TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Do Servical Para Avaliação Da Qualidade Dos Serviços Em Restaurantes

Por:   •  18/5/2023  •  Resenha  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 7

1-

O sucesso das empresas de serviços está relacionado à capacidade de minimizar ou eliminar os cinco gaps identificados no modelo SERVQUAL. Esses gaps são:

Gap 1: Lacuna de compreensão - refere-se à diferença entre as percepções dos clientes e as expectativas que a empresa tem daquilo que os clientes desejam. O segredo do sucesso das empresas de serviços é entender claramente as expectativas dos clientes, por meio de pesquisas, feedbacks e uma comunicação eficaz.

Gap 2: Lacuna de projeto - ocorre quando a empresa não traduz corretamente as percepções dos clientes em especificações de serviço adequadas. Para ter sucesso, as empresas de serviços precisam desenvolver processos e procedimentos internos que garantam a entrega consistente do serviço de acordo com as expectativas dos clientes.

Gap 3: Lacuna de entrega - refere-se à diferença entre as especificações de serviço e a entrega efetiva do serviço. As empresas de sucesso se concentram em treinar seus funcionários para que possam fornecer o serviço de acordo com as especificações estabelecidas e também em monitorar e garantir a qualidade da entrega do serviço.

Gap 4: Lacuna de comunicação - ocorre quando as promessas de serviço feitas pela empresa não estão alinhadas com a percepção dos clientes. As empresas de serviços bem-sucedidas se esforçam para comunicar de forma clara e consistente as expectativas realistas aos clientes, evitando promessas exageradas e garantindo que haja alinhamento entre as expectativas e a entrega do serviço.

Gap 5: Lacuna de percepção - é a diferença entre a percepção do serviço pelo cliente e as expectativas iniciais. O segredo do sucesso das empresas de serviços está em superar as expectativas dos clientes, proporcionando uma experiência excepcional, excedendo suas expectativas e criando lealdade e satisfação.

Portanto, para obter sucesso, as empresas de serviços devem focar na compreensão das expectativas dos clientes, projetar serviços que atendam a essas expectativas, garantir uma entrega consistente e de alta qualidade, comunicar de forma eficaz e superar as expectativas dos clientes, oferecendo uma experiência excepcional.

2- 

A avaliação de serviços é considerada uma atividade complexa por várias razões. Alguns dos motivos mencionados no artigo são os seguintes:

Intangibilidade: Os serviços são intangíveis, o que significa que não podem ser vistos, tocados ou armazenados como produtos físicos. Isso torna mais difícil avaliar a qualidade dos serviços, pois os clientes não podem examinar antecipadamente o serviço antes de utilizá-lo.

Heterogeneidade: Os serviços são altamente variáveis devido à natureza humana e à interação entre prestadores de serviços e clientes. Cada interação de serviço é única, e a qualidade percebida pelo cliente pode variar de acordo com vários fatores, como a competência e atitude dos funcionários.

Perecibilidade: Os serviços não podem ser armazenados ou revendidos. Eles devem ser consumidos no momento em que são produzidos. Isso dificulta a avaliação da qualidade dos serviços, pois não é possível avaliá-los completamente antes de utilizá-los.

Inseparabilidade: A produção e o consumo de serviços geralmente ocorrem simultaneamente e estão intimamente ligados. Isso significa que os clientes estão presentes durante a produção do serviço, o que pode afetar sua percepção da qualidade. A avaliação da qualidade dos serviços envolve a consideração de vários fatores, como interação com funcionários, ambiente físico, processo de entrega e resultado final.

Expectativas subjetivas: As expectativas dos clientes em relação aos serviços são influenciadas por fatores individuais, experiências passadas, marketing e outras influências externas. Isso torna a avaliação da qualidade dos serviços uma tarefa complexa, pois as expectativas dos clientes podem variar significativamente e nem sempre são facilmente mensuráveis.

Portanto, de acordo com o artigo, a avaliação de serviços é considerada uma atividade complexa devido à natureza intangível, heterogênea, perecível e inseparável dos serviços, bem como às expectativas subjetivas dos clientes. Essas características exigem abordagens específicas, como o uso de modelos como o SERVQUAL, para avaliar e medir a qualidade dos serviços de forma mais precisa e eficaz.

3-

Confiabilidade: Refere-se à capacidade de fornecer o serviço prometido de forma confiável e precisa. Está relacionada à consistência na execução do serviço, cumprimento de prazos, precisão das informações fornecidas e confiança no serviço prestado.

Responsividade: Refere-se à disposição e prontidão em ajudar os clientes, fornecendo um serviço rápido e ágil. Envolve a disposição dos funcionários em responder prontamente às necessidades dos clientes, fornecer assistência e soluções rápidas e eficientes.

Empatia: Refere-se à atenção personalizada, cuidado e consideração aos clientes. Está relacionada à habilidade dos funcionários de compreender as necessidades individuais dos clientes, mostrar interesse genuíno, oferecer atendimento personalizado e tratar os clientes com respeito e cortesia.

Segurança: Refere-se à sensação de segurança e confiança que os clientes têm em relação ao serviço. Está relacionada à proteção contra riscos, erros ou problemas, garantindo a privacidade e segurança das informações do cliente, e fornecendo um ambiente seguro e confiável para a prestação do serviço.

Tangibilidade: Refere-se aos aspectos físicos, materiais e visíveis do serviço. Inclui a aparência das instalações, equipamentos utilizados, materiais de comunicação e a aparência dos funcionários. Esses elementos tangíveis contribuem para a percepção geral da qualidade do serviço.

4-

Essa frase significa que as empresas não precisam necessariamente ser líderes em todas as dimensões de qualidade de serviço para serem bem-sucedidas. Em outras palavras, é possível que uma empresa se destaque em algumas dimensões específicas da qualidade, mesmo que não seja a melhor em todas elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com