TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação: A Previdência Social

Por:   •  28/10/2016  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Apresentação

A Previdência Social é um seguro social obtido através de uma contribuição mensal que garante ao segurado uma renda no momento em que ele não conseguir trabalhar.

O objetivo desta atividade é explanar os ramos da previdência social e buscar o entendimento em cada benefício prestado.

INTRODUÇÃO

A previdência social é um segmento da seguridade social destinado a estabelecer um sistema de proteção social mediante contribuição, que tem como objetivo proporcionar meios de subsistência ao segurado e sua família quando necessário.

É um grande e verdadeiro seguro, aonde existem regras previstas em lei,

O que é Previdência Social

Previdência Social é o seguro social que substitui a renda do segurado-contribuinte quando ele perde sua capacidade de trabalho por motivo de doença, acidente de trabalho, velhice, maternidade, morte ou reclusão.

Beneficiários são os segurados e seus dependentes.

Segurado é: qualquer pessoa que exerça atividade remunerada e contribua para a Previdência Social. Aqueles que não exercem atividade remunerada, como estudantes maiores de 16 anos e donas de casa, também podem contribuir para a Previdência Social, facultativamente.

Segurados obrigatórios são todos os trabalhadores urbanos e rurais que exercem atividades remuneradas não sujeitas a regime próprio de previdência social (dos servidores públicos), a partir dos 16 anos de idade. São eles: empregados com carteira assinada, domésticos, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais (empresários e autônomos) e especiais (trabalhadores rurais em regime de economia familiar).

Dependentes preferenciais são o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido. Na falta destes, são aceitos como dependentes os pais ou irmãos que comprovarem a dependência econômica. A dependência econômica de cônjuges, companheiros e filhos é presumida. Nos demais casos, deve ser comprovada por documentos, como a declaração do Imposto de Renda. Para ser considerado(a) companheiro(a), é preciso comprovar união estável com o(a) segurado(a).

Benefício é uma importância em dinheiro que a Previdência Social paga aos seus segurados e /ou dependentes para garantir a renda familiar, sob a forma de aposentadoria, auxílio, pensão, salário-maternidade ou salário-família.

Contribuição é a parcela que é descontada do salário dos segurados e também paga pelos empregadores .

Quem trabalha como autônomo ou contribui facultativamente deverá fazer o recolhimento por conta própria.

O formato da Previdência Social no Brasil é o regime de repartição. Por ele, o dinheiro de quem contribui hoje é usado para pagar a aposentadoria de quem não está trabalhando. Assim, os idosos de hoje não recebem o dinheiro e os rendimentos do que pagaram durante o período de trabalho. Eles são sustentados pela geração que trabalha agora. Seu dinheiro foi usado por alguma geração de idosos no passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com