TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Epa analise e sugestao de melhorias

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.847 Palavras (16 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 16

Com o mercado cada vez mais exigente e a concorrência mais acirrada, o desenvolvimento e crescimento das organizações, enfrentam grandes desafios e disputas, transformando estes em oportunidades, para ser destaque no mercado e estar bem posicionada entre as empresas mais solicitadas, e apresentar diferenciais entre as empresas com mesma segmentação que atua no mesmo nicho de mercado. Sabemos que a Teoria Geral da Administração fundamentam as práticas de gestão, pois conduzem de forma sensata as atividades da organização, direciona para a prática correta e uma boa execução de toda a ramificação que a administração proporciona. A Teoria norteia para um bom planejamento e execução, e essencial para dar discernimento a respeito da decisão correta a ser tomada, além de proporcionar a melhor análise de riscos e controlar as atividades. Estas teorias cuidam da Administração nas organizações, não se preocupando onde será aplicada e nem no tipo de organização.

Para que o negócio seja um sucesso, apresentamos três habilidades técnicas necessárias que se baseia em utilizar métodos, conhecimento e equipamentos para o desempenho de atividades específicas, consistindo no conhecimento tácito e nos estudos, que é responsabilidade do nível estratégico, mas essencial para o nível operacional:

Habilidade Humana: Capacidade de se relacionar, comunicar e compreender as atitudes e motivações das pessoas e liderar grupos.

Habilidade Conceitual: Capacidade de compreender as complexidades da organização como um todo e integrar o comportamento de suas partes.

Habilidade Técnica: Capacidade de usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados relativo a sua área de atuação.

Estas Habilidades estão diretamente ligadas aos níveis organizacionais que é a integração e a coordenação das ações dos administradores dos três níveis hierárquicos apresentados abaixo, e apesar de todos possuírem diferentes funções, estão interligados, e esta sintonia permite à organização alcançar seus objetivos.

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. Ed. São Paulo: Pearson Education, 2013.

[pic 1]

http://4.bp.blogspot.com/FJx07btw3_8/TY9e5qL826I/AAAAAAAAABI/y6cHeptftgY/s1600/SEM_TT%257E1.JPG

Além destas quatro habilidades, também se faz necessário entender a ordem de uma organização, missão, visão, valores, os setores que ela se subdivide, os colaboradores e a função que cada um exerce.

[pic 2]

http://dynamic.pixton.com/comic/h/k/f/1/hkf1j2ecl4t2aqtt.png

Henri Fayol foi o sucessor a definir as funções básicas do Administrador, processo dinâmico que compreende quatro funções, onde todas elas são executadas de forma inter-relacionadas e não necessariamente sequencial.

[pic 3]

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. Ed. São Paulo: Pearson Education, 2013.

Planejar: Função da Administração que consiste na definição dos objetivos e estratégias e no desenvolvimento de planos que integram e coordenam as atividades da organização.

Organizar: Função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros organizacionais.

Direcionar: Função da administração relacionada com os processos de liderança, motivação e de gestão de pessoas na organização.

Controlar: Função da administração que consiste no monitoramento e na avaliação do desempenho da organização.

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. Ed. São Paulo: Pearson Education, 2013.

A ABRANGENCIA DAS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

A Representação dos níveis de responsabilidades e a porcentagem de influência que cada um exerce em cada nível hierárquico.

[pic 4]

Nível Organizacional

Planejar

Organizar

Dirigir

Controlar

Nível Operacional

15%

24%

51%

10%

Nível Tático

18%

33%

36%

13%

Nível Estratégico

28%

36%

22%

14%

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. Ed. São Paulo: Pearson Education, 2013.


Além de Fayol, Frederick TaylorHenry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Henri Fayol, fundador daTeoria Clássica da Administração.

Frederick Taylor, o Pai da Administração Científica.

Henry Ford, idealizador do Fordismo, em 1913.

Max Weber, desenvolveu a Teoria da Burocracia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

A TGA se propõe a desenvolver a capacidade de pensar, definir situações organizacionais complexas, diagnosticar e propor soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (448.7 Kb)   docx (338.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com