TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Análise do vídeo Laboratório Brasil”

Por:   •  16/3/2016  •  Abstract  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Etec “Cônego José Bento” – data 19/04/2012

Beatriz Lopes de Almeida nº 07 - Curso técnico em Logística

 

“Análise do vídeo Laboratório Brasil”

A crise da inflação no Brasil durou um período de 15 anos aonde a inflação chegou á 20.759.903.275.651%.

Na época da ditadura, teve um acúmulo imenso das tensões nas finanças públicas e inflação reprimida. E com a democracia, em 1985, a inflação brasileira estava na faixa de 100% ao ano. No final de 1989, no último mês do governo Sarney era de 80% ao mês. Nessa época houve vários planos de estabilização da crise que acabou sendo um desastre.

A decisão para o plano cruzado foi uma última saída para minimizar a crise. Diferente do plano real, onde encontrou a solução para diminuir os efeitos causados pela crise. O plano cruzado foi a tentativa mais organizada para enfrentar a crise da inflação. O plano cruzado tentou congelar os preços, no início deu certo, mas com a demanda muito grande acabou ainda mais a crise

Em 1986, o Brasil declarou o não pagamento da moratória, onde o país não tinha um apoio internacional, e a dívida externa só foi renegociada em 1994 com a crise já controlada.

Em 1989, surge o plano verão (cruzado Novo), onde se tentou controlar o déficit público, privatizaram estatais, estabeleceu um novo congelamento dos preços e  tentou a desindexação da economia.O plano Collor (1990), a moeda volta a ser o cruzeiro, confisca-se 80% dos depósitos bancários  e aplicações, congelamento de preços, tenta acabar com a desindexação, demite funcionários, privatiza estatais, fecha órgãos públicos, começa a abrir a economia para a competição internacional.

Em 1994, foi criado o plano real, onde fixou a taxa de cambio na partida de R$1,00 para U$1,00, acelerou a privatização, teve elevação das taxas de juros, facilitou as importações, previu o controle dos gastos públicos, manteve o processo de abertura econômica, buscou medidas de apoio a modernização das empresas e criou o fundo social de emergia para alavancar o estado, Este plano teve o controle da inflação.A partir de 1995, teve a alta de taxa de juros e a baixa taca cambial.

O plano real foi a medida de estabilização da inflação porque controlou apenas um preço, a da taxa cambial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com