TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Meio Envolvente

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.143 Palavras (13 Páginas)  •  8.942 Visualizações

Página 1 de 13

Índice

CAPÍTULO I        3

1. Introdução        3

1.1.        Justificativa        4

1.2.        Objectivos        4

1.2.1.        Objectivos gerais        4

1.2.2.        Objectivos específicos        4

1.3.        Metodologia        4

CAPÍTULO II: DESENVOLVIMENTO        5

2. Análise do meio envolvente        5

2.1.  O Meio Envolvente Contextual        5

2.1.1. Macro Ambiente        6

2.1.2. Factor Económico        6

2.1.3. Factor Sócio-Cultural        6

2.1.4. Factor Político-Legal        7

2.1.5. Factor Tecnológico        7

2.1.2. Micro Ambiente        7

2.1.3. Oportunidades e Ameaças        10

2.2.Meio Envolvente Transaccional ou Interna        10

CAPÍTULO III        13

Conclusão        13

Referências bibliográficas        14

CAPÍTULO I

1. Introdução

No presente trabalho realizado no âmbito das Jornadas Científicas de caráter expositiva de pesquisa científica, cujo tema é ´´ Analise do meio envolvente empresarial ``. Iremos abordar modos pelos quais as organizações estão em permanente relação com o meio envolvente em que se inserem e a forma de gerir essa relação está na base do conceito de estratégia.

As organizações e o meio envolvente gerador de oportunidades e ameaças são dois pólos básicos dessa relação, que têm sido objecto de atenção, apresentando-se, por vezes, em forma de controvérsia sobre o grau e a intensidade com que o meio envolvente influencia ou determina as decisões estratégicas na organização e sobre a capacidade destas moldarem livremente o seu próprio caminho. Vê-se, muitas vezes, o meio envolvente como factor determinante das estratégias organizacionais, isto é, perante as características e sinais do meio envolvente, as organizações deverão ajustar os seus comportamentos de modo a garantir o seu sucesso e sobrevivência. Hoje em dia, perante um meio envolvente turbulento, incerto, complexo e competitivo, a formulação da estratégia deve basear-se cada vez mais numa crescente capacidade de dar respostas rápidas e flexíveis perante os desafios e mudanças que lhes são colocados e assim, conduzirem as suas empresas ao sucesso. As que se mostrarem incapazes de responder às exigências que externamente lhe são colocadas tornam-se não competitivas e tenderão a ser naturalmente excluídas.

  1. Justificativa

Estamos numa fase de constantes transformações, em que o acesso à informação é essencial para que a adaptação das empresas ao meio envolvente seja bem-sucedida.

Para responder à crescente complexidade na avaliação do factores que podem afectar o desempenho das empresas tornou-se necessário desenvolver algo capaz de conjugar determinantes do meio envolvente empresarial

  1. Objectivos

Segundo LIBANEO (1994. p.122), “o termo objectivo diz respeito a um fim que se pretende atingir, é uma descrição clara dos resultados que desejamos alcançar numa certa actividadeˮ. Afirma ainda que a definição clara dos objectivos é de estrema importância em varias áreas de actuação humana, e esse objectivo pode ser objectivo geral ou específico.

  1. Objectivos gerais

Segundo LIBANEO (1994. p.122) objectivo geral “relaciona-se directamente ao problema. Ele esclarece e direcciona o foco central da pesquisa de maneira ampla. Suportando-se nesta ideia traçou-se seguinte objectivo geral:

  • Analisar o impacto dos factores do meio envolvente para as empresas.
  1. Objectivos específicos

  • Identificar  as características dos factores do meio envolvente empresarial;
  • Demonstrar o relacionamento dos pontos fortes e fracos (ambiente interno) com as oportunidades e ameaças (ambiente externo);
  • Descrever a importância do ambiente interno na definição de estratégia.
  1.  Metodologia

De acordo com BELLO (2004:16) “ a metodologia é a explicação minuciosa detalhada, rigorosa e exacta de toda acção desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa”. O trabalho teve como principal fonte de realização a pesquisa bibliográfica na qual usamos literaturas com informações da área em que se pretendia explanar, para os conceitos gerais usamos algumas informações retiradas na internet

CAPÍTULO II: DESENVOLVIMENTO

2. Análise do meio envolvente

Meio envolvente de uma empresa é o contexto em que ela existe e realiza a sua actividade e que, de algum modo, influencia a forma como se comporta e desenvolve.

A interação da empresa com o meio envolvente é permanente. A análise ao meio envolvente é fundamental para a definição da Estratégia empresarial. Podemos dividir esta análise em dois níveis:

  • Meio Envolvente Contextual;
  • Meio Envolvente Transacional.

2.1.  O Meio Envolvente Contextual  

A finalidade da análise do meio envolvente contextual é a de tentar perceber quais os factores do ambiente económico e social que em geral afectam a actividade da empresa, tanto no momento actual como no futuro.

De acordo com TEIXEIRA (2011), o meio envolvente contextual é comum a todas as organizações e pode ser dividido em dois grandes grupos: Um primeiro grupo o ambiente geral, (macro-ambiente) é composto por aquelas forças ou variáveis do ambiente que, exercem a sua função sobre a estratégia a seguir pelas empresas mais de uma forma difusa em relação a todas as empresas. São os factores: Económico; Sócio-cultural; Político-legal e Tecnológico. Existe depois outro grupo de factores que condicionam factores de cada empresa, em particular, designado habitualmente por ambiente competitivo (micro ambiente). Trata-se de um conjunto de factores relacionados com os clientes e fornecedores (que obviamente são destintos para cada empresa), quer os clientes e fornecedores actuais e as sua posições negociais, quer os clientes e fornecedores potenciais, a indústria, o tipo de concorrência existente, as facilidades ou dificuldades de entrada no negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (287.1 Kb)   docx (287.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com