TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme Tormenta

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

[pic 1]

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL                           PROFESSORA: DENISE SOUZA

 

 

 ANÁLISE DO FILME: White Squall

 “TORMENTA

CARUARU

2019

PRINCIPAIS PERSONAGENS

Depois de analisar o filme White Squall – “TORMENTA” É possível destacar que os principais personagens do filme que acontece no navio Albatroz são: Chuck Gieg, logo nos primeiros minutos o enfoque do filme se concentra nele, mostrando sua ida ao navio e a despedida dos pais. Além disso, ele narra à história. Sheldon que era capitão do navio e era responsável pelos jovens que estavam na embarcação. E também podemos destacar os personagens Dean Preston, Frank e Gil Martin.

O INDIVÍDUO NA ORGANIZAÇÃO

- Diversidade e diferenças individuais:

As características biográficas que podem ser destacadas dos personagens são: Os quatro jovens possuem uma mesma faixa etária, mas cada um possui suas particularidades de vida. O Chuck ao partir para o navio está indo em busca de suas vontades, deixando para trás o “caminho” que seus pais almejavam. É possível notar que o Frank tinha conflitos com sua família, e possivelmente esses transtornos acabaram influenciando seu comportamento no navio. Gil já tinha passado por situações difíceis na sua vida, onde tinha perdido seu irmão de uma maneira trágica. E, com isso acabou desenvolvendo um trauma de altura. O capitão Sheldon, bastante autoritário se baseia em suas experiências de vida para comandar o navio.

As características de personalidade que podem ser destacadas são Chuck sempre cooperativo com os demais e preocupado com o ambiente de modo geral possui o senso de extroversão, estava empenhado em manter o grupo estável. O capitão Sheldon sempre muito autoritário, queria que tudo tivesse sob controle. Apesar desse seu lado “explosivo” ele possuía grande influência aos jovens do Albatroz, as principais características em seu personagem seria o senso de responsabilidade e extroversão, pois, ele exerce um papel de liderança no navio e seu objetivo era muito claro, ele queria o desenvolvimento dos garotos de qualquer forma. Gil, possuí o senso de interesse, pois, aparentemente no começo transmite uma figura de ser “frágil” consegue vencer seus medos, mesmo que através de pressões que são dadas principalmente pelo capitão. Dean mesmo que com algumas atitudes esnobe, é flexível e tem a facilidade de aceitar os desafios que são impostos a ele, está sempre envolvido nos conflitos que acontecem no navio. Além disso, possui também um perfil autoritário e tem a dificuldade de aceitar algumas “regras”.  Frank como chega depois na navegação e tem que se integrar aos demais, um perfil de um jovem mimado que herdou algumas características importunas de seus pais, é de difícil adaptação e convivência. E, com isso acabou sendo expulso do navio, a ausência do ajustamento emocional acabou lhe prejudicando.

O comportamento de cada um seria reflexo do conjunto das características biográficas e as de personalidade. Juntamente com a percepção que cada um tinha do ambiente em que estavam inseridos, Frank pelos fatos já apresentados de: chegar depois no navio, demora estabelecer relações com os demais, e acabou criando novos conflitos após matar o golfinho e ter sido expulso no navio. Dean expressa literalmente suas personalidades em seu comportamento, através de sua atuação inflexível. Gil em primeiras situações reflexe no seu comportamento suas características, mas, depois se desenvolve e acaba deixando um pouco de lado fatores biográficos e expressa mais de suas características pessoais. Sheldon, principalmente através de suas características biográficas, influência seu comportamento com os garotos, pois ele se baseia em sua história. Chuck transmite suas características através de sua pró-atividade, interesse pelo grupo. Seus valores tradicionais influenciaram sua atuação.

GRUPOS

- Formação dos grupos:

Um fator que contribui para formação de grupos são os interesses em comum, levando em consideração que aos jovens que estavam a bordo no navio estão na mesma faixa etária, é provável que vínculos vão sendo criados. É possível notar a união dos jovens quando estão desempenhando alguma função que é necessário um esforço da equipe, quando saíram pra passear, mesmo havendo conflitos, o grupo se manteve “estável”. Em organizações ou em outros ambientes, além de grupos gerais que seriam englobados todos os membros envolvidos, são criados grupos específicos que compartilham de interesses comuns, ou pelo simples fato de afinidade.

- Tipos de grupos:

O grupo formal seria o conjunto de garotos que estão no navio, inclusive o capitão também. Onde compartilham de interesses gerais, e todos sob o comando do capital Sheldon que delega atividades para o grupo. Por se tratar de um grupo geral, vale destacar que os acontecimentos entre eles podem afetar o clima geral do ambiente. Além disso, vale destacar que em situações que envolvem todos os membros o grupo de modo geral pode sofrer consequências, no filme, uma atitude fora do contesto foi o fato de Frank ter matado o golfinho. Nesse caso, a equipe de modo geral não sofreu diretamente com o ato dele, mas, o fato dele ter sido expulso pode ter dado uma instabilidade nos demais.

Tanto no filme, quanto em outras instituições é possível observar a formação de pequenos grupos, que seriam caracterizados como informais. A criação destes grupos pode acontecer por diversos fatores, como por exemplo: interesses específicos em comum. No filme é possível destacar um grupo informal que foi constituído por Martin, Chuck e Dean. A luta pela sobrevivência fez com que o comportamento intragrupal fosse bastante dinâmico, pois era necessário uma cooperação coletiva para que as atividades fossem desempenhadas. Além disso, outro grupo existente seria o dos “adultos” que era formado pelos professores que desempenhavam atividades em prol dos meninos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com