TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Mercado: “Mercantil Popular”

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

Análise do Mercado: “Mercantil Popular”

O presente trabalho apresentará assuntos sobre a análise organizacional da empresa Mercantil Popular, onde terá como princípios os seguintes assuntos abordados: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética; Políticas e Sociedade; Seminário. Sendo que o objetivo do portfólio é desenvolver uma visão sistêmica da empresa, empregando a interdisciplinaridade para análise organizacional, bem como verificar como funciona todos os processos da organização.

A missão da empresa é permanecer de contínuo, aprimorando os serviços adequados à clientela através da qualidade do atendimento, procurando fiel progresso, bem como acompanhando as alterações do mercado, atentando para o contentamento dos clientes, dos fornecedores e da comunidade, tanto do próprio município, quanto dos municípios vizinhos.

A empresa em estudo, será a empresa Mercantil Popular, localizada na cidade de Jundiaí em São Paulo. Que atua na área de venda de produtos alimentícios, bebidas, produtos de limpeza, entre outros, possui lanchonete, padaria, açougue, etc. Ela é composta por 24 colaboradores, dos quais temos o administrador geral, que o próprio dono da empresa, há 1 gerente geral, 3 supervisores, 3 operadoras de caixas, 2 açougueiros, 3 padeiros, 4 atendentes de lanchonete, 2 auxiliares de serviços gerais e 5 colaboradores serão responsáveis por organizador e arrumar as mercadorias nas prateleiras.

Segundo dados de 2010 do IBGE, 12% dos 57 milhões de domicílios brasileiros eram habitados por uma pessoa. Além do mais, o percentual de famílias que as mulheres são responsáveis chegou a 46,4%. Esses dados fez com que, as indústrias de alimentos e bebidas passassem a investir em produtos mais práticos e econômicos para se adequar às exigências de pessoas solteiras e de mães de família, ou seja, tiveram se adequar ao novo perfil de consumidor de supermercados.

Podemos ver que quase metade dos consumidores brasileirões são compostos por famílias onde o homem é chefe da casa, a outra metade é a mulher que é a responsável pelo lar.

No Mercado Popular são observados essas classes de consumidores. Vimos ali que os clientes que compram estão inseridos nas classes Baixas, Médias e Altas, pois todos independente de sua classe social, do sexo, da escolaridade, precisam de comprar produtos alimentícios.

Mas a Classe Média é onde está inserido o maior número de clientes, os que mais consumem. Ficam em média entre uma e duas horas fazendo compras, indo por volta de duas vezes; no pagamento e no quando sai o vale (adiantamento salarial), gastando entre R$ 250,00 e R$ 400,00, usando cada vez menos dinheiro, utilizando mais cartões de crédito para efetuarem o pagamento, quase sempre à vista.

Consumidores da Classe Baixa vão menos no mercado, compram somente o necessário, pois não possuem alto poder aquisitivo. Eles vão mais vezes no mercado, compram menos produtos e ficam menos tempo ali, gastam menos.

Os que compõem a Classe Alta, normalmente não vão diretamente ao mercado, mandam seus empregados que realizam as compras; sendo os consumidores de fato. Os que compõem verdadeiramente essa última classe, frequentam outros ambientes, pelo fato de possuírem maior poder aquisitivo.

Dependendo o poder aquisitivo de cada classe social, vemos quais produtos são adquiridos; os menos favorecidos, compram produtos mais baratos, de marcas menos conhecidas. Enquanto que os de classe média e alta, já são mais exigentes, tendo preferências por marcas de renome e produtos de maior qualidade, dificilmente trocando por outras inferiores.

De acordo com o Sr. Ribamar gerente da empresa, os preços dos produtos sofrem alterações, somente quando a inflação sobe ou há um aumento do piso salarial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com