linhas de estudos conforme o currículo da universidade – UNIP.

Optou-se por analisar a empresa ENY de calçados por ser originalmente uma instituição santa-mariense e de tradição na cidade e região, no que tange o mercado de calçados, sejam eles femininos, masculinos e infantis.


2. DESENVOLVIMENTO

2. 1. Descrição da Empresa

A Eny é uma das empresas mais antigas de Santa Maria. Em 1924, Luiz Andrade, viajante vendedor de calçados masculinos cansou-se das andanças e decidiu dedicar-se a algo que permitisse sua permanência na cidade. Conseguiu um empréstimo com o sogro, alugou uma sala de frente e no dia 7 de outubro nascia uma loja de calçados na Rua Silva Jardim, número 1876.  A loja não tinha nome, apenas uma placa sinalizando que ali vendia-se calçados e quem atendia era um jovem, Salvador Isaia, com 15 anos na época.

Foi apenas em 1927, entre outras sugestões, que a loja passou a nomear-se Eny – nome de uma marca de calçados femininos vendida na época. O primeiro slogan foi: “Casa Eny – a mais barateira”. Em 1930, ano da Revolução, a Casa Eny parassaa revender calçados de grandes marcas nacionais. O progresso crescente proporcionou que em 1940 acontecessem ousadas ampliações no mercado de compra e na fixação definitiva da clientela. Neste ano a Eny passa a vender outros acessórios femininos.

Superadas  algumas dificuldades, 1950 é inaugurado o Edifício Mauá, primeiro prédio da cidade e no andar térreo foi inaugurada uma nova loja das Casas Eny.  Em 1960 foi inaugurado o majestoso prédio da galeria do Comérico, onde na parte térrea foi inaugurada a loja de calçados femininos, oferecendo espaço exclusivo para as mulheres. Seguiram-se outras ampliações e eventos comemorando o sucesso e crescimento da empresa.

Entre 2000 e 2009 foi inaugurada uma loja em Porto Alegre e em no shopping Monet. Em 2002 passa a vender a prazo com o cartão Eny, acompanhando as tendências de mercado Em 2005 é lançado o cartão Credifácil Eny e inaugurada a loja Ponta de Estoque. As lojas Eny continuam crescendo lançando outras lojas em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

A empresa destaca-se pelo envolvimento cultural na cidade. Por projetos como “Corujinha” que proporcionou s oportunidade de muitas crianças terem contato com a literatura e com peças de teatro e o projeto “Canções ao Pares” que reuniu músicos de diferentes estados do Brasil.

Como missão, as lojas Eny tem a de “comercializar produtos de qualidade oferecendo variedade com melhor preço, sempre primando pela honestidade nos negócios”. A Visão é de “ser referência nacional como sendo a melhor opção de compra” e os Valores são “honestidade, humildade, responsabilidade, comprometimento e disciplina”.  Desde 2008, as lojas Eny atendem aos padrões de qualidade da ISSO 9001.

2.2.  Fundamentos da Administração

As lojas Eny é um exemplo de administração de sucesso. Luiz Andrade iniciou sua trajetória como vendedor de calçados e talvez não imaginasse o potencial empreendedor que estava por traz de suas iniciativas. O administrador, segundo Katz (1986) apud Santos (2011, p. 15)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com