TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e Melhoria de processos

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.514 Palavras (19 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 19

 1 INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por objetivo demonstrar, por meio de um fluxograma e à luz dos conceitos de análise e melhoria de processos, como é feito o processo de seleção e atração no departamento de recursos humanos, do Instituto de Ensino Superior Planalto no que tange aos colaboradores da área administrativa para a instituição. (a partir daqui, fazer um breve resumo da metodologia e dos resultados da análise dos dados e da conclusão do trabalho. Faça como se fosse um resumo de todos os itens que compões a Introdução, incluindo os subitens abaixo sublinhados em azul). 

1.2.1Tema: Análise e melhoria de processos

1.2.2 Delimitação: Análise do processo de seleção e atração de pessoas, do Departamento de Recursos Humanos do Instituto de Ensino Superior Planalto - IESPLAN.

  1. Problema de Pesquisa

Como ocorre o processo de seleção e atração de pessoas do Departamento de Recursos Humanos do Instituto de Ensino Superior Planalto – IESPLAN?

  1. Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Mapear e analisar o processo de seleção de pessoal no Instituto de Ensino Superior Planalto - IESPLAN.

 1.3.2 Objetivos Específicos

- Conceituar processos e gestão de processos

- Conceituar mapeamento e melhoria de processos

- Conceituar gestão de pessoas        

- Conceituar seleção de pessoal

- Identificar os tipos de processos organizacionais da área de gestão de pessoas

- Identificar os tipos de processos de seleção de pessoal

- Mapear o processo de seleção de pessoal administrativo das Faculdades IESPLAN

2. Caracterização da Organização e Seu Ambiente 

           O Instituto de Ensino Superior Planalto – IESPLAN, foi criado na década de 1970. Diante dos bons resultados obtidos ao longo de 26 anos ininterruptos de funcionamento destes cursos, hoje denominados Ensino Fundamental e Ensino Médio, em 1996 foi criado o Departamento de Ensino Superior. O 1º Processo Seletivo foi realizado em julho de 1998, dando início às atividades das Faculdades Planalto, em 1999, o CAEP que era uma entidade filantrópica, foi transformado em uma sociedade civil, com fins lucrativos sob a denominação de Centro de Estudos Superiores Planalto Ltda – CESPLAN.

         É uma empresa de prestação de serviços do setor educacional, voltada para o ramo do ensino superior. Possui em seu quadro de colaboradores aproximadamente 170 funcionários, entre pessoal administrativo e corpo docente.

        Atualmente oferece cursos de graduação em Administração de Empresas, Engenharia Civil, Direito e Arquitetura e Urbanismo.  

       A sua missão consiste em Educar e instruir, e como formadores de profissionais eficientes, temos a missão de proporcionar uma educação diferenciada, cujo teor além de científico e tecnológico, contemple também uma educação humanística.

2.1.3 Organograma geral.

        

[pic 1]

Fonte: Instintuto de Ensino Superior Planalto-Adaptado pelos autores

3.Revisão de Literatura

3.1 Conceito de processos e gestão de processo  

    Para Chiavenato (2010, p.16), processo é um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente. É uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, e entradas e saídas claramente identificadas.                                                                                  

    Para Gonçalves (2012, p.19), processo é um conjunto de atividades lógicas inter-relacionadas, que transformam uma entrada de um fornecedor, acrescentando valor, e produzem uma saída para um cliente.

Para Araújo (2011, p.262), processo é um conjunto de uma ou mais atividades, com uma ou mais espécies de entrada, que cria valor para os clientes.

3.2 Tipos de Processos

Conforme Gonçalves (2012, p.19), os processos podem ser normalmente documentados:

- Por escrito, mediante redação da rotina sequencial das atividades e tarefas.

- Por fluxograma, mediante uso de símbolos convencionados, que representam os processos, atividades e tarefas.

3.3 Mapeamento e Melhoria de Processos

Segundo Gonçalves (2012, p.22.23), para elevar a competitividade das organizações, devem-se focar esforços permanentemente na melhoria dos processos e na qualidade dos produtos e serviços que se presta aos clientes, juntamente com o desafio de redução de custos. Compreender os elementos do processo é vital para eficácia e eficiência das melhorias que se irão detectar e implantar.

Ainda de acordo com autor retro mencionado, os elementos de um processo são:

- Fornecedores: aqueles que abastecem os insumos necessários. Podem ser internos ou externos. Pode ser o próprio cliente externo.

- Insumos: tudo o que é transformado na execução de um processo. Informações, materiais etc.

- Processo: sequência de atividades que levam ao resultado esperado.

- Produtos ou serviços: com características determinadas que satisfaçam às necessidades dos clientes (internos ou externos).

- Clientes: são os utilizadores dos produtos ou serviços produzidos pelo processo.      

É importante dar especial atenção aos processos voltados aos clientes externos.

Caso existam diversos processos interligados, é fundamental identificar qual é a capacidade de processamento de cada processo, para que se identifique qual é o processo gargalo.

Gonçalves (2012) ressalta ainda que as oportunidades de melhoria indicam onde se deve atuar para aperfeiçoar os processos de uma organização. A conquista desse objetivo se fará com uma metodologia de melhoria de processos, atividades e tarefas, que ajudará a racionalizar e melhorar os resultados dos processos, conforme exposto a seguir.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com