TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONDIÇÕES HISTÓRICAS DA GÊNESE DO SERVIÇO SOCIAL E COMO A PROFISSÃO SE APRESENTA NA ATUALIDADE

Por:   •  6/12/2017  •  Artigo  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Internacional - Uninter

Curso Bacharelado Em Serviço Social – Ead

Disciplinas: Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social / Dimensão Histórica e Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social / Dimensão teórica – Positivismo  

Professor: Bráulio Gomes

Aluna: Iolanda Marlene Souza Da Silva, RU: 1359512

CONDIÇÕES HISTÓRICAS DA GÊNESE DO SERVIÇO SOCIAL E COMO A PROFISSÃO SE APRESENTA NA ATUALIDADE

IOLANDA MARLENE SOUZA DA SILVA 1

RESUMO:

        Dedico neste artigo uma análise sobre as condições históricas da Gênese do Serviço Social e como a profissão se apresenta na atualidade.

        Apresentando uma breve análise da origem do Serviço Social, descrevendo os fatores políticos, sociais, econômicos que demandaram a criação da profissão. Expondo a minha visão sobre a profissão antes e depois de começar a cursar a graduação em Serviço Social. Constata-se através dessa análise sobre a Gênese do Serviço Social que é uma profissão interventiva e que luta pelos direitos das classes menos favorecidas.

   

Palavras Chaves: Gênese, Serviço Social, Atualidade

INTRODUÇÃO:

        

Este artigo resulta da análise das condições históricas da Gênese do Serviço Social e como a profissão se apresenta na atualidade. Através desse artigo vamos conhecer sobre a Gênese do Serviço Social, quais foram suas origens e o que levou ao conflito entre o capital e trabalho.

        A pesquisa foi realizada através do material disponibilizado pela instituição onde curso a graduação em Serviço Social.

        O artigo foi estruturado em partes, acrescidos dessa introdução e das considerações finais. A princípio foi elaborada a minha visão sobre o Serviço Social e o que me motivou a fazer o curso, posterior a isso, destaca a Gênese do Serviço Social e como ela se apresenta na atualidade e em seguida apresenta minha percepção sobre o Serviço Social e suas formas de intervenção.  

         

A PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL: DA GÊNESE A ATUALIDADE

        Nunca me interessei em fazer uma graduação e quando resolvi cursar uma faculdade escolhi a de Serviço Social. Não tinha uma idéia formada de como seria no decorrer do curso. Ao longo do percurso fui descobrindo um gama de conceitos, áreas, metodologias, práticas que este curso dispõe de forma a conseguir garantir os direitos das classes menos favorecidas, consequentemente suavizando os problemas que afetam a sociedade.      

        A história nos mostra que toda criação humana pode ser considerada como uma resposta do homem para necessidades específicas que vão surgindo no decorrer da vida, no mais diversificados contextos sociais em que o homem esteja inserido. Ou seja, as criações humanas são respostas para os questionamentos que a vida impõe.

        Conforme o tema estudado: Gêneses do Serviço Socia foram apresentados os contextos que demandaram a origem do serviço social.

O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.

        O processo de industrialização não trouxe apenas desenvolvimento, trouxe também a intensificação das expressões que definem a questão social. A questão social vem do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica como também cultural, quer dizer, problemas da sociedade capitalista madura do conflito entre o capital e trabalho.

        O fortalecimento do capitalismo coloca em evidencia o antagonismo entre proletariado e burguesia.

A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do operariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção, além da caridade e da repressão. O Estado passa a intervir diretamente nas relações entre o empresariado e a classe trabalhadora, estabelecendo não só uma regulamentação jurídica no mercado de trabalho, através da legislação social e trabalhista específicas, mas gerindo a organização e prestação de serviços sociais, como um novo tipo de enfrentamento da questão social. (IAMAMOTO, 1983, p 77.)

O serviço social surge, portanto, no contexto em que a classe operaria precisa ter seu ingresso no cenário político da sociedade exigindo seu reconhecimento com a classe por parte do empresariado e do Estado, ou seja, é necessário outro tipo de intervenção além da caridade e repressão. O serviço social surge nesse contexto como uma forma estruturada de atender estas demandas sociais.    

Depois de toda análise sobre a Gênese do Serviço Social, a minha percepção sobre a profissão do Serviço Social ficou esclarecida. A profissão foi criada para lutar pelos direitos dos menos favorecidos. Não como anteriormente de uma forma assistencialista como era no período em que a Igreja Católica era influenciada pelas damas da caridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com