TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do comportamento organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Análise do comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 7

Integrantes do grupo:

Eliene Aparecida Pedrosa Baratelli R.A.6747356929

Maria Claudia Zanini R.A. 6056471283

Paula Pereira do Nascimento R.A. 6947455944

Paulo José Santicioli R.A. 6748356288

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Capítulos 01, 02, 03, 04.

Trabalho elaborado em cumprimento à exigência curricular do Curso de Gestão Comercial da Faculdade Anhanguera Campinas, Campus 4, 1º série, EAD, apresentado a Profª Ma. Yaeko Ozaki, inerente à disciplina de Comportamento Organizacional.

CAMPINAS

04/2013

INTRODUÇÃO

Ao analisar o Comportamento organizacional, é preciso muito mais que planejar organizar e controlar. É preciso fazer um estudo para entender o comportamento de seus funcionários e colaboradores, individualmente ou em grupo.

O estudo do Comportamento Organizacional se faz necessário para melhoria da qualidade e rendimento dos funcionários e colaboradores perante a concorrência no mercado econômico.

A forma mais fácil em ver como isso mexe com a cabeça dos seus colaboradores foi ir a campo e fazer uma pesquisa para saber como as pessoas se comportam em meio às inovações no mundo empresarial.

Também estaremos observando como o trabalho em equipe pode fazer a diferença em todos os setores de uma empresa e como pode aumentar ou diminuir a competividade dentro das organizações.

A Liderança de forma diferenciada dentro das organizações, fazendo com que as situações mais difíceis podem ter uma influencia grande na forma de gerenciamento.

A Percepção e a Comunicação dentro do sistema organizacional, onde passou a ter uma maior importância no mundo das empresas e organizações, fazendo a diferença dentro do mundo globalizado.

Capitulo 1.

Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional é uma linha de estudo que visa definir, estudar e estruturar a organização, estudando os comportamentos, atitudes e desempenho de seus colaboradores.

Tal comportamento tem impacto direto nos resultados e desempenho da empresa, pois valorizando o colaborador e o relacionamento empresa e funcionário, a tendência é a melhoria na qualidade e resultados. Acredita-se também que estudando os funcionários de uma determinada empresa consegue-se ter uma visão ampla da mesma, pois o funcionário seria um reflexo da organização.

O C.O foge da linha de estudo de números, resultados financeiros e estrutura física e tem como principal objeto de pesquisa o ser humano, no caso o colaborador.

Comparação: Conclusão

Conceitos:

Segundo Derek Pugh, comportamento organizacional é o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos indivíduos dentro delas.

Já para John R. Hollenbeck, outro autor pesquisado, o comportamento organizacional é um campo de pesquisa que ajuda a prever, explicar e possibilitar a compreensão de comportamentos nas organizações.

Estudando o conceito dos dois livros, o que se pode observar, independentemente do autor é que a definição é única, o que muda é só a verbalização da escrita, consiste em estudar o comportamento humano nas organizações bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações.

Avaliando o conceito dos dois autores, podemos observar que independentemente do autor, a definição é única, o que muda é só a verbalização da escrita que consiste em estudar o comportamento humano nas organizações bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE OS SISTEMAS: ABERTOS E FECHADOS

Sistema aberto Sistema fechado

4- Sistema aberto auto-regulável: Célula. 1- Sistemas estáticos simples: Estruturas

5- Vida vegetal. 2- Sistemas dinâmicos simples: Mecanismos de relógio

6- Reino animal. 3- Sistema cibernético simples : Termostato.

7- Ser humano.

8- Organização social.

Fonte: PLT 111.

Capitulo 2.

O que você entende sobre inovação?

A inovação é o caminho que as empresas devem permanente percorrer para enfrentarem os desafios do mercado e se manterem jovens e competitivas. Possibilita que os produtos, processos produtivos, organização, gestão e práticas de marketing de uma empresa se mantenham adequadas ao mercado. Aguinaldo Norato, 50

Inovar é essencial para garantir a sustentabilidade das empresas pois gera vantagens a médio e longo prazo, portanto deve ser componente essencial na estratégia empresarial e foco para o aumento da produtividade das corporações. Fernanda Cristina Leite, 36

Para inovar, as empresas além de investir em tecnologia de processos, precisam desenvolver ações que valorizem os funcionários como um dos principais responsáveis pelo sucesso dos projetos de inovação. Para a implantação de um projeto é de extrema importância que as pessoas envolvidas na empresa estejam na mesma visão de comprometimento e capacitação. Daniela Baratelli, 30

A implantação de um modelo inovador depende da disposição de seus componentes em mudar os processos existentes na empresa. Depende de mudança de cultura da empresa, incentivos e muita cautela. Quanto maior a aceitação dos dirigentes e a disposição, maior será a tendência de sucesso para a implementação deste novo modelo. Néria Ribeiro, 28

Inovar é um processo onde as empresas precisam quebrar seus paradigmas comportamentais e aceitar o novo, mudando culturas e acreditando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com