TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e Investimento

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.565 Palavras (11 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Centro de Educação á Distância Cuiabá- MT

Universidade Anhanguera Uniderp

Curso: Administração

Disciplina: Análise de Investimentos

Professor: Jefferson Dias        

Acadêmicas: Denilza Márcia de Souza Correia – RA 434988    

                      Kelly Moreira de Souza – RA 440176

CUIABA- MT

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

SUMÁRIO

  1. - Introdução---------------------------------------------------------------------------4

  1. - Tipos de Investimentos------------------------------------------------------------5
  1. - Investimentos Públicos------------------------------------------------------------5
  1. - Investimentos Privados------------------------------------------------------------5
  1. -Investimentos Mistos---------------------------------------------------------------5
  1. – Elaboração de um Projeto para Análise de Investimentos--------------------6
  1. – Fluxos de Caixa--------------------------------------------------------------------7
  1. – Fluxo de Caixa Relevante---------------------------------------------------------8
  1. – SELIC – Sistema Especial de Liquidação e de Custódia----------------------9
  1. - A inflação e sei efeito na analise de investimento-----------------------------10
  1. – Imposto de Renda e depreciação na analise de investimento----------------10
  1. – Analise de Sensibilidade---------------------------------------------------------11
  1. – Considerações Finais-------------------------------------------------------------12
  1. – Referências Bibliográficas-------------------------------------------------------13

1 – INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado foi elaboração de um negocio no ramo do comércio de calçados, uma empresa de pequeno porte, assim opção de tributação pelo Simples Federal, facilitando nos gastos e análise nos investimentos aplicados no decorrer das atividades, dando ênfase nos objetivos desse trabalho, fazendo algo simples que pudesse demonstrar com precisão à importância das análises realizadas no decorrer do projeto.

           

Falaremos de operações de Investimento ou Financiamento existem várias situações que teríamos que levar em conta para uma melhor escolha e alternativas. Como taxa de atratividade (TMA), ponto de equilíbrio (PE), taxa de rentabilidade desejamos saber a taxa real de juros da operação, para se tomar uma decisão.

        Existem dois importantes objetos de ferramentas matemáticas que são utilizadas na análise da operação financeira de Investimento ou Financiamento: Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno (TIR), acreditamos que as análises realizadas, apesar da utilização de valores fictícios, sejam muito próximas à realidade, e podem indicar um verdadeiro potencial nesse tipo de investimento.

Investimento é um termo muito utilizado nos dias atuais, assunto que marca a vida do ser humano. O contexto de competitividade, desafios e riscos perfazem a realidade do administrador, através da Análise de Investimentos e métodos específicos é possível prever a lucratividade positiva ou negativa da empresa, este desafio abordará tópicos imprescindíveis com exemplo prático de uma empresa que comercializará um produto específico, a saber, o café, o que permite integrar assuntos com os respectivos cálculos, tais como: Demonstração do Resultado do Exercício, cálculos individualizados do produto escolhido, TIR, TMA, VPL, Payback, Depreciação e outros.

 

2 - TIPOS DE INVESTIMENTOS

  Investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Então, os exemplos que foram citados no segundo parágrafo mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.

Como mencionado, a forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro”. Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:

3 – INVESTIMENTOS PÚBLICOS

Estes são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito publico é valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não são com o intuito de retorno financeiro, mais sim de melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas e hospitais.

   

4 – INVESTIMENTOS PRIVADOS

 Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar retorno financeiro.

5 – INVESTIMENTOS MISTOS

São recursos que são disponibilizados por pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado, esse investimento tem, geralmente, a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro.

Investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital.

É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (81.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com