TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apreciação crítica sobre o Desenvolvimento Organizacional

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  5.245 Visualizações

Página 1 de 4

Apreciação crítica sobre o Desenvolvimento Organizacional 

Teoria Geral da Administração II

 

O Desenvolvimento Organizacional é considerado um desmembramento da Teoria Comportamental e tem como abordagem os estudos do comportamento humano e da estrutura organizacional. Podemos entendê-lo como um esforço para alterar comportamentos, cultura, atitudes, valores e a estrutura organizacional para que a organização se adapte às mudanças e desafios cada vez mais comuns nas empresas.

O Desenvolvimento Organizacional busca entender os ambientes internos e externos, decidindo quais mudanças poderão ser realizadas e quais serão os impactos dessas mudanças em relação às metas da empresa e as necessidades de seus funcionários.

Podemos observar que ele se desenvolve numa época em que há crescente interesse sobre o meio ambiente, sobre a influência das mudanças no ambiente organizacional, crescimento tecnológico, das comunicações e crescimento do conhecimento. Podemos assim entender em que sentido esse desenvolvimento se dá, uma vez que as categorias da teoria possuem caráter histórico, na medida em que vão responder às necessidades específicas daquela época e do contexto social em função da inadequação das estruturas convencionais a essas novas circunstâncias.

Teorizações sobre flexibilidade, dinamismo e até mesmo proteção contra os problemas gerados pela dinâmica ambiental, como a globalização, por exemplo, que intensifica a concorrência entre as empresas e cria uma maior preocupação sobre o que o ambiente demanda e a melhor forma de satisfazê-la, não são observadas como fatores marcantes décadas antes.

Há uma crescente teorização sobre como lidar com essas questões típicas de um novo contexto social onde a fase inicial de subconsumo e acumulação já não são mais predominantes e há o surgimento de uma nova fase ligada à abundância e alta produtividade, uma vez que os problemas econômicos mais urgentes já foram atendidos, abrindo espaço assim para que se começassem a pensar e resolver os problemas humanos e estruturais.

Contudo, na prática, os métodos de Desenvolvimento Organizacional não são novos ou cientificamente válidos. Talvez isso se explique pelo fato de que as teorias administrativas constituam-se em um conjunto de experiências, cuja herança que é acumulada acaba por condicionar as novas teorias.

Talvez resida nesse aspecto uma das maiores críticas ao processo do Desenvolvimento Organizacional, pois faz uso das teorias, conceitos e das descobertas empíricas pertinentes à ciência do comportamento na organização. Em particular, aquelas que se relacionam com assuntos de comunicações, motivação, tomada de decisões, resolução de conflito, dinâmica e processos de formação e desenvolvimento de grupos.

Como base a todos esses pontos, o Desenvolvimento Organizacional se distingue por ser aquele que começa com uma visão sistêmica da organização, a partir da qual se planejam mudanças que se reforcem mutuamente integradas aos diversos subsistemas internos, porém mantém um caráter muito heterogêneo e pouco preciso por se valer de descobertas isoladas no campo da teoria do comportamento.

Em termos operacionais também não conseguimos uma distinção clara, pois a tecnologia do Desenvolvimento Organizacional funciona como um conjunto de intervenções que busca resolver diversos tipos de problemas específicos em organizações especificas apoiados pela figura do agente de mudança ou consultor.

O Desenvolvimento Organizacional utiliza agentes de mudança, que são as pessoas que desempenham o papel de estimular, orientar e coordenar a mudança dentro de um grupo ou organização, contudo não há garantias de que o seu novo papel exigindo a aprendizagem de habilidades de diagnóstico e de implementação da mudança será bem sucedido e pouco se fala sobre os casos em que esse processo não tenha dado certo.

Questões como identificação de teoria e pesquisa que seja aplicável ao estudo e resolução de problemas organizacionais, tradução dessas mesmas informações em linguagem específica que seja prática e útil, transformá-la em tecnologias capazes de realmente produzir mudanças e de proporcionar as condições para criar, desenvolver e sustentar a sobrevivência de procedimentos mais inovadores certamente são problemas enfrentados com muita dificuldade em se resolver pelo Desenvolvimento Organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com